Conheça Aeterna Noctis, metroidvania que chega em dezembro

Aeterna Noctis é um jogo do gênero metroidvania, criado pelo estúdio espanhol Aeternum Game Studios, que tem o lançamento previsto para o próximo dia 15 de dezembro. Apesar de ter sido desenvolvido como parte do projeto PlayStation Talents, o game chegará também para outras plataformas: PC, via Steam Epic GamesPlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Prometendo 16 níveis diferentes, cada um deles com sua própria característica e desenhados à mão, os jogadores vão enfrentar hordas de inimigos e derrotar poderosos chefes, além de superar quebra-cabeças que prometem ser desafiadores. O game traz a história do Rei das Trevas e da Rainha da Luz. Ambos estão amaldiçoados a lutarem um contra o outro eternamente e nem mesmo a morte poderia libertá-los de seu destino, pois eles receberam o dom da imortalidade. Caberá aos jogadores viver este conflito sem fim.

Para entender melhor como funciona essa história, conversamos com Fernando Sánchez, co-fundador do Aeternum Game Studios, para nos ajudar a entender um pouco mais sobre essa história, e o que esperarmos do jogo. Confira, abaixo, nossa entrevista!

1. Quais são as principais influências do estúdio no desenvolvimento de Aeterna Noctis?

As principais influências de Aeterna Noctis são os títulos clássicos do género metroidvania com que crescemos, de Metroid a Castlevania ,mais especificamente Castlevania: Symphony of the Night. Mas, nas 16 áreas do jogo, o jogador irá encontrar muitas referências, não apenas relacionadas com games, mas também filmes, animes e programas de TV da nossa infância.

Queríamos criar um jogo metroidvania clássico. Com um mundo enorme onde você pode sentir a importância da cultura que existe dentro da Aeterna. Além disso, adicionamos alguns easter eggs artísticos e inspirados em histórias que esperamos que os jogadores reconheçam e ponham um sorriso em seus rostos.

Aeterna Noctis
Aeterna Noctis promete muitas referências no gameplay (Imagem: Divulgação)
2. O jogo aparenta ter uma dificuldade elevada. Existem planos para um modo mais amigável ao jogador?

Aeterna, como qualquer outro bom título metroidvania, é desafiador, mas justo para o jogador. Trabalhamos exaustivamente para fazer a curva de aprendizado crescer à medida que o jogador evolui e isso, e muitas outras coisas, é possível porque é um jogo de 20 horas para um jogador intermediário. Aeterna Noctis estará à altura do que os fãs do gênero esperam na história principal, mas será um grande desafio para os complecionistas. Sabemos que as pessoas tentarão no futuro, mas acreditamos que uma jogada sem sofrer dano em Aeterna Noctis será uma façanha que apenas algumas pessoas conseguirão.

O modo fácil em si não existirá, no entanto, o jogador será capaz de personalizar sua própria experiência de jogo, atualizando a árvore de habilidades de ramificação dos reis e equipando Power Gems, desta forma os jogadores podem criar uma experiência que se encaixa em seu estilo de jogo. Por exemplo, um jogador avançado gostaria de atualizar o ramo de habilidade de combate corpo a corpo, já que um jogador não tão experiente pode preferir atualizar o ramo de saúde para se certificar de que nunca está ficando sem corações.

Aeterna Noctis
Todos os cenários de Aeterna Noctis foram desenhados à mão (Imagem: Divulgação)

Queremos enfatizar que projetamos este jogo tentando evitar a frustração do jogador. Por causa disso, o jogo está repleto de checkpoints e outro tipo de checkpoints especiais na forma de lanternas que salvarão seu jogo toda vez que você passar por um. Isso permitirá que os jogadores aprendam, joguem e avancem no jogo, mesmo que joguem por apenas dez minutos.

3. Em quanto tempo os jogadores vão terminar as missões principais de Aeterna Noctis?

É ao mesmo tempo um jogo curto e longo. A linha de missões da história principal é estimada em cerca de 20 horas para um jogador intermediário. Mas Aeterna é um mundo enorme e extenso, isso significa que completar missões secundárias dobrará ou triplicará o tempo de jogo. Temos quase certeza quando dizemos que Aeterna será uma experiência de 50 horas para a maioria dos jogadores que chegam a 110% de conclusão.

Por outro lado, o jogo pode parecer curto… por causa da ação frenética e sua história convincente, alguns jogadores podem perder o controle no tempo de jogo (isso ainda acontece conosco, mesmo que o tenhamos jogado várias vezes 😊)

Os desenvolvedores prometem oferecer muitos upgrades em armas em Aeterna Noctis
4. Quantas pessoas participam do desenvolvimento de Aeterna Noctis?

O desenvolvimento do projeto é tão complexo quanto a história do jogo. No estúdio, 20 pessoas trabalham no projeto há 3 anos. Aeterna é o nosso primeiro jogo, mas a equipa que trabalha nele são profissionais nas suas áreas de trabalho específicas de outros grandes projetos de programação, design, ilustrações ou música, entre outros. Tenha em mente que contamos com outros profissionais de grande talento em dublagem ou tradução para 8 idiomas e também em procedimentos de garantia de qualidade.

5. A história de Aeterna Noctis parece complexa, o que não é muito comum para o gênero nos dias de hoje (metroidvania). A ideia era criar uma experiência mais narrativa, em um estilo onde isso não é muito comum?

Para o desenvolvimento de Aeterna, a história veio primeiro e o gameplay foi construído sobre ela. Isso ajudou a construir a narrativa, personagens e mundos que formam Aeterna.

Sentimos que um grande jogo sem uma grande história, parece que está faltando alguma coisa. O jogador tem que sentir que está realizando algo enquanto está jogando. Eles têm que sentir que precisam saber mais, descobrir o porquê de tudo e fazer as ações necessárias para alcançar seu objetivo.

Aeterna Noctis
Aeterna Noctis foi desenvolvido com foco na narrativa (Imagem: Divulgação)

Trabalhamos não apenas para tornar o enredo principal envolvente, mas também garantimos que cada missão e NPCs contribuíssem para a história do jogo. Tudo em Aeterna Noctis tem uma razão, cada palavra tem sua origem e cada ação tem seu objetivo… o jogador se sentirá parte de uma grande aventura e está em suas mãos resolver todos os enigmas com um final que ninguém espera 😉 .

A história foi nossa principal prioridade ao projetar o jogo, a jogabilidade vem em segundo lugar e a direção artística em terceiro. Estamos muito felizes com o que conquistamos e esperamos que os jogadores fiquem igualmente felizes.

6. Quais foram os desafios de lançar Aeterna Noctis para muitas plataformas?

Evidentemente, portar o jogo para várias plataformas é um desafio em relação à otimização de código e recursos. Temos de salientar que Aeterna Noctis é um jogo que nasce na nova geração de consolas porque, mesmo que seja 2.5D temos que ter em conta que tudo é desenhado à mão: cada planta, cada pedra… cada detalhe visto no jogo não é apenas desenhado à mão, mas também organizado à mão.

Se o jogador notar a complexidade na profundidade, decoração, contagem de inimigos, todas as partículas que Aeterna possui, ele entenderá o quanto de otimização foi feito para garantir uma alta contagem de FPS. No momento, estamos trabalhando nos ports de console da geração anterior com o objetivo de levar Aeterna Noctis para essas plataformas com o mais alto padrão de qualidade. O que posso dizer é que o estúdio não lançará o jogo na geração anterior de consoles até que estejamos satisfeitos em todos os sentidos da qualidade do produto.

A data de lançamento de 15 de dezembro está garantida para as versões de PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S de Aeterna Noctis. O título terá localização em português.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.