Especial

O que você precisa saber antes de comprar seu primeiro Bitcoin

O Brasil alcançou mais de 4 milhões de pessoas com Bitcoins. Esse recorde foi registrado no ano de 2023, mas a expectativa é de que ainda mais brasileiros comprem essa criptomoeda ao longo dos próximos anos.

O aumento no número de brasileiros com BTC na carteira fez com que houvesse também uma maior busca pelo Bitcoin hoje gráfico tempo real para não perder nenhuma oportunidade de comprar esse ativo digital.

Bitcoin
Imagem: Divulgação

Entretanto, alguns brasileiros ainda têm dúvidas quanto ao melhor momento para comprar um BTC. Isso faz com que seja importante conhecer um pouco mais sobre Bitcoins antes de comprar sua primeira criptomoeda.

Bitcoin é vendido em partes

Assim como 1 real pode ser dividido em duas moedas de 50 centavos, ou quatro de 25, o Bitcoin também é dividido para ser negociado. Em outras palavras, você não precisa comprar o valor total de 1 BTC quando pretende ter esse ativo em sua carteira.

Caso o Bitcoin fosse comprado no valor de apenas uma unidade, os brasileiros precisam desembolsar mais de 320 mil reais para comprar uma única unidade do BTC. Visando ter mais liquidez e permitir que mais pessoas comprem esse ativo digital, ele foi dividido em partes.

Portanto, você já pode comprar criptomoedas independentemente do valor que tiver disponível para investir nesse ativo digital.

O preço do Bitcoin é extremamente volátil

Muitos investidores veem no Bitcoin uma opção de investimento que traz uma ótima rentabilidade em um curto espaço de tempo. Entretanto, o que algumas pessoas não sabem é que existe muito risco atrelado ao BTC.

Isso porque o preço do Bitcoin sofre grandes oscilações em um curto espaço de tempo. Para se ter uma ideia, em setembro de 2020 o preço desse ativo era de aproximadamente 60 mil reais. No início de 2021, por outro lado, o valor de mercado desse criptoativo ultrapassou os 250 mil reais.

Essa oscilação não aconteceu apenas ao longo de 2020 e 2021, mas também em outros anos que esse ativo digital foi negociado. Por isso, caso decida investir em Bitcoins, tenha em mente que há muita volatilidade relacionada ao preço dessa moeda digital.

Pagamentos com Bitcoins são irreversíveis

Atualmente, se você fez um Pix errado pode utilizar mecanismos para solicitar o reembolso do valor pago. Em alguns bancos é possível também utilizar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para receber o valor de volta em sua conta em caso de golpes ou falhas operacionais.

O Bitcoin, por sua vez, não permite que as transações sejam reversíveis. Isso quer dizer que quem pagou não poderá receber o reembolso e nem poderá contar com ferramentas para garantir a devolução do valor pago.

Logo, é essencial que você analise bem os dados preenchidos em sua carteira de criptomoedas para não realizar transações que não estejam de acordo com o que você tem como objetivo.

Bitcoin não é anônimo

Diversos foram os debates na política brasileira a respeito do fato do Bitcoin ser anônimo e não permitir que as transações sejam acompanhadas pelas autoridades brasileiras. Entretanto, a verdade é que compras e vendas com BTC não são anônimas.

Todas as transações com BTC fazem parte de uma rede onde é possível verificar quem comprou, quem vendeu, entre outras informações. Tudo isso está disponível com base em uma rede blockchain, a qual utiliza segurança de ponta para garantir as transações seguras dos usuários.

Vale mencionar também que é de sua responsabilidade controlar os dados de acesso a sua conta e a corretora que você utiliza. Com isso em mente, você já poderá ter muito mais conforto nas suas transações com Bitcoins.

Pizza Fria

    Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!