As novidades de Total War: WARHAMMER III “Forge of The Chaos Dwarfs”

A franquia Warhammer conta com um universo enorme, repleto de raças e histórias. E Total War: WARHAMMER III, game da Creative Assembly distribuído pela SEGA Europe, traz boa parte deste mundo através de uma perspectiva de gerenciamento de recursos e guerras colossais. E o DLC Forge of The Chaos Dwarfs chega justamente para acrescentar ao grandioso jogo os Anões do Caos, uma raça poderosa e cheia de tecnologias, além de dinâmicas específicas para serem exploradas durante horas e horas das campanhas disponíveis. Neste artigo, apresentaremos um pouco da raça e seus principais pontos. Confira!

Os Senhores Lendários

Como dito na introdução, os Anões do Caos são uma raça extremamente engenhosa e cheia de fúria. E neste DLC de Total War: WARHAMMER III, são apresentados três Senhores Lendários, parte dos Anões Ferreiros Demoníacos. São eles:

  • Astragoth Mão-de-ferro: Sumo Sacerdote de Hashut, é o mais poderoso Profeta-feiticeiro Anão do Caos. Porém, o corpo dele começou a se petrificar, confinando-o a um sepultamento em semivida em um poderoso traje mecânico. Na campanha, ele tem ainda mais truques na manga, destacando-se na Torre de Zharr ao gerar mais Influência do Conclave do que qualquer outro Dawi-Zharr. Tudo isso o torna ainda mais difícil de usurpar.
  • Drazhoath, o Cinzento: Profeta-feiticeiro de Hashut, é Senhor da Fortaleza Negra e comandante da profana Legião de Azgorh. Sob o exílio de Astragoth, Drazhoath desenvolveu um domínio ímpar da magia e engenharia, bem como uma sede voraz por vingança. Ele também é assustador fora da batalha, sendo um rolo compressor industrial e o melhor da classe quando se trata de gerar armamentos e desenvolver assentamentos.
  • Zhatan, o Negro: Comandante da Torre de Zharr. Com proeza inigualável em batalha, ele leva as forjas infernais a sobrecargas extremas na tentativa de satisfazer uma demanda insaciável por armas e munições. Armado com o Machado de Obsidiana, a Armadura de Gazrakh e o Escudo Rúnico do Caos para aprimorar ainda mais suas habilidades de combate, Zhatan é um personagem cruel.

Estes Senhores Lendários são personagens famosos e poderosos da franquia Warhammer, que servem como líderes dos exércitos nas campanhas, contando cada um com habilidades únicas e mecânicas específicas, dando buffs as unidades e executando ataques extremamente fortes.

Total War Warhammer III Forge of The Chaos Dwarfs
Zhatan, o Negro. (Imagem: Divulgação)

A busca pelo Sangue de Hashut

Os Anões do Caos em Total War: WARHAMMER III, têm como objetivo encontrar um poder inimaginável, o Sangue de Hashut, uma poderosa entidade emblemática do fogo, da ganância e da tirania. Contudo, para que consigam obter esta entidade, eles terão como missão construir a Grande Broca de Hashut, que irá perfurar o próprio limiar da realidade para invadir uma outra dimensão, apresentando toda a fantasia da franquia.

Confira nossa review de Total War: WARHAMMER III!

Mas, a tarefa não é nada fácil, e ela poderá ser explorada ao longo das campanhas. Esta empreitada requer a corrupção de quatro relíquias preciosas dos Dawi, um outro povo anão, que é inimigo antigo dos Anões do Caos. Vale lembrar também que os orcs, trolls e goblins estão no arcabouço de inimigos dos Anões do Caos, estando presentes inclusive em diversas batalhas fora da campanha, que levam os jogadores direto para a ação, mas com uma pitada de história, sendo diferentes do modo Escaramuça.

Total War Warhammer III Forge of The Chaos Dwarfs
Os Anões do Caos são fortes e implacáveis! (Imagem: Divulgação)

Aliás, vale ressaltar que essas batalhas são excelentes para se aprender um pouco mais sobre as dinâmicas das unidades dos Anões do Caos. Particularmente, meu destaque para a raça são as unidades de ataque à distância, enfatizando-se aqui os Canhões de Magma, que são excelentes para dano à longa distância. Há também suas unidades aéreas, os Girocópteros, com aquele toque de tecnologia típico da mitologia dos anões, que servem para dar trabalho aos inimigos. Por último, mas não menos importante, enfatizo também os Estrondeiros, que contam com armas de projéteis perfurantes excelentes e ainda se viram bem em combate corporal.

Os guerreiros de Karaz-a-Karak

As forças dos Anões do Caos misturam guerreiros encouraçados e feras diabólicas, que englobam desde Guardas Infernais e Centaurinos até monstros temíveis, como os Natifogos K’daai. Mas, como já dito acima, a verdadeira força dos Anões do Caos vem de suas máquinas de guerra, apresentando desde poderosos Canhões, Rachacucas, Morteiros Tremorrores e os colossais Destruidores K’daai. Contudo, vale ressaltar que as unidades que atacam à distância precisam de um cuidado extra, pois embora tenham mais dano, são mais vulneráveis a ataques corporais, mesmo podendo lutar corpo a corpo. Este inclusive é um ponto interessante para explorar taticamente ao se jogar com os anões. Tome cuidado!

Uma adição trazida em Total War: WARHAMMER III, poderemos controlar como Senhor Lendário o chefe Hobgoblin Gorduz Apunhaladô, que é transformado em uma espécie de agente dos Anões do Caos. Após superar os líderes dos compatriotas tribais, ele angariou um duradouro talento de sobrevivência, fruto de uma atitude desconfiada e uma astúcia afiada, sendo uma excelente adição aos guerreiros dos Anões do Caos.

Total War Warhammer III Forge of The Chaos Dwarfs
Fortes e com uma incrível variedade de unidades, os Anões do Caos são uma excelente raça para se jogar. (Imagem: Divulgação)

Mecânicas únicas dos Anões do Caos em Forge of The Chaos Dwarfs

O império dos Anões do Caos em Total War: WARHAMMER III contam com quatro mecânicas de campanha únicas que podem ser cruciais para a sua vitória. São elas:

  • A Forja do Inferno, que permite que as legiões infernais dos Anões do Caos se fortaleçam por meio de diagramas especiais forjados no fogo, que concedem benefícios em batalha, podendo virar conflitos desleais, mostrando toda a brutalidade dos anões em guerra. Embora poderoso, há limites para o número de Anões do Caos disponíveis e outras unidades além dos trabalhadores a qualquer momento. Este limite pode ser aumentado através do gasto adicional de armamentos para fabricar armas e armaduras adicionais na Forja do Inferno.
  • A Torre de Zharr, que leva os anões a rivalizarem de forma não diplomática pelo controle de Assentos especiais do grandioso conselho, concedendo recompensas à facção mediante suas promoções. Com a chance de experimentar uma variedade de estilos de jogo e tentar alguma diplomacia sorrateira – com potencial para algumas traições sérias – a Torre de Zharr é uma das mecânicas de campanha mais aprofundadas, únicas e versáteis em Total War: WARHAMMER III.
  • Os Anões do Caos têm acesso a um sistema de comboio, permitindo que eles enviem armamentos em troca de riquezas. Ao longo do caminho, eles podem, e provavelmente serão, arrastados para todos os tipos de arranhões e batalhas enquanto os que estão por perto tentam pilhar seus produtos. Mas não tema, pois o principal recurso dos Anões do Caos – Trabalho, Matérias-primas ou Tesouro – também está disponível nessas expedições, ajudando a expandir a já expansiva economia que os Dawi-Zharr têm à sua disposição.
  • E, na economia, os anões requerem uma estratégia multifacetada na repressão e tutela dos operários para operar as forjas, erguer construções avançadas e expandir o império, levando o potencial dos Anões do Caos a máxima potência. As matérias-primas são cruciais para a construção do império dos Anões do Caos e uma necessidade para a construção de edifícios e estruturas mais avançados. Além disso, eles podem ser convertidos em armamentos que revelam a verdadeira força militar dos anões.
Total War Warhammer III Forge of The Chaos Dwarfs
A Torre de Zharr é uma das principais mecânicas do jogo. (Imagem: Divulgação)

Sobre Total War: WARHAMMER III

Em Total War: WARHAMMER III, os jogadores mergulharão em uma colossal disputa entre mortais e demônios, na qual cada lado pode proteger ou explorar o poder de um deus moribundo. Apresentamos sete raças jogáveis – incluindo a estreia da Grande Cathay e de Kislev no universo dos videogames – além de novidades revolucionárias, tais como a campanha Reino do Caos, o modo multijogador para oito pessoas e o Príncipe Demônio (um Senhor Lendário personalizável).

Além disso, criamos a campanha-prólogo, uma nova experiência de Total War, perfeita para jogadores iniciantes e também para quem precisa relembrar as mecânicas do jogo. Neste modo, os jogadores aprenderão técnicas básicas e avançadas de liderança e vivenciarão uma experiência narrativa que conduz à campanha principal.

Total War: WARHAMMER III está disponível para PC, via Steam e Microsoft Store, estando disponível também pelo serviço de assinatura Xbox Game Pass.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.