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‘83 revela novo episódio da série Developer Tapes e três mapas

Blue Dot Games revelou nesta quarta-feira, 22, que ‘83, jogo de tiro tático em primeira pessoa com batalhas de 40 contra 40 que será lançado para PC via Steam, recebeu o quarto episódio da série Developer Tapes. O novo vídeo destaca três mapas que estarão disponíveis no lançamento do Acesso Antecipado do título.

Conflito global em três frentes de batalha

O primeiro mapa apresentado é Fulda Gap, localizado na Alemanha Ocidental, conhecido como o ponto mais provável de início da Terceira Guerra Mundial. O cenário é palco de intensos confrontos entre as forças da OTAN e o exército soviético, que avança com tanques e artilharia pesada. O terreno diversificado, com colinas, cidades fortificadas, florestas densas e campos abertos, cria uma dinâmica de combate variada, exigindo coordenação entre equipes e domínio tático para manter as linhas de defesa.

No extremo norte, o jogo leva os jogadores até um fiorde norueguês, um ponto estratégico vital devido à proximidade com bases navais soviéticas e rotas marítimas do Atlântico. Enquanto os soviéticos tentam dominar as rotas marítimas e cortar os reforços da OTAN para a Europa Ocidental, as forças aliadas buscam assegurar o território antes da ofensiva inimiga. O terreno montanhoso e acidentado favorece batalhas verticais e exige flexibilidade das equipes, com combates intensos em bunkers escavados nas rochas e instalações costeiras.

O terceiro mapa é Duga, inspirado no famoso radar soviético de detecção de mísseis conhecido como “Woodpecker”. No universo de ‘83, o local serve como um importante centro de comando e controle dentro da rede de alerta antecipado da União Soviética. O mapa combina áreas abertas de floresta com combates fechados em torno das estruturas do radar, promovendo uma mistura de tiroteios a longa distância e batalhas corpo a corpo. Coordenação e furtividade são essenciais para sobreviver nesse ambiente de tensão constante.

Realismo acessível e batalhas em larga escala

Segundo a Blue Dot Games, ‘83 foi construído com base no conceito de “realismo acessível”, buscando o equilíbrio entre autenticidade e diversão. O título promete partidas de 30 a 40 minutos com respawns rápidos, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação constante.

As armas e equipamentos foram recriados com base em modelos reais da década de 1980, incluindo detalhes como superaquecimento de canos e necessidade de apoio estável para disparos de metralhadora. Até mesmo o comportamento das munições segue uma lógica realista: balas restantes em carregadores parciais não são transferidas automaticamente entre recargas.

Com enfoque em estratégia, cooperação e ambientação autêntica, ‘83 oferece uma experiência tática e intensa, retratando um mundo à beira de um colapso nuclear.

Sobre ‘83

Sucessor espiritual de Rising Storm 2: Vietnam, desenvolvido anteriormente por parte da equipe do estúdio, ‘83 propõe um cenário hipotético de confronto direto entre forças da OTAN e do Pacto de Varsóvia. As batalhas acontecem em grandes campos de combate realistas, que vão desde fazendas fortificadas na Alemanha até fiordes nevados na Noruega.

O título promete armamentos, veículos e uniformes fiéis ao período, com armas que simulam comportamento, balística, penetração, recuo e manuseio inspirados em suas versões reais. Segundo o estúdio, o conceito de “realismo acessível” norteia o desenvolvimento, buscando equilíbrio entre autenticidade e jogabilidade.

As partidas duram, em média, de 30 a 40 minutos. A morte do jogador resulta em um tempo curto de espera antes do respawn, mas suficiente para impactar o rumo do combate. A comunicação e o trabalho em equipe serão essenciais, com líderes de esquadrão responsáveis por coordenar estratégias e orientar suas facções. Cada função, de atiradores a comandantes, terá papel importante para garantir a imersão e a rejogabilidade.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.