Gaúcho and the Grassland: saiba mais sobre o novo jogo da Epopeia Games
Gaúcho and the Grassland, novo jogo da Epopeia Games, chamou nossa atenção durante a gamescom latam 2025, trazendo um estilo totalmente diferente do título anterior, o vencedor de Melhor Jogo – Brasil do BIG Festival, Mullet MadJack, em uma mistura de farming sim e adventure, que será lançado para PC via Steam. Além disso, o jogo traz a cultura gaúcha e latino-americana para o centro da experiência, em um mundo acolhedor, mágico e cheio de identidade. Para entender as inspirações por trás do projeto, conversamos com Pedro Gabriel Rodrigues de Castro, COO da Epopeia Games, estúdio responsável pelo desenvolvimento do título. Ele compartilhou diversos detalhes neste bate-papo. Vem ver!

Do sul para o mundo: inspiração em casa, com ambição internacional
Segundo Pedro Gabriel Rodrigues de Castro, a ideia de desenvolver Gaúcho and the Grassland partiu de um desejo antigo da Epopeia: criar algo que fosse autêntico, mas que também dialogasse com públicos globais. “A gente sempre buscou fazer produtos com um ‘quesinho’ de originalidade, tentar encontrar algo que a experiência seja distinta ou um pouco diferente”, afirma.
A escolha pela cultura gaúcha foi estratégica e afetiva. “Quando a gente pensou no gaúcho, a gente queria trazer o conteúdo que a gente tinha mais domínio de falar de forma internacionalizada. Porque a gente consome jogos assim, de outras culturas, a grega, a japonesa, e a gente sabia que tinha potencial de fazer algo da nossa cultura”.
A estética e a identidade cultural do jogo
A preocupação em dar vida à cultura local está em cada detalhe de Gaúcho and the Grassland. Pedro comenta que a equipe da Epopeia trabalhou cuidadosamente com aspectos linguísticos, visuais e sonoros: “Tanto nos dialetos, nas animações, no visual, o conceito estético dele, tudo tem um pouquinho da nossa cara, um pouquinho do nosso gosto, um pouquinho da Epopeia”.
Mais do que um retrato regional, o jogo tenta capturar o espírito do gaúcho como um latino sul-americano. “Ele abrange ali o Uruguai, a Argentina, e tem um reconhecimento. O pessoal internacional conseguiu se identificar não tanto pela cultura em si, mas por ver algo diferente”, comenta.

Cozy, farming, adventure: uma experiência híbrida
A proposta de gameplay em Gaúcho and the Grassland mistura elementos de jogos acolhedores com aventura e narrativa. “A gente trouxe todos esses elementos em um certo equilíbrio, porque tu podes tanto jogar buscando desbloquear a narrativa, as missões e ver o final do jogo, ou tu vai ignorar tudo isso e construir a sua fazendinha e tá tudo certo, o jogador se diverte do mesmo jeito”, explica Pedro, aprofundando um pouco mais as ideias trazidas por Gaúcho and the Grassland.
Essa flexibilidade na abordagem do jogo é um diferencial que vem sendo elogiado pela comunidade. “A gente tentou trazer dois universos que brincam um pouquinho do mesmo jeito, e a gente consegue equilibrar o gameplay para funcionar”.
O papel do feedback da comunidade no processo criativo
Pedro Gabriel destaca que o projeto amadureceu bastante desde os primeiros protótipos graças ao contato com a comunidade. “Ele cresceu muito desde o primeiro protótipo até então. Ele amadureceu demais, a gente ouviu muito a comunidade”, afirma. Esse diálogo resultou em melhorias em múltiplas frentes, desde o visual até o ritmo de jogo.
Segundo ele, o jogo também tem recebido retorno positivo fora do Brasil. “Tudo teve feedback positivo pra nós. O pessoal internacional conseguiu experimentar o jogo com um pouco mais de exploração, um pouco mais de aventura”, explica. Com esse retorno do público, a Epopeia consegue aprimorar aspectos essenciais de seu novo título antes do lançamento, levando em consideração as ideias e opiniões da comunidade, um aspecto essencial no mercado atual.

Representatividade e originalidade no mercado global
A inclusão de elementos da cultura brasileira é vista por Pedro não somente como diferencial, mas como uma construção de identidade no mercado de games. “A gente quer abrir a porteira pra que o resto venha junto, sabe? Porque lá atrás as pessoas fizeram isso por nós também”.
Ele destaca a importância de ver jogos brasileiros e latinos ganharem espaço, não como rivais, mas como aliados em um mercado ainda em expansão em nossa região: “Eu não vejo como concorrência. Quanto mais jogo brasileiro, latino sair, melhor. Eu fico sempre feliz de ver que a gente consegue se expandir nesse sentido”, comenta, ressaltando a importância de se ter uma comunidade unida para que os cenários latino e brasileiros cresçam cada vez mais.
A cena brasileira em ascensão
Pedro também comentou sobre o fortalecimento da indústria de games nacional, especialmente no sul do país, onde atua com a associação ADJogosRS. “A gente tem essa comunidade que gera um coletivo e um movimento bem legal lá no sul. A ADJogosRS como entidade aproximou muito o governo e universidades”, explica.
Essa articulação tem resultado em mais editais, testes de jogos com apoio acadêmico e uma formação mais acelerada de novos profissionais. “O ecossistema começou a girar”, resume. Ele observa que esse mesmo movimento começa a se replicar em outras regiões do país, sinal de um amadurecimento nacional do setor.

Gaúcho and the Grassland promete ser um marco não apenas para a Epopeia Games, mas para o cenário brasileiro de desenvolvimento de jogos. Com uma proposta que une cultura, acolhimento, aventura e representatividade, o jogo aposta na originalidade sem perder a acessibilidade. É um título que fala sobre o sul do Brasil, mas que quer – e pode – ser jogado no mundo todo.
Sobre Gaúcho and the Grassland
Gaúcho and the Grassland é uma envolvente mistura de farming sim com aventura narrativa, ambientada nas vastas paisagens do sul da América Latina. No controle de um gaúcho ou de uma gaúcha, o jogador é convidado a vivenciar o cotidiano no campo de forma única, cuidando de animais, explorando biomas diversos e se conectando com a cultura e o folclore latino.
Ao invés do cultivo de plantações, o foco está no bem-estar dos animais da fazenda: construa abrigos personalizados, cuide do rebanho e promova a reprodução para fortalecer sua propriedade. Montado em seu cavalo e acompanhado de um fiel cão, você poderá explorar livremente diferentes regiões, da serra ao litoral, enfrentando mudanças climáticas e ciclos de dia e noite.
Com um forte senso de comunidade, o jogo convida o jogador a ajudar moradores locais, fortalecer vínculos e desbloquear recursos essenciais para o progresso do rincão. E para além da realidade, há também espaço para o fantástico: criaturas místicas e lendas do folclore latino surgem em missões especiais que exigem coragem, empatia e sabedoria.


