Path of Exile 1 seguirá com expansões regulares
À convite da Grinding Gear Games, o Pizza Fria teve a oportunidade de conversar com Mark Roberts, diretor de Path of Exile 1, onde foram compartilhados detalhes sobre o futuro do jogo, que completa 12 anos em 2025. Na ocasião, o diretor reforçou o compromisso do estúdio em manter o título vivo e em constante evolução — mesmo após o lançamento de Path of Exile 2.
Segundo Roberts, o estúdio quer seguir lançando seis expansões por ano — três para cada jogo — em ciclos de aproximadamente quatro meses. “Tanto PoE 1 quanto PoE 2 têm um público expressivo, então a ideia é manter atualizações grandes e regulares para ambos, garantindo que continuem crescendo lado a lado”, explicou o diretor. “Queremos continuar fazendo o jogo enquanto houver jogadores para jogá-lo. Enquanto houver uma comunidade ativa, vamos seguir expandindo e inovando.”

O executivo também comentou sobre a filosofia por trás do desenvolvimento contínuo do primeiro jogo. “Quando os jogadores dizem que o endgame ficou estagnado, nós reavaliamos o sistema. Se apontam problemas no crafting, trabalhamos em algo que o melhore. É um processo constante de escuta e resposta”, afirmou. Essa dinâmica reforça o papel da comunidade como pilar central do processo criativo da GGG, que desde 2013 mantém Path of Exile 1 como uma experiência em constante transformação.
Para sustentar o ritmo de produção, a equipe do estúdio cresceu significativamente nos últimos anos. Roberts revelou que a GGG contratou dezenas de novos desenvolvedores e adotou um modelo de trabalho compartilhado entre os dois projetos. “Hoje temos um time maior e mais flexível. Podemos realocar artistas e designers entre PoE 1 e PoE 2, e até reutilizar recursos como rigs e animações. Isso nos permite entregar mais conteúdo em menos tempo, sem comprometer a qualidade”, explicou.
Apesar da expansão de escopo, Roberts garante que o foco principal de Path of Exile 1 permanece o mesmo: preservar sua identidade. “O que queremos é que PoE 1 continue sendo PoE 1. Claro que, de tempos em tempos, sistemas precisam ser reestruturados, como o endgame, mas não queremos transformá-lo em outro jogo. Nossa prioridade é evoluir dentro do formato atual, com consistência e respeito à base de fãs que nos acompanha há tantos anos.”
Para o diretor, essa longevidade é o resultado direto da conexão entre a Grinding Gear Games e sua comunidade. “Enquanto os jogadores quiserem mais Path of Exile 1, nós estaremos aqui fazendo mais Path of Exile 1”, concluiu Roberts.
Sobre Path of Exile
Path of Exile continua a ser um dos maiores RPGs de ação online com crescimento contínuo e maciço de público. Os lançamentos no Xbox One e PlayStation 4, bem como na China e na Coreia do Sul, quase triplicaram a comunidade de jogadores de Path of Exile desde agosto de 2017.
Path of Exile foi lançado em outubro de 2013 com aclamação da crítica, incluindo o prêmio de Jogo do Ano para PC da GameSpot. Desde o seu lançamento, o game se tornou uma comunidade global de mais de 20 milhões de jogadores, incluindo versões localizadas em inglês, alemão, francês, espanhol, chinês simplificado e tradicional, russo, tailandês, português do Brasil e coreano.
Em 2019, Path of Exile entrou na lista dos dez jogos “mais jogados” do Steam pelo segundo ano consecutivo. Em novembro de 2019, a primeira convenção de fãs, a ExileCon, aconteceu em Auckland, Nova Zelândia. O título encerrou seu ano de maior sucesso ao ganhar um prestigioso prêmio BAFTA de Melhor Jogo em Evolução.


