Wonder Boy Anniversary Collection | Review

Wonder Boy Anniversary Collection foi lançado no dia 26 de janeiro pela Bliss Brain Corporation, empresa responsável também pelo título Princes Maker Refine. O game que é praticamente uma versão atualizada da coletânea lançada em junho de 2022, e conta com 21 versões de 6 dos mais clássicos e icônicos jogos da famosa franquia do “Maravilhoso Garoto”.

Essa incrível compilação de jogos, que parece nos ter sido entregue diretamente dos consoles da SEGA, na era de ouro dos vídeo games, foi lançada para o Nintendo Switch, Playstation 4|5, e nos promete uma jogabilidade clássica suficiente para manter até mesmo os jogadores retro mais experientes ocupados durante meses.

E será que a Bliss Brain aprendeu com a Digital Eclipse, que nos entregou uma versão realmente definitiva com a coletânea de jogos do Atari? Já sabe né colega? Pega lá na cozinha aquela pizza de ontem, prepara o café para esquentar o coração, e senta comigo para conferir se a coletânea vale a pena em mais um retro review do Pizza Fria!

Em 8 anos de franquia, tivemos muito do que apreciar

Ao longo das décadas de 1980 e 1990, as aventuras de Wonder Boy encantaram os mais diversos jogadores de diferentes gerações, e conquistaram muitos seguidores em todo o mundo com sua deslumbrante mistura de jogo de plataforma e ação com elementos de RPG.

Desde o seu lançamento original para os arcades em 1986, Wonder Boy obteve diversas sequências, remakes e versões modificadas, como são no caso, Turma da Mônica no Castelo do Dragão e Turma da Mônica em O Resgate, publicados pela Tectoy para o Sega Master System e Turma da Mônica na Terra dos Monstros, para o Mega Drive, por exemplo.

Wonder Boy Anniversary Collection
Mônica no Castelo do Dragão é Wonder Boy in Monster Land e Turma da Mônica em O Resgate Wonder Boy 3, feitos pela TecToy. (Imagem: Filipe Villela/Acervo pessoal)

Foram 6 jogos lançados entre 1986 a 1994, uma janela de apenas 8 anos, mas que entre eles estão versões para o Arcade System 1, Arcade System 2 e Arcade System 16, e consoles caseiros como os SG-1000, Sega Mark III, Game Gear, Genesis e Mega Drive dos clássicos Wonder Boy, Wonder Boy in Monster Land, Wonder Boy III: Monster Lair, Monster World 2, Monster World 3 e por fim, Monster World IV.

Além dos clássicos, em 2017, Wonder Boy III: The Dragon’s Trap recebeu uma belíssima versão feita pela Lizardcube, com direito a gráficos desenhados e musicas orquestradas, e em 2018, Monster Boy and the Cursed Kingdom foi lançado pela Game Atelier, um jogo totalmente novo feito especialmente para os consoles geração daquela época. E por fim, Wonder Boy: Asha In Monster World foi lançado em 2021 para PlayStation 4, Nintendo Switch e posteriormente para PC, sendo um incrível remake do aclamado Monster World IV, do Mega Drive e Geneses.

Wonder Boy

Originalmente desenvolvido pela Escape, que posteriormente foi nomeada como Westone Co. Ltd., Wonder Boy foi lançado como um simples jogo de ação side-scrolling no fliperama para placa System 1, em 1986.

Como de costume, as histórias dos jogos nos fliperamas eram em geral bem simples, apenas um pretexto para capturar moedas e mais moedas dos jogadores. Em Wonder Boy, um garoto das cavernas chamado Boy, desbrave ​​florestas escuras e profundas, atravesse os oceanos e supere desertos áridos.

Wonder Boy Anniversary Collection
O clássico do System 1 ficou lindíssimo com filtros. (Imagem: Reprodução)

Encare o tempo todo criaturas desagradáveis ​​e supere desastres naturais, até encontrar e resgatar sua amada namorada Tanya, das garras de um terrível rei brutal.

Wonder Boy in Monster Land

Um ano após o promeiro jogo, Wonder Boy in Monster Land foi lançado como uma sequência, porém, com uma jogabilidade totalmente diferente do jogo original, e por conta dessas inovadoras mecânicas, o game foi considerado um dos primeiros RPGs de ação lançados.

Com foco um pouco maior na história, Wonder Boy in Monster Land, se passa 11 anos após a conclusão do primeiro game. Tudo estava tranquilo em Wonder Land, um lugar naturalmente quieto e pacífico, até que um dia, o terrível Meka Dragon assumiu o controle de todo o lugar com seu exército de monstros malígnons.

Wonder Boy Anniversary Collection
Esse clássico do Master System é difícil e um dos meus favoritos. (Imagem: Reprodução)

A ilha agora passa a ser chamada de Monster Land, e todo seu povo está sofrendo. Sendo assim, apenas um bravo guerreiro é capaz de enfrentar o terrível dragão malígnino, Wonder Boy.

O incrível garoto começa sua perigosa jornada com nada mais que seus pés descalços e uma espada curta, e deverá coletará equipamentos durante o caminho, para se fortalecer derrotar o maligno vilão. Para isso, ele terá de percorrer por diversos estágios, lutando contra poderosos inimigos até chegar no covil do terrível dragão.

Wonder Boy III: Monster Lair

Wonder Boy III: Monster Lair foi lançado em 1988 para a placa System 16, foi um revolucionário jogo de ação com variação na mecânica de jogabilidade e fez grande sucesso nos arcades. No terceiro jogo da franquia, somos desafiados em 16 estágios com chefes únicos e cômicos, tão difíceis como divertidos, tudo isso belos estágios divididos em duas partes, na primeira com a jogabilidade de um side scrooler e na segunda como um shooter.

Wonder Boy Anniversary Collection
Wonder Boy III: Monster Lair é lindo e essa mudança de jogabilidade na metade da fase deixa a experiência ainda mais gostosa. (Imagem: Reprodução)

Eles são feras bestiais, ferozes e perversos. Monstros dos confins do universo invadiram e pilharam toda Xenobia, e agora estão indo direto para sua cidade. Junte-se a Leo e Priscilla e destrua-os antes que seja tarde e salve todo o mundo. A história aqui, mudou bastante, porém o jogo em si, continua extremamente divertido e ainda mais bonito.

Monster World II

Mundialmente lançado no Master System como Wonder Boy III, Monster World II é a sequência direta de Wonder Boy in Monster Land e inicia no castelo final de se antecessor. Após ferir gravemente e derrotar o dragão, Wonder Boy foi amaldiçoado e transformado em um homem lagarto.

O jovem guerreiro precisa agora encontrar a cruz de Salamandra, para voltar ao normal. Porém, segundo a lenda, a cruz mágica foi escondida pelo próprio Dragão Vampiro nas profundezas da Terra dos Monstros. Durante a jornada nosso herói deverá atravessar desertos e florestas, desbravar as profundezas do mar azul e até mesmo o subsolo para encarar outro dragão maligno.

Wonder Boy Anniversary Collection
O poderoso Hawk-Man adentrando o castelo do Dragão. (Imagem: Reprodução)

Neste altamente aclamado metroidvania, acompanhamos o herói em sua saga para voltar ao seu corpo original e sendo assim, passaremos por 6 formas diferentes, Hu-Man, Lizard-Man, Mouse-Man, Piranha-Man, Lion-Man e Hawk-Man, cada um deles com suas habilidades próprias.

Monster World III

Wonder Boy in Monster World é o quinto título da série e foi lançado em 1991 para o Mega Drive da Sega. Ele fez um enorme proveito do poderoso hardware de 16-bits do console e entregou ao jogador belíssimos gráficos e sons à frente de seu tempo. Os famosos passwords puderam ser abolidos e agora os pontos de salvamento foram incluídos no game que focava em ação com elementos de RPG onde Shion, um novo herói surgiu.

Apesar de ter sido lançado originalmente para o Mega Drive e Genesis, o game teve uma versão menos robusta no Master System em 1993 e posteriormente, mas infelizmente não incluso na coletânea para o PC-Engine TurboDuo, em 1994.

Wonder Boy Anniversary Collection
Monster World III é lindo com ou sem filtro. (Imagem: Reprodução)

Lute contra terríveis cogumelos malígnos e enfrente espíritos perigosos, desbrave e abra caminho em cavernas repletas de criaturas assustadoras. Mais uma vez, a Terra dos Monstros está em grave perigo, corra herói, pois a rainha Eleanora está te esperando nessa nova e incrível aventura.

Monster World IV

O sexto e último jogo da série original foi lançado em 1994 e abandonou o título Wonder Boy, uma vez em que Asha, uma heroína protagonizava a fabulosa aventura. Desta vez, Monster World adotou um cenário mais voltado ao Árabe, bem no estilo Contos das Mil e Uma Noites.

Wonder Boy Anniversary Collection
Ai com seu amiguinho Pepelogoo se preparando para um salto duplo. (Imagem: Reprodução)

Alguém… nos ajude… pare o desastre… antes que se espalhe. Ao ouvir espíritos sussurrando ao vento e pedindo por ajuda, a jovem Asha embarca em uma grandiosa jornada. Ao longo de seu caminho, ela deverá se tornar a mestra de um gênio e seguir ao lado de seu pequeno inseparável companheiro, Pepelogoo.

Uma grande gama de novidades

Wonder Boy Anniversary Collection conta com uma vasta galeria para nossa apreciação, onde poderemos encontrar livros de arte, imagens conceituais, ilustrações, capas dos jogos em diversas versões diferentes, assim como manuais completos, flyers de propagandas e materiais dos desenvolvedores.

É sim uma boa quantidade de conteúdos e todos eles já estão desbloqueados logo de início, você não precisa ficar terminando jogos e nem juntando moedas para desbloquear nada, a única coisa que eu mexeria, seria incluir a opção de poder escutar as músicas dos jogos.

Wonder Boy Anniversary Collection
O game conta com uma bela galeria repleta de informações sobre os jogos da franquia. (Imagem: Reprodução)

Além disso, Wonder Boy Anniversary Collection conta com recurso de save state, onde podemos salvar em qualquer lugar, função de retrocesso e para isso basta pressionar ZL no controle, assim como podemos acelerar o jogo pressionando ZR. Diversos filtros para deixar os jogos ainda mais bonitos nas TVs atuais, além de todos os jogos incluirem um modo mapa, que mostra a localização de itens escondidos, por fim, o game conta com menus em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e japonês.

Vale a pena jogar Wonder Boy Anniversary Collection?

Apesar da coletânea deixar a desejar em alguns quesitos, como a inclusão de legendas em PT-BR nos jogos e nos menus e a inclusão dos jogos da TecToy ou até mesmo dos jogos mais novos como Wonder Boy And The Dragons Trap de 2017 e Wonder Boy: Asha in Monster World de 2021, a Anniversary Collection é um prato cheio para os fãs da franquia.

Os menus estão lindos, o game possui bastante conteúdo extra, novos e interessantes recursos como ação de voltar ou acelerar os jogos e possui ótimas opções de filtros, para suavizar ainda mais nossa estadia em Wonder Land. Então sim, sem sombra de dúvidas, Wonder Boy Anniversary Collection vale cada segundo investido.

Wonder Boy Anniversary Collection está sendo vendido por R$ 249,00 para Nintendo Switch, por R$ 249,50 para PlayStation 4 e R$ 264,50 para PlayStation 5. No Metacritic, o título ficou com média de 70 pontos.

*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela ININ Games.

Wonder Boy Anniversary Collection

249,00
8.1

Variedade de títulos

7.0/10

Qualidade do port

9.5/10

Jogabilidade

8.0/10

Extras

8.0/10

Prós

  • Várias versões de clássicos divertidos.
  • Galeria de extras com muitas imagens.
  • Filtros e novos recursos.

Contras

  • Ausencia do PT-BR nos jogos e menus.
  • A falta de inclusão de jogos que poderiam tranquilamente ao menos terem sido citados na galeria.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!