Cyberpunk 2077: as mudanças da atualização 1.5

Mais de um ano após o lançamento extremamente conturbado de Cyberpunk 2077, marcado por diversos problemas e adiamentos, a CD Projekt RED lançou gratuitamente a atualização 1.5 para os consoles de antiga geração e PC. Além disso, o game foi finalmente lançado corrigido para a nova geração, contando inclusive com um período de avaliação para quem tiver curiosidade de testar o título. Neste artigo, traremos nossas impressões em testes feitos no PlayStation 5 e no PC, que também recebeu a atualização.

A versão de PlayStation 5

Após ter sofrido uma série de problemas e só ter chegado atualmente, a versão de PlayStation 5 de Cyberpunk 2077 traz aos jogadores duas opções para rodar o jogo: o Modo de Desempenho, focado em rodar o jogo a 60 FPS e em 4K por resolução dinâmica e o Modo Ray Tracing, focado em trazer uma maior beleza visual e em 4K por resolução dinâmica, mas com apenas 30 FPS.

Sinceramente, como jogador, sinto que atualmente é praticamente inviável de se jogar títulos com frames por segundo abaixo de 60. No caso de Cyberpunk 2077, analisando os dois modos, a diferença de fluidez foi nítida, causando até um certo estranhamento, pois as melhorias gráficas não são tão nítidas para justificar a redução de FPS tão grande. É claro, existem muitos aspectos técnicos, mas acredito que a maior parte dos jogadores irá optar pelo Modo de Desempenho justamente por conta disso. A jogabilidade torna-se muito mais dinâmica e menos travada, o que é essencial para jogos de tiro.

O ponto é que, ao compararmos com a versão de lançamento e seus bugs, parece até que estamos jogando um outro título. Isso é bom, pois o jogo tem seu potencial. Mas convenhamos: ele não foi e nem é a metade de tudo aquilo que foi anunciado e mostrado em diversos trailers e eventos…

A versão de PC

A versão de PC, que foi originalmente usada por nós para fazer a review no período do lançamento ainda em dezembro de 2020, parecia apresentar menos problemas que as versões de consoles. Na altura, nossa experiência no game, feita com uma GeForce GTX 1060 Ti, foi capaz de rodar Cyberpunk 2077 com gráficos entre o alto e o ultra mantendo uma taxa de 60 FPS, mas sem o ray tracing ativado.

Agora equipados com uma GeForce RTX 3060 Ti, mais robusta e atualizada para a tecnologia ray tracing, foi perceptível a mudança de desempenho não só pela placa gráfica, mas por conta das otimizações feitas pela CDPR. A tecnologia de traçado de raios, feita em colaboração com a NVIDIA, é um ponto interessante de se ressaltar, pois teve uma grande melhora.

Cyberpunk 2077 consegue rodar com todas as opções gráficas no Ultra, além das tecnologias NVIDIA ativas, o RTX e o DLSS em modo de qualidade, rodando em 1080p (1920×1080) com a média acima de 60 FPS. Em lugares mais vazios, essa taxa sobe ainda mais, passando dos 80 FPS. Aliás, esse é um ponto em que o desempenho foi aprimorado. Lugares onde há maior densidade populacional e movimentação de carros acaba trazendo uma queda de FPS, mas algo que pode ser facilmente resolvido com o bloqueio de FPS ou a mudança das opções gráficas. O ponto é que o desempenho do jogo teve sim uma melhora considerável.

O que foi percebido na atualização 1.5

Diante das melhorias técnicas observadas, vamos trazer alguns pontos diretamente ligados ao gameplay de Cyberpunk 2077 que receberam um devido cuidado nesta atualização. Pois seria muito injusto da minha parte esquecer de observar se houve alguma melhoria nos diversos bugs de missão e renderização que foram levantados pelos jogadores de ambas as plataformas nas redes sociais.

Cyberpunk 2077
A parceria com a NVIDIA rendeu boas melhorias no ray tracing. (Imagem: Divulgação)

Os NPCs: transeuntes e policiais

O primeiro deles é o aumento de NPCs pela cidade. Tanto no PC, quanto no PS5, foi perceptível o aumento de transeuntes e carros pelas ruas de Night City. Isso realmente traz mais vida ao que o jogo se propõe, mas não chegou perto do que foi anunciado, dizendo que cada personagem teria uma rotina, etc. De qualquer forma, este foi um ponto aprimorado.

Mas, vale ressaltar que nem tudo são rosas ao se tratar dos NPCs. Em diversos momentos é possível perceber que os NPCs ainda costumam atravessar paredes e outros assets do mapa, sendo este um problema que não necessariamente atrapalhe nossa jogabilidade, mas que pode ser frustrante. A bizarrice pode ser ainda pior com alguns raros casos em que os personagens controlados pelo PC voam ou simplesmente somem.

Cyberpunk 2077
O ray tracing melhora ainda mais a qualidade visual do jogo. (Imagem: Reprodução)

Ainda sobre NPCs, especificamente a polícia do jogo… Ela segue extremamente bizarra. As perseguições duram pouco e são sem sal. Além disso, quando temos uma abordagem, os policiais oscilam entre extremamente poderosos e absurdamente ridículos, sendo uma roleta russa. Entre ter ou não, Cyberpunk 2077 poderia melhorar consideravelmente esse ponto ou simplesmente excluí-lo. Ninguém ia dar falta…

O mapa está mais organizável

Outro ponto aprimorado foram os ícones do mapa da cidade, que mostram aos jogadores diversos pontos de interesse. Agora, ao acessar o mapa, você poderá filtrar o que é mais relevante e não se perder em meio a tantas marcações.

O romance está no ar

Um outro detalhe acrescentado ao jogo se refere às relações de V com romances. Essas interações não fazem uma grande diferença, é verdade, mas sempre há aquele jogador mais interessado em se aprofundar no jogo, algo que acho ótimo. O relacionamento de V e Judy, por exemplo, conta com a possibilidade dormirem (só dormirem mesmo, gente) juntos e de receber uma maior variedade maior de mensagens. É pouco, mas é algo…

Sobre Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077 é um RPG de mundo aberto, conduzido por uma história narrativa baseada no universo do clássico RPG de mesa Cyberpunk 2020. O jogo conta a história de V, um(a) cyberpunk em ascensão de Night City, a metrópole futurista mais violenta e perigosa regida por grandes corporações. Através de um criador de personagens robusto, o jogador poderá escolher o gênero de V, o visual, a classe do personagem, além de um histórico de sua vida, todas decisões que influenciam diretamente na história do jogo.

O game foi lançado no dia 10 de dezembro de 2020 para PC, via SteamGOG.com e Epic Games StoreXbox OnePlayStation 4, e Google Stadia e já está disponível também para Xbox Series X|S e PlayStation 5.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.