Baldur’s Gate 3: confira dicas essenciais para o início do jogo

Um RPG como Baldur’s Gate 3 não aparece sempre por aí, e isso faz com que joguemos com muito mais empolgação. E, de fato, o jogo é incrível, sendo uma obra-prima da Larian StudiosBaldur’s Gate 3 é simplesmente intimidador e totalmente aberto, nos permitindo resolver as coisas que surgem de diversas formas. Ou seja, o jogo se adequa aos seus desejos e essa flexibilidade do game também torna seus sistemas meticulosos e implacáveis. 

Se você não está habituado com os RPGs grandiosos da Larian, Baldur’s Gate 3 será uma experiência meio… assustadora (eu que o diga). Dê um passo em falso, ative uma armadilha na hora errada, olhe para um orc da maneira errada e você pode simplesmente desencadear uma batalha caótica. Falando assim, parece ser uma verdadeira loucura o jogo. Mas é aí que você se engana. Boa parte dos sistemas são explicados, mas algumas coisas simplesmente são aprendidas pela prática, e aí é bem fácil se ferrar com uma classe que você não gosta ou um personagem personalizado sem sal.

E para ajudá-lo a se afogar com tantas informações que surgem ao longo do jogo, fizemos uma lista marota com 7 coisas das quais você deve estar atento em suas primeiras horas no mundo mágico de Baldur’s Gate 3. Confira!

Não gostou do seu personagem? Isso pode ser um problema… ou não

Ao fazer seu personagem, escolher cabelo e toda a parte física, você não terá como mudar isso no início da aventura. Após escolher sua raça e outras características, você ficará preso a eles por um tempo… A menos que você tenha comprado a Digital Deluxe Edition do jogo, que traz um item especial chamado Mask of the Shapeshifter (ou Máscara do Metamorfo). A máscara, que na realidade é um capacete, faz seu personagem ter o feitiço Metamorfose, que permite que seu avatar tenha a habilidade temporária de se transformar em qualquer raça e gênero, adotando até os bônus raciais únicos. Não resolve o problema em definitivo, mas já é algo.

Vale ressaltar que a única coisa que você pode mudar desde o início em Baldur’s Gate 3 sem precisar deste item é sua classe de personagem. Você faz isso recrutando um NPC para o seu acampamento, o necromante Withers. Depois de encontrá-lo, ele mudará sua classe a qualquer momento. Mas claro, tudo tem seu preço…

baldur's gate 3
Imagem: Divulgação

As verificações de percepção acontecem automaticamente

Uma característica que não é muito bem explicada em Baldur’s Gate 3 são as constantes verificações que rolam em segundo plano. A verificação automática mais comum que você encontrará é a de percepção, que geralmente determina se um item obscurecido, interruptor secreto ou entrada de caverna oculta se revele ou não aos seus personagens. Assim, cada membro do grupo fará uma verificação individual e você basicamente terá que cruzar os dedos para que alguma delas seja bem-sucedida.

Se todos falharem, realmente, não era para ser. Ainda assim, preste muita atenção no que está sendo revelado em uma verificação bem-sucedida. Afinal de contas, com a grandeza dos mapas e tantos detalhes, acabamos nos perdendo ou simplesmente deixamos passar.

baldur's gate 3
Imagem: Divulgação

Salvar o jogo após conflitos pode ser algo útil?

Claramente que sim, e é essencial fazer isso periodicamente. Baldur’s Gate 3 é um jogo difícil e cheio de variáveis, e salvar entre um ponto e outro para não correr o risco de acabar com toda a aventura não é problema, mas uma medida de cautela necessária. Eu mesmo ao iniciar a aventura consegui a proeza de derrubar uma pedra em cima da metade dos meus personagens. Os outros dois caíram em um buraco repleto de inimigos. Ou seja, fim da linha nas duas primeiras horas de jogo. Felizmente, eu havia feito o salvamento antes, pois esta era uma situação inviável de se resolver.

Contudo, embora eu ainda acredite que contornar algumas situações seja realmente a ideia de um RPG tão perfeito quanto este, casos como esse são causas perdidas. Em alguns momentos, Baldur’s Gate 3 te ferra de maneiras que você não poderia ter previsto (ou poderia, vai saber). E ele raramente salva automaticamente, então você pode e deve apertar a tecla F5 após a maioria dos desafios. 

Salvar ou invadir Emerald Grove?

O primeiro grande momento de dificuldade em Baldur’s Gate 3 acontece quando chegamos em Emerald Grove, em 3 ou 4 horas de jogo. Você é apresentado a duas opções: ficar do lado dos habitantes do bosque e tomar um acampamento goblin próximo ou assumir o controle do bosque para si mesmo. Ambas escolhas trazem consequências diferentes (que vale a pena você explorar, diga-se de passagem), mas de qualquer maneira, você terá um grande embate pela frente. 

Uma dica é manter Não posso enfatizar demais o quão útil é manter a personagem Shadowheart em seu grupo no início da aventura, pois ela conta com habilidades excelentes de magia e cura, e enfrentar vários goblins sem isso é pedir para ser massacrado, especialmente porque as poções de cura não são itens fáceis de se achar por aí.

baldur's gate 3
Imagem: Divulgação

O que é vantagem e como posso obtê-la?

Vantagem é um conceito já difundido em RPGs D&D utilizado também por Baldur’s Gate 3, que dá aos personagens um bônus em testes de habilidade com base em circunstâncias ou habilidades especiais. Quando você rola o dado com vantagem, você rola com dois D20s em vez de um, e o que rolar o número mais alto é o que contará para a ação.

Em Baldur’s Gate 3, a vantagem é mais frequentemente concedida durante os combates, mas também pode surgir em algumas ações como arrombar uma porta. Atacar um personagem enquanto se esconde dá a você vantagem para acertá-lo, e os ladinos também recebem bônus especiais de ataque furtivo nesta situação. Em alguns momentos da aventura, Baldur’s Gate 3 também lhe dará vantagem em testes de fala, conhecimento ou sabedoria na conversa. 

O que é inspiração e devo usá-la?

A inspiração é uma recompensa que os membros do seu grupo recebem por fazer ou dizer coisas que se alinham com seus personagens. Sendo assim, você definitivamente deveria estar usando-a. Um exemplo: quando você falha em uma rolagem fora de combate, pode ganhar um ponto de inspiração para rolar novamente. Você pode ver quantos pontos de inspiração seu grupo tem na tela do personagem e até mesmo ler sobre o que você fez para adquiri-los. Sendo assim, use a inspiração sempre que ela puder te ajudar.

baldur's gate 3
Imagem: Divulgação

Como ser furtivo

Esgueirar-se em Baldur’s Gate 3 é uma tarefa irritantemente inconstante. Você pode entrar no modo furtivo a qualquer momento apertando a tecla C, mas há condições que farão com que essa habilidade falhe: se um personagem está olhando para você (o que é óbvio), se você falhar em um teste furtivo ao adentrar na linha de visão de alguém ou se você quebrar a furtividade realizando uma ação barulhenta.

Utilizar o modo stealth é uma ótima maneira de começar uma luta, porque você sempre a iniciará com vantagem sobre os inimigos que não estão cientes de você, mas isso pode não adiantar muito contra grandes grupos. Qual é a ideia aqui? Busque começar toda luta de maneira furtiva e fora da linha de visão de qualquer pessoa, se esgueirando nesta situação apenas se for algo absolutamente necessário (ou se você estiver invisível). E sim, há uma boa chance do modo furtivo falhar. Ah, e NÃO TENTE fazer isso durante o combate, pois você perderá um ponto de ação à toa.

Sobre Baldur’s Gate 3

Baldur’s Gate 3 é um RPG da nova geração situado no mundo de Dungeons and Dragons e oferece aos jogadores uma ampla seleção de raças e classes do D&D, ou a opção de criar um personagem original. A trama envolve amizade, traição, sacrifício, sobrevivência e tentação pelo poder absoluto em meio a um conflito entre demônios, divindades e forças sobrenaturais sinistras. Os jogadores podem jogar sozinhos, escolhendo cuidadosamente seus companheiros, ou com até quatro amigos no modo multijogador.

Os jogadores interessados já podem pré-encomendar a edição Deluxe ou a edição de colecionador, ambas disponíveis na PlayStation Store. A edição Deluxe inclui um pacote de canções tocáveis de Bard, uma skin exclusiva de dados, uma bolsa de aventureiro, o download digital da trilha sonora original, um livro de arte e folhas de personagem, além de acesso antecipado de 72 horas ao ato 1 do jogo. A edição de colecionador inclui todos os itens da Deluxe, além de um mapa de pano de Faerûn, um conjunto de folhas de personagem inspirado em D&D, um chaveiro de girino de metal, um pacote Magic: The Gathering e um diorama de batalha de 25cm com o Devorador de Mentes vs. Drow.

O game já está disponível para PC, via SteamGOG.com e NVIDIA GeForce Now. Além disso, o título segue com lançamento previsto para PlayStation 5 para o dia 6 de setembro e também está em desenvolvimento para Xbox Series X|S.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.