3 dicas simples para jogar por horas e evitar dores no corpo

Alguns pequenos ajustes durante as horas de videogame podem evitar danos permanentes na coluna e no pescoço

Imagem1 evitar
Imagem: iStock

Jogar videogame, sobretudo depois da pandemia, virou o hobby de muita gente. No isolamento, o console e o computador foram a única maneira de interagir com familiares e amigos, o que foi feito, muitas vezes, por meio dos jogos. E convenhamos: sentar e relaxar enquanto curte uma história bem amarrada ou simplesmente destrói hordas de zumbis com os amigos pode fazer com que qualquer pessoa fique horas de frente para a televisão ou o computador sem nem mesmo perceber.

Embora seja mesmo divertido, é também muito claro que tudo tem seu preço: passar muito tempo sentado de frente para o videogame pode causar sérios prejuízos para a saúde da coluna se não houver uma boa postura. Afinal, o corpo humano foi feito para estar em movimento.

Ou seja, passar tantas horas em uma posição estática não é o ideal e pode levar a complicações relacionadas ao sedentarismo, portanto deve-se estar atento à ergonomia e aos sinais de que aquela postura não é adequada para ficar muitas horas jogando. Com base nesse cenário, preparamos algumas dicas para poder passar horas jogando sem prejudicar a postura. Confira:

Faça intervalos periodicamente

Assim como em qualquer outra atividade em que a pessoa fica muitas horas sentada, é de extrema importância fazer pausas de vez em quando, mesmo que seja por apenas 10 minutos. Levantar da cadeira, esticar os braços, movimentar os ombros, pernas e punhos faz a cartilagem e os tendões de todas as articulações se hidratarem. Além disso, ao levantar, o sangue volta a circular de forma eficiente no corpo.

O ideal é fazer uma pausa a cada 45 minutos ou uma hora. Esses intervalos podem ajudar o jogador a criar um hábito de sempre fazer alongamentos, e é bom que eles estejam acompanhados de umas boas goladas de água: jogar videogame causa exaustão mental e muitas vezes pode gerar dores de cabeça. Manter-se hidratado é uma forma de evitar que esse quadro ocorra.

Invista em ergonomia

Acessórios ergonômicos são a salvação para quem vai trabalhar ou jogar durante muitas horas seguidas. Nesse ponto, vale o investimento em uma boa cadeira. Hoje, existem muitas linhas de cadeiras ergonômicas – as principais são as chamadas “cadeiras gamers” – que são projetadas por especialistas na área para promover uma correção na postura durante as longas horas de jogo.

Como existem diversos modelos e tamanhos, pode ser desafiador elencar qual a melhor cadeira gamer ou qual a mais indicada, mas o ideal é analisar para comparar conforto e custo-benefício.

Vale destacar que é muito importante que a cadeira tenha ajuste de altura dos apoios de braço, além de atenção dedicada à postura da lombar. Os pés devem ficar apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90 graus, para distribuir o peso de maneira uniforme em toda a coluna.

A altura da tela é muito importante

Seja no computador ou no videogame, a altura da tela causa um forte impacto na postura de quem joga. Uma tela muito alta prejudica o fornecimento de sangue para o cérebro, o que pode causar fortes dores de cabeça e até mesmo problemas na córnea. Já a tela muito baixa pode levar ao desenvolvimento de uma hérnia cervical ou de um quadro de cifose, assim como demais dores no pescoço. Assim, o ideal é que a tela fique na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo.

Pizza Fria

    Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!