Placa de vídeo: Confira 8 dicas para melhorar o desempenho da sua!

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes do seu computador, especialmente para jogadores. É responsável pelo processamento gráfico e pode ter um grande impacto no desempenho dos seus jogos. Se a sua GPU estiver funcionando abaixo do ideal, você pode enfrentar problemas como queda de quadros, gráficos instáveis ​​e problemas de desempenho. Felizmente, existem várias maneiras de melhorar o desempenho da sua placa de vídeo e esta lista trará oito dicas úteis muito úteis para isso. Confira!

1 – Atualize os drivers

Uma dica banal, mas útil, é manter os drivers da sua placa de vídeo estejam atualizados. Drivers desatualizados podem afetar o desempenho do hardware. Aliás, algumas atualizações costumam apresentar problemas em certos jogos. Desta forma, é importante manter os drivers atualizados sim, mas sempre que notar algum problema, certifique-se de procurar informações.

dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
A NVIDIA oferece atualização automática através do GeForce Experience. (Imagem: Divulgação)

2 – Ajuste as configurações de vídeo

Ajuste as configurações de vídeo do jogo para melhorar o desempenho da placa de vídeo. Isso pode incluir diminuir a qualidade gráfica, desativar efeitos visuais e reduzir a resolução.

dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
Todas as configurações devem ser observadas para que a placa de vídeo e o monitor entreguem 100%. (Imagem: Divulgação)

3 – Overclock

Você pode tentar fazer um overclock na placa de vídeo para melhorar o desempenho. Porém, é importante ter cuidado ao fazer isso e seguir as instruções do fabricante para evitar danos ao hardware. Uma sugestão de programa para isso é o MSI Afterburner, sendo útil para monitorar e também para ajustar o overclock.

dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
O MSI Afterburner é ótimo para monitorar todo o seu computador. (Imagem: Divulgação)

4 – Resfriamento adequado

Certifique-se de que sua placa de vídeo esteja recebendo resfriamento adequado para evitar superaquecimento e, consequentemente diminuição do desempenho e até mesmo congelamentos e reinicializações. Assim verifique sempre se os coolers estão funcionando corretamente e limpe as poeiras para garantir uma boa circulação de ar. Além disso, monitore as temperaturas de todo o seu hardware. Essa medida pode ajudar a entender de onde estão surgindo eventuais alguns problemas.

5 – Use ferramentas de otimização

Existem várias ferramentas de otimização da placa de vídeo disponíveis que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho. No entanto, certifique-se de usar uma ferramenta confiável e segura e siga as instruções cuidadosamente.

6 – Atualize todo o PC

Se você estiver enfrentando problemas de desempenho com sua placa de vídeo, pode ser necessário atualizar outros componentes do seu computador, como processador, memória RAM ou fonte de alimentação, para obter o melhor desempenho. A placa precisa trabalhar em sinergia com todas as peças, portanto não adianta ter um PC antigo com uma GPU, pois isso trará o famigerado gargalo.

7 – Reduza a carga de trabalho

Se você estiver executando muitos aplicativos ao mesmo tempo, pode haver uma carga de trabalho excessiva para sua placa. Portanto, feche outros aplicativos e mantenha apenas o jogo em execução para melhorar o desempenho da placa de vídeo.

8 – Se necessário, faça o undervolt em sua placa de vídeo

O undervolt consiste em reduzir a voltagem da placa de vídeo, permitindo que ela trabalhe em temperaturas menores e, consequentemente, com mais estabilidade. Esta tática é excelente para pessoas que vivem em cidades de altas temperaturas. A técnica pode ser feita através do já citado MSI Afterburner. Ao abrir o programa, aperte “Ctrl+F”, para ver a curva de voltagem. Para ajustar a curva sem precisar ir de pontinho a pontinho, clique e aperte “L”. Existem vários tutoriais na internet explicando como fazer a técnica, portanto vale uma pesquisa mais detalhada.

dicas para melhorar o desempenho da placa de vídeo
O undervolt pode melhorar o desempenho, reduzindo consumo e temperatura, ganhando certo desempenho e longevidade. (Imagem: Divulgação)

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.