Baldur’s Gate 3: veja lista com todos os detalhes das 11 raças
Escolher com qual das 11 raças iniciara a aventura em Baldur’s Gate 3 é uma das decisões mais importantes que você fará. Enquanto sua classe determina como você luta, sua raça determina como você se encaixa entre as várias civilizações encontradas em Forgotten Realms. Desta maneira, escolher a raça de seu personagem molda muito sobre quem você é, de onde você é e como os outros o percebem, e tudo isso traz impactos para o jogo, apresentando rivalidades, benefícios e várias outras coisas. Elfos, por exemplo, têm a vantagem Ascendência Feérica, que lhes dá defesa extra contra feitiços, além de serem imunes a feitiços de sono, enquanto o recurso racial Sentidos Aguçados lhes dá uma proficiência automática em Percepção.
Com 11 raças e 33 sub-raças entre elas, há muito o que aprender em Baldur’s Gate 3. Portanto, familiarize-se com as diferentes vantagens de cada raça nesta lista, para ter uma boa noção de que tipo de personagem se enquadra melhor em seu jogo.
Humano
Os humanos são a raça mais comum na terra de Faerûn. Conhecidos por serem inteligentes, tenazes e adaptáveis, eles também são pau para toda obra porque, em vez de favorecer certos valores de habilidade ou ter vantagens raciais especiais, os humanos simplesmente recebem um pequeno bônus para todos os seus valores de habilidade. Ou seja, é a classe mais balanceada em Baldur’s Gate 3.
- Bônus de habilidade: +1 em qualquer habilidade
Githyanki
Uma das raças específicas de D&D mais legais, os githyanki são orgulhosos, mas contam com um passado terrível, sendo escravizados pelos devoradores de mentes, vilões de Baldur’s Gate 3. Aqueles que escaparam da escravidão saqueiam e invadem lugares para sobreviver, contando com sua habilidade incomparável com armas. Os Githyanki são originários do Plano Astral, um dos muitos planos de existência no cenário de Forgotten Realms.
- Bônus de habilidade: Inteligência +1, Força +2
Características raciais:
- Maestria decadente: aprenda um idioma extra e torne-se proficiente com um conjunto extra de ferramentas.
- Prodígio Marcial: Proficiente com armaduras leves e médias, espadas curtas, espadas longas e espadas largas.
- Truque da Mão de Mago
- No nível 3: Um uso do feitiço Saltar por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Passo Nebuloso por descanso longo
Meio-orc
Os meio-orcs são uma raça mais bruta, mais inclinados a agir antes de pensar, sendo criaturas de intensa emoção que são impulsionadas por aquele fogo interior advindo de sua metade orc. As ideias de raça de D&D permanecem no mesmo padrão.
- Bônus de habilidade: Força +2, Constituição +1
Características raciais:
- Ataques Selvagens: Ao acertar um acerto crítico com uma arma corpo a corpo, você pode rolar um dado de dano adicional e adicioná-lo ao dano extra do acerto crítico.
- Resistência Implacável: Uma vez por dia, quando você for reduzido a 0 pontos de vida, você pode cair para 1 ponto de vida.
Tiefling
Tieflings são muitas vezes vítimas de violência e preconceito graças à sua pele vermelha e chifres imponentes – resultado de um antigo pacto que infundiu em sua linhagem a essência de Asmodeus, o senhor dos Nove Infernos. Embora esse pacto signifique que os tieflings são frequentemente párias ante as outras raças, ele também lhes dá algumas habilidades bem interessantes.
- Bônus de habilidade: Carisma +2
Características Raciais:
- Visão no Escuro: Você pode ver na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra, mas você não pode ver cores.
- Resistência Infernal: Você tem resistência a dano de fogo.
Sub-raças
Tiefling de Asmodeus
- Inteligência +1
- Truque de Taumaturgia
- No nível 3: Um uso do feitiço Repreensão Infernal por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Escuridão por descanso longo
Tiefling de Mefistófeles
- Inteligência +1
- Truque da Mão de Mago
- No nível 3: Um uso do feitiço Mãos Ardentes por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Lâmina de Fogo por descanso longo
Tiefling de Zariel
- Força +1
- truque de taumaturgia
- No nível 3: Um uso do feitiço Destruição Abrasadora por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Golpe de Marca por descanso longo
Anão
Turbulentos, gananciosos, profundamente protetores de suas tradições e sempre ansiosos para cortar um goblin ou orc em dois, os anões de Baldur’s Gate 3 seguem à risca o padrão já conhecido do sistema D&D.
- Bônus de habilidade: +2 Constituição
Características raciais:
- Treinamento de Armas dos Anões: Proficiente com machados de mão, machados de batalha, martelos leves e martelos de guerra.
- Resiliência Anã: Vantagem em testes de resistência contra veneno e resistência a dano de veneno.
Sub-raças
Anão Dourado
- Sabedoria +1
- Dwarven Toughness: Seu máximo de pontos de vida é aumentado em 1, e aumenta em outro 1 ponto de vida a cada nível ganho.
Anão do Escudo
- Força +2
- Proficiências em armaduras leves e médias
Elfo
Os elfos em Baldur’s Gate 3 praticamente cumprem todos os clichês da raça. Vivendo por milhares de anos, eles contam com um grande interesse e compreensão da magia em todas as suas formas e adoram atividades artísticas e a natureza.
- Bônus de habilidade: Destreza +2
Características raciais:
- Sentidos Aguçados: Proficiente com a habilidade Percepção.
- Ancestralidade Feérica: Vantagem em testes de resistência contra ser enfeitiçado, a magia não pode fazer você dormir.
- Treinamento de Armas Élficas: Proficiente com espadas longas, espadas curtas, arcos curtos e arcos longos.
- Visão no Escuro: Você pode ver na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra, mas você não pode ver cores.
Sub-raças
Elfo Altaneiro
- Inteligência +1
- Pode escolher 1 de 13 truques disponíveis
Elfo da Floresta
- Sabedoria +1
- Pés Ligeiros: Maior velocidade de caminhada base
- Máscara da Natureza: Proficiência em Furtividade
Meio-elfo
Os meio-elfos são versáteis e ambiciosos, geralmente se destacando em tudo o que decidem seguir. Mas sua herança dividida cria muita tensão para eles enquanto lutam para se encaixar na sociedade humana ou élfica, forçando os meio-elfos a se afastarem de ambos, mostrando os preconceitos no mundo de D&D.
- Bônus de habilidade: Carisma +2; 2 pontos de habilidade extras para gastar em qualquer outra habilidade
Características Raciais:
- Ancestralidade Feérica: Vantagem em testes de resistência contra ser enfeitiçado, a magia não pode fazer você dormir.
- Visão no Escuro: Você pode ver na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra, mas você não pode ver cores.
Sub-raças
Meio-elfo Altaneiro
- Um truque bônus de 13 truques disponíveis
Meio-elfo da Floresta
- Pés ligeiros: Maior velocidade de caminhada base
- Máscara da Natureza: Proficiência em Furtividade
Meio-elfo Drow
- Luzes Bruxuleantes
- No nível 3: Um uso do feitiço Fogo Feérico por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Escuridão por descanso longo
Drow
Os drows são outra raça de Faerûn amplamente desprezada. Eles vivem no subsolo em uma sociedade brutal governada por matriarcas traiçoeiras. Porém, alguns drow abandonaram essa vida e decidiram ir para a superfície, embora sejam odiados por todas as outras raças. Suas sub-raças têm os mesmos bônus, mas representam um cisma cultural.
- Bônus de habilidade: Carisma +1, Destreza +2
Características Raciais:
- Visão no Escuro Superior: Você pode ver no escuro dentro de 24m
- Treinamento de Arma Drow: Proficiência com floretes, espadas curtas e bestas de mão.
- Ancestralidade Feérica: Vantagem em testes de resistência contra ser enfeitiçado, a magia não pode fazer você dormir.
Sub-raças
Drow Jurado a Lolth
- Luzes Bruxuleantes
- No nível 3: Um uso do feitiço Fogo das Fadas por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Escuridão por descanso longo
Drow Seldarine
- Luzes Bruxuleantes
- No nível 3: Um uso do feitiço Fogo das Fadas por descanso longo
- No nível 5: Um uso do feitiço Escuridão por descanso longo
Halfling
Os halflings gostam de bebidas e companhia. Por serem extremamente ágeis, eles são ladrões naturais, mas também são surpreendentemente difíceis de derrubar em uma luta.
- Bônus de habilidade: Destreza +2
Características Raciais:
- Sorte: Se você rolar um 1 em um d20 para um ataque, teste de habilidade ou teste de resistência, você pode rolar novamente uma vez e deve usar o valor da segunda jogada.
Sub-raças
Halfling Pé-ligeiro
- Carisma +1
- Naturalmente Furtivo: Proficiente na habilidade Furtividade.
Halfling Coração Forte
- Constituição +1
- Resiliência de Coração Forte: Vantagem em testes de resistência contra veneno, resistência a dano de veneno.
Gnomo
Curiosos, inventivos e mágicos, os gnomos foram a primeira raça adicionada a Baldur’s Gate 3 depois que ele entrou no acesso antecipado.
- Bônus de habilidade: Inteligência +2
Características Raciais:
- Astúcia de Gnomo: Vantagem em todos os testes de resistência baseados em inteligência, sabedoria e carisma contra magia.
Sub-raças
Gnomo das Profundezas
- Destreza +1
- Visão no Escuro Superior: Pode ver no escuro dentro de 24m
- Camuflagem de Pedra: Vantagem em testes de Furtividade
Gnomo das Florestas
- Destreza +1
- Visão no Escuro: Você pode ver na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra, mas você não pode ver cores.
- Feitiço Falar com Animais
Gnomo das Rochas
- Constituição +1
- Visão no Escuro: Você pode ver na penumbra a até 18 metros como se fosse luz plena e na escuridão como se fosse penumbra, mas você não pode ver cores.
- Conhecimento do Artífice: Adicione 2x o bônus de proficiência aos testes de História.
Draconato
Os draconatos vieram de outro mundo no cenário Forgotten Realms e, como seria de esperar do nome, compartilham uma linhagem com dragões. As relações familiares não são calorosas: em seu mundo natal, os draconatos passaram por milênios em servidão aos dragões. Compreensivelmente, eles não tendem a pensar com carinho nas variedades dracônicas maiores. As 10 diferentes sub-raças draconatas refletem sua linhagem dracônica, que afeta suas resistências elementares e o dano de seu sopro.
- Bônus de habilidade: Força +2, Carisma +1
Características Raciais:
- Sopro: Você pode exalar energia destrutiva, com o tipo de dano e área de efeito determinados por sua sub-raça. O dano aumenta conforme seu nível aumenta.
Sub-raças
Há uma sub-raça Dragonborn para cada linhagem dracônica: Preto, Azul, Latão, Bronze, Cobre, Verde, Prata, Ouro, Vermelho e Branco. Cada sub-raça e linhagem é resistente a um tipo de dano associado e concede efeitos únicos ao sopro do Dragonborn.
Sobre Baldur’s Gate 3
Baldur’s Gate 3 é um RPG da nova geração situado no mundo de Dungeons and Dragons e oferece aos jogadores uma ampla seleção de raças e classes do D&D, ou a opção de criar um personagem original. A trama envolve amizade, traição, sacrifício, sobrevivência e tentação pelo poder absoluto em meio a um conflito entre demônios, divindades e forças sobrenaturais sinistras. Os jogadores podem jogar sozinhos, escolhendo cuidadosamente seus companheiros, ou com até quatro amigos no modo multijogador.
Os jogadores interessados já podem pré-encomendar a edição Deluxe ou a edição de colecionador, ambas disponíveis na PlayStation Store. A edição Deluxe inclui um pacote de canções tocáveis de Bard, uma skin exclusiva de dados, uma bolsa de aventureiro, o download digital da trilha sonora original, um livro de arte e folhas de personagem, além de acesso antecipado de 72 horas ao ato 1 do jogo. A edição de colecionador inclui todos os itens da Deluxe, além de um mapa de pano de Faerûn, um conjunto de folhas de personagem inspirado em D&D, um chaveiro de girino de metal, um pacote Magic: The Gathering e um diorama de batalha de 25cm com o Devorador de Mentes vs. Drow.
O game já está disponível para PC, via Steam, GOG.com e NVIDIA GeForce Now. Além disso, o título segue com lançamento previsto para PlayStation 5 para o dia 6 de setembro e também está em desenvolvimento para Xbox Series X|S.