Dying Light 2 Stay Human: entrevista sobre nova atualização
Dying Light 2 Stay Human, lançado pela Techland no começo de 2022, vem recebendo constante suporte e atualizações por parte da desenvolvedora e publisher. Além de updates regulares para correção de problemas, o título vem ganhando novos recursos de gameplay, e deve receber mais DLCs pagas, com conteúdo de história adicionais.
À convite da própria desenvolvedora, conversamos com o diretor da franquia, Tymon Smektała, que nos falou um pouco sobre a mais recente atualização de gameplay do jogo, Pressentimento Sangrento, que trouxe mais maneiras de cortar e desmembrar partes do corpo dos inimigos com intensos efeitos de ossos quebrando, visualização de danos de saltar os olhos e VFX, tornando a brutalidade e a física do jogo ainda mais recompensadora e pesada.
Na conversa, além de explicar algumas das novidades que chegaram ao jogo, Smektała também expôs sua visão sobre como está sendo trabalhar com o game, além de planos e projetos futuros para Dying Light 2 Stay Human.
Confira a entrevista de Dying Light 2 Stay Human na íntegra!
Pizza Fria: Qual é a inspiração por trás das novas mecânicas de física e brutalidade que foram adicionadas na próxima atualização de Dying Light 2 Stay Human?
Tymon Smektała: O mundo complexo da física da vida real, ha ha ha. Mas brincadeiras à parte – eu diria que a maior inspiração é a nossa comunidade, que está constantemente expressando suas opiniões sobre o jogo, compartilhando suas ideias e nos ajudando a definir a direção que eles esperam que o jogo siga.
Pizza Fria: Como as novas mecânicas de física e brutalidade afetam o gameplay? O que os jogadores podem esperar?
Tymon Smektała: É uma ótima pergunta, porque é exatamente isso que queríamos ter – não apenas física ou mecânicas de brutalidade que parecem legais, mas algo que realmente afeta como você joga. A direção geral aqui foi procurar coisas que tenham situações emergentes, momentos legais que você pode criar interagindo com os sistemas.
O maior e mais simples exemplo é um exemplo seu e de alguns zumbis em um telhado. Você corre em direção a um deles, dá um chute voador, e ele voa para longe… atingindo alguns outros caras. Se ele estava pegando fogo, ele vai acendê-los também. Se eles estivessem em pé na beira do telhado – eles vão cair, talvez danificando alguns outros zumbis nas ruas. E o cara que estava voando? Bem, se ele atingir um obstáculo no ar, há uma chance de que sua cabeça exploda ou seu membro seja arrancado.
Pizza Fria: A nova atualização adicionará novas armas? Se sim, como elas complementam as mecânicas de brutalidade e física?
Tymon Smektała: Na verdade, não, mas há um novo recurso centrado em armas chamado Crafting de Armas. Como o nome diz, você pode criar armas – mas primeiro você precisa encontrar os planos para elas, espalhados por todo o mapa. Então, não é apenas uma nova motivação para jogar novamente o jogo, mas também uma ótima alternativa para coletar aleatoriamente suas armas no mundo aberto. Agora você pode construir exatamente a arma que deseja e aprimorá-la, o que é realmente ótimo!
Pizza Fria: Como a Techland está lidando com o feedback da comunidade em relação à brutalidade no jogo? Alguma mudança foi feita em resposta a esse feedback?
Tymon Smektała: Como mencionei anteriormente, muito do que foi adicionado na atualização Pressentimento Sangrento foi inspirado em nossa comunidade. Honestamente, vemos nossos jogadores como co-desenvolvedores do título – quase como co-diretores de jogo. Eles não precisam realmente fazer isso, mas tentamos seguir o que eles dizem.
Pizza Fria: Como a equipe de desenvolvimento buscou equilibrar o gameplay e o realismo em relação às novas mecânicas de física e brutalidade?
Tymon Smektała: A regra era simples – se for legal, se nos fizer dizer “uau!”, se impressionar… entra no jogo. Mesmo que o realismo seja um pouco distorcido. Afinal, este é um jogo, temos nossa própria vida real para o realismo extremo, vamos nos divertir muito na vida digital!
Confira nossa review de Dying Light 2 Stay Human!
Pizza Fria: Algumas pessoas podem argumentar que a adição de mais brutalidade ao jogo é desnecessária ou até mesmo perturbadora. Como vocês respondem a essas críticas?
Tymon Smektała: Acho importante lembrar que a atualização não se trata realmente de brutalidade; não é sobre milhares de novas maneiras em que você pode massacrar o inimigo à sua frente. É tudo sobre ser criativo em combate, tendo mais ferramentas e métodos para se livrar de seus inimigos. Essa é a essência da atualização Pressentimento Sangrento!
Pizza Fria: A atualização adicionará mais elementos de RPG ao jogo? Se sim, como isso afeta o gameplay?
Tymon Smektała: Não acho que seria correto dizer que planejamos adicionar mais elementos de RPG – especialmente porque é difícil definir o que são realmente. Planejamos adicionar mais estatísticas? Não realmente. Novos caminhos de progressão? Talvez… Novas situações em que você pode “interpretar um papel” – definitivamente não, já que Dying Light é um jogo de ação em seu cerne. Mas se você olhar para nossos recursos como o sistema de transmog nos equipamentos ou Crafting de Armas como recursos de RPG – então sim, haverá definitivamente mais desses.
Pizza Fria: Alguma outra atualização ou DLC está planejada para Dying Light 2 Stay Human no futuro próximo? Se sim, o que os jogadores podem esperar?
Tymon Smektała: Há bastante coisa chegando, estamos ocupados, mas não posso revelar tudo neste momento. O que posso dizer é que estamos atualmente trabalhando em nossa atualização de início de verão, que irá atualizar nosso sistema de parkour e trazer uma nova experiência noturna, além de algumas outras surpresas. Acho que a atualização de parkour será especialmente satisfatória para nossos jogadores hardcore, mas a nova experiência noturna vai assustar todo mundo.
Sobre Dying Light 2 Stay Human
Em Dying Light 2 Stay Human, mais de 20 anos se passaram após os eventos em Harran, e a humanidade perdeu a luta. 98% da população mundial foi dizimada e A Cidade, um dos últimos grandes povoados humanos, está dividida pelo conflito. A civilização voltou à uma “Moderna Idade das Trevas”.
Os jogadores assumem o papel de Aiden Caldwell, um sobrevivente infetado. A agilidade excecional e as técnicas brutais de combate fazem do personagem um aliado poderoso e uma comodidade valiosa para A Cidade. O protagonista pode entrar em locais onde mais ninguém se atreve a meter os pés, e com suas habilidades singulares o jogador pode tentar fazer a diferença na colônia infestada. Você é um viajante com o poder de mudar o destino da cidade.
Mas todas essas habilidades têm um preço. Assombrado por memórias indecifráveis, você parte em busca da verdade… e encontra uma zona de combate. Aprimore ainda mais suas habilidades para derrotar os inimigos e fazer aliados, faça aliados usando da força e da inteligência. Desvende os segredos sombrios dos detentores do poder, escolha um lado e decida seu destino. Mas sejam quais forem suas decisões, há uma coisa que você nunca pode esquecer: continue humano.
Dying Light 2 Stay Human oferece um enorme mundo aberto, tanto horizontal quanto vertical, com caminhos variados e passagens ocultas. O combate mesclou habilidades de parkour e ainda mais brutalidade do que no jogo original, com armas e armadilhas ainda mais criativas. Mas isso não significa que o ciclo dia e noite ficou mais tranquilo. Todos os anos de infecção fizeram os virais evoluírem ainda mais. A luz do sol os afasta, mas a noite é ainda mais perigosa, quando eles começam a caçar, saindo de seus covis para explorar.
Por fim, Dying Light 2 Stay Human já está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam.