AnálisesPCPlayStationSlideXbox

WWE 2K23 | Review

WWE 2K23 á um jogo de luta livre, e simulação de elementos desta, desenvolvido pela Visual Concepts e publicado pela 2K. O título chega com a promessa de seguir o bom exemplo dado por WWE 2K22 e, ainda, elevar a experiência a patamar. Seja dando lariats ou powerbombs, seja montando seu time dos sonhos, a ideia é ter um pouco de tudo para agradar tanto marks quanto smarks. Referências a termos específicos do esporte de entretenimento? Mas é claro que temos!

E aí, será que o título vai nos dar uma luta digna de uma wrestlemania da vida, ou não passará de um telecatch de fundo de quintal? É o que veremos agora, em mais uma análise antecipada do Pizza Fria!

(Não) Façam isso em casa

E agora, diretamente de algum cantão do Brasil e pesando mais quilos do que o médico gostaria, temos o grande. O incrível. O totalmente excelente Matheus! Vulgo fenômeno das reviews deste aclamado meio de entretenimento. Sim, leitores e leitoras, estou de volta para analisar a mais nova empreitada da WWE no mundo dos videojogos eletrônicos: WWE 2K23.

Admito que estava um tanto quanto receoso com isso. Vejam bem, sou um apreciador da marca e seus jogos já faz um bom tempo. Desde quando meu boneco criado, um misto de Coringa com um emo dos anos 2000, levou sua primeira cadeirada na cara no saudoso WWE SmackDown vs. Raw 2006. De lá para cá, acompanhei religiosamente todos os novos lançamentos até o fatídico e desastroso WWE 2K20. Título este que, pensei à época, viria a matar de vez uma franquia que havia caído no marasmo total.

Felicidade ver, então, que as coisas parecem estar voltando aos eixos. O jogo lançado ano passado foi entregue sem bugs catastróficos e, surpreendentemente, até que muito divertido. Não seria de se espantar, então, que o esperado aqui seria algo que pudesse mover a franquia para frente ou, ao menos, voltar ao que tínhamos em meu amado WWE 2K19. Um dos melhores modos história da série, devo adicionar.

Temos uma boa seleção de tramas para acompanhar em WWE 2K23. Esse ano, podemos jogar o modo Showcase para seguir a história de uma lenda viva da indústria, John Cena. Todas as lutas mais famosas narradas pelo dito cujo, cada qual com seus próprios objetivos que devem ser alcançados para colocar a coisa para andar novamente. Eu cá nunca fui um grande fã do professor of thuganomics, mas sua importância para o esporte é inegável e merece a homenagem.

Do outro lado, temos o modo MyRise. Ele nos permite acompanhar a história de um lutador e uma lutadora que, de começos e caminhos diferentes, precisam lutar para criar seu espaço e conquistar seu lugar entre as lendas do ringue. Eu gostei bastante, principalmente por notar que a trama não se leva a sério, mas sem chegar a ser cringe, e também coloca várias referências tanto a própria WWE quanto aos seus fãs e memes. Não bateu o 2K19 no meu coração, mas agradou mesmo assim.

Por fim, temos o modo Universe. Ele serve mais com um sandbox, no qual criamos rivalidades e storylines para nosso personagem criado ou qualquer um do vasto roster de lutadores esse ano. Ele é bem expansivo, com muitas opções de customização, e garanto que irá devorar muitas horas daqueles mais empolgados que quiserem criar a história do próximo Hall of Famer do zero.

Esse ano, WWE 2K23 manteve o que deu certo em seu predecessor com a adição de algumas mudanças e novidades aqui e acolá. O arroz com feijão de todos os modos é a pancadaria doida, dentro ou fora de ringue, e ela se tornou mais simples e direto ao ponto. Menos simulação, talvez, e um pouco mais arcade. Não percebi os lutadores caídos e gemendo de dor por minutos, nem quando estão muito cansados, e no geral tudo parece mais rápido e impactante. Como diz o rótulo, even stronger.

O combate está bem mais simples, com um botão para golpes fracos, um forte, um para defesa e um para agarre. Fora isso, podemos correr, usar uma esquiva (uma mão na roda), usar diversos tipos de golpes e agarrões de acordo com o local e posição em que o oponente está, enfim. As opções são diversas, e temos um bom leque de técnicas para quebrar a concorrência. Ainda, podemos customizar todos os golpes no editor de movesets.

Vale dizer que customização é um dos brilhos de WWE 2K23. Podemos criar coisas como lutas, entradas, comemorações, títulos e personagens. Estes, por sinal, são o grande atrativo para mim. Podemos dar vida à todo tipo de bizarrice, desde clones de nós mesmos até versões fortonas do Bob Esponja. Ah, o online desse ano será glorioso, como sempre.

Tudo isso dá uma pompa e vida à WWE 2K23 que, do contrário, talvez ele não teria. O sistema de luta é muito bom, até quando temos quatro ou mais lutadores trocando dropckicks e dives uns com os outros. Ver isso acontecer com o bonecos que criamos, com seus cintos, tatuagens e pés de pato, torna a experiência realmente mágica.

WWE 2K23
WWE 2K23 também representa a divisão feminina com sucesso. (Imagem: Divulgação)

Por fim, WWE 2K23 também oferece o modo MyGM, retornando mais uma vez, para aqueles que possuem o sonho de ser um mandachuvas na empresa. Ele consiste em uma simulação bem legal do que um GM faria, suponho eu. Contratamos superstars para nossa marca, montamos lutas, cumprimos objetivos, gerenciamos expectativas e trabalhamos para elevar nossos camaradas ao status de lenda. Bem encorpado e divertido para os que procuram algo mais gerencial.

Os modos online de sempre estão disponíveis, com lutas de até oito pessoas para o máximo de caos, confusão e lágrimas. Local vai até quatro, o suficiente para animar qualquer festinha. E por fim, o modo MyFaction permite criarmos uma facção, de luta obviamente, para enfrentar tanto as criadas pela máquina quanto outros jogadores. Elas utilizam cartas, que podem ser compradas com moeda adquirida jogando ou compradas com dinheiro real, para variar.

Realmente, WWE 2K23 oferece uma quantidade boa de conteúdo. Tudo funcional, com suas próprias nuances e estilos de jogo para agradar tanto gregos quanto troianos. Esse tipo de coisa sempre foi um marco da franquia, e alegra o coração ver que estão voltando ao rumo. Quanto aos temidos bugs, não tive tantos. Um travamento aqui e ali e alguns crashes. Chatos, de fato. Mas nada comparado aos olhos voadores sem rosto do 2K20.

WWE 2K23 - MyGM
Se contratou o AJ é porque sabe das coisas. (Fonte: Divulgação)

Sons e Visuais

Em geral, WWE 2K23 entrega no departamento visual. Tudo é muito fiel ao que vemos nas telas, seja em roupas, entradas, logomarcas e golpes. Os movimentos, em sua maioria, são fluídos e bem encaixados. Contudo, algumas texturas ficaram bem bizarras. Como as de cabelo, por exemplo. Além disso, senti que as animações e modelos dos rostos ficaram um pouco estranhas, principalmente em personagens criados. Não sei se foi um bug, mas por parte da experiência todos os lutadores que enfrentei estavam com os olhos totalmente pretos. Possuídos, será?

A sonoplastia está boa, com todos os temas de lutadores, sons de arena, torcida, e mais. Ouvir a arquibancada cantar this is awesome enquanto damos um mortal da corda do ringue sempre é um deleite. A trilha sonora, curada por John Cena, conta com nomes de peso como Ozzy Osbourne, Red Hot Chilli Peppers e Bullet For My Valentine.

WWE 2K23
Alguns modelos de WWE 2K23 estão melhores que os outros. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar WWE 2K23?

É hora do finisher, leitores e leitoras. Ouçam o que digo enquanto subo essa gaiola para dar meu shooting star somersault para cima do WWE 2K23. Vamos lá, a entrada desse ano trouxe uma quantidade muito boa de conteúdo, com diversos modos robustos e propostas bem diferentes. Que, ainda assim, funcionam muito bem. Além disso, a suíte de criação como um todo está espetacular. Tanto em suas opções quanto no que podemos fazer. Ah, e não podemos esquecer que o ato de lutar, em si, está bem redondinho e extremamente divertido.

Pelo lado negativo, contamos com alguns bugs visuais e crashes chatos. Mas nada muito frequente ou desesperador. Temos texturas estranhas para algumas coisas, como cabelos, e certas animações faciais ficaram bizarras. E nem todos os modelos ficaram realmente parecido com suas inspirações de carne e osso.

Mas, ao fim e ao cabo, isso é apenas poeira ao vento, meus queridos. WWE 2K23 oferece uma boa quantidade de conteúdo, diversas coisas para se fazer e muita oportunidade para criar o universo da WWE que queremos e com a nossa cara. Tudo funcionando redondo e sem problemas catastróficos como vimos no passado. Portanto, se for fã da marca e do esporte, pode ir sem medo. E, se quiser entender um pouco do que raios é esse telecatch, pode subir no ringue também.

WWE 2K23 chega em quatro edições: Standard Edition, Cross-Gen, Deluxe Edition e Icon Edition e estará disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, com versões a partir de R$ 349,90, na próxima sexta-feira, 17. Compradores das edições Deluxe e Icon de WWE 2K23 têm acesso antecipado ao game a partir desta terça, 14.

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce GTX, com código fornecido pela 2K.

WWE 2K23

+ R$ 349,90
8.6

História

8.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Sons e Visuais

7.5/10

Extras

10.0/10

Prós

  • Muito conteúdo
  • Muitos modos de jogo
  • Suíte de criação fenomenal
  • Modo showcase agradará os membros da Cenation
  • As lutas estão bem redondas e divertidas

Contras

  • Alguns bugs e crashes
  • Algumas texturas estranhas e modelos bizarros
  • Precinho salgado
  • Sem tradução em PT-BR

Matheus Jenevain

    Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.