Nintendo Switch 2: confira tudo o que já sabemos sobre o console que chegará em 2025

O Nintendo Switch, lançado no ano de 2017, se tornou o produto mais vendido da gigante japonesa Nintendo e se encaminha para, até o fim do ano, atingir o recorde de videogame mais vendido de todos os tempos, superando o atual campeão de vendas PlayStation 2. O sucesso inquestionável do console foi uma grande reviravolta da Nintendo, que enfrentava um de seus maiores fracassos comerciais com o Wii U. A combinação híbrida de console de mesa e portátil atraiu os consumidores de todas as idades, desde crianças que podem carregar seus jogos para a casa de amigos ou viagens de carro, até adultos atarefados que podem fazer uma pequena pausa no trabalho para jogar e, ao chegar em casa, ligar o Switch na televisão e relaxar. 

O portátil fez tanto sucesso que rapidamente se tornou um ícone cultural, aparecendo em diversos programas de televisão e anime, e frequentemente fotografado na mão de celebridades – de atores famosos até atletas, como mostrou a ExpressVPN – fator que aumentou ainda mais as vendas, especialmente após o lançamento de modelos alternativos como o Switch OLED e Switch Lite e cores promocionais. 

Switch 2
Imagem: Pixabay

No entanto, após sete anos de seu lançamento, e graças a sua arquitetura de hardware datada de 2015, diversos jogos de terceiros e até mesmo publicados pela própria Nintendo já começam a sofrer com limitações gráficas ou performance inferior. Títulos de peso como Elden Ring não puderam ser adaptados ao console, jogos multiplataforma da série FIFA utilizam uma engine diferente no console da Nintendo com gráficos e recursos limitados e similares aos jogos de 2014, e lançamentos como Hogwarts Legacy apresentam quedas profundas da taxa de quadros e baixa resolução. Dessa forma, o público consumidor e os acionistas da marca anseiam pelo sucessor do console e há muita especulação por trás de seu lançamento. Agora, em 2024, já possuímos diversos detalhes sobre o novo Switch. Confira. 

“Switch 2” já possui detalhes de hardware e software revelados

Apesar de não haver vazamentos diretos do novo console, especialmente graças ao aumento dos esforços internos da Nintendo para evitar leakers, muitos detalhes já puderam ser obtidos graças às entrevistas com desenvolvedores que receberam kits de desenvolvimento pré-produção, código extraído do sistema operacional do modelo atual do videogame, aplicações de patentes e documentos relacionados à parceria da Nintendo com a fabricante de chips Nvidia, responsável pelo processador do Switch, e com engines de jogos como a Unreal Engine 5. De todas essas fontes, já sabemos alguns detalhes interessantes sobre o novo console:

  • Processador Nvidia T239: o novo SOC responsável pela performance gráfica e computação do novo sucessor do Switch já está praticamente confirmado, e se trata do T239, versão modificada do T234 fabricado pela Nvidia. O chip compartilha arquitetura semelhante ao atual Tegra X1, no entanto, possui performance significamente superior e, crucialmente, suporta tecnologias importantes como ray tracing e DLSS, permitindo que o novo console busque atingir resoluções maiores, aumente a performance sem reduzir a qualidade, e suporte os novos recursos gráficos da nova geração. No mundo dos PCs, o chip seria equivalente a uma RTX 2050, caso não tivesse sua velocidade reduzida por limitações de bateria. 
  • Desenvolvedores comparam Switch 2 com PS4 e PS5: em sessões privadas, a Nintendo já compartilhou kits de desenvolvimento e outros detalhes sobre o console com desenvolvedores de estúdios como a Ubisoft e EA. Embora não possam revelar muitos detalhes, alguns desenvolvedores já confirmaram que o objetivo do console é superar os gráficos apresentados pelo PlayStation 4, e oferecer uma experiência compatível com títulos desenvolvidos para o PlayStation 5 – no entanto, com resoluções e taxas de quadro mais baixas, auxiliadas pelo DLSS. 
  • Retrocompatibilidade confirmada: código encontrado no sistema operacional do Switch e especificações vazadas do processador T239 praticamente confirmam que o novo console será retrocompatível com jogos desenvolvidos para o modelo atual. Não há clareza se os títulos serão simplesmente executados com a mesma qualidade, ou se o novo console será capaz de melhorar a performance ou resolução, mas de todo modo, jogadores poderão comprar o novo videogame e carregar sua atual biblioteca de software para a nova geração. 

Lançamento atrasado para 2025

Apesar de todas as informações já confirmadas, muitos detalhes sobre o novo console não estão confirmados. Um dos principais pontos de especulação se trata no design e recursos do aparelho – o modelo híbrido que mescla um portátil com console de mesa será mantido, no entanto, não sabemos se o tamanho, Joy-Cons, e outros aspectos do console serão semelhantes ao modelo atual – embora seja provável que a Nintendo utilize um painel de sete polegadas com tecnologia IPS no modelo de lançamento. 

Consumidores e investidores precisarão aguardar ainda mais tempo para que todas essas dúvidas sejam sanadas, isto porque houve a decisão de adiar o lançamento, projetado para 2024, para o início do ano de 2025. Motivos prováveis incluem o atraso no desenvolvimento de alguns jogos de lançamento para o console, além da falta de disponibilidade de componentes como a tela por toque. É possível que, assim como o lançamento do primeiro Nintendo Switch, o console seja revelado ao público durante o final do ano de 2024 – mas suas vendas só começarão no ano seguinte. Agora, só nos resta aguardar pelo lançamento mais aguardado da Nintendo. 

Pizza Fria

Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!