NotíciasPC

‘83 detalha modos de jogo Frontlines e Assault em novo vídeo da série Developer Tapes

Blue Dot Games divulgou nesta quarta-feira, 3, que ‘83, seu próximo shooter tático em primeira pessoa com confrontos 40v40 ambientado em uma versão alternativa de 1983, apresentou novos detalhes sobre os modos Frontlines e Assault por meio do mais recente vídeo da série Developer Tapes. O conteúdo destaca o funcionamento dos dois modos centrais do título, que exigem coordenação, comunicação e estratégia, mas apresentam objetivos distintos.

Detalhes do modo Frontlines

Frontlines é um modo dinâmico em que duas equipes disputam o controle de uma sequência linear de objetivos distribuídos pelo mapa. Cada lado possui uma base fortificada que serve como ponto principal de surgimento de infantaria e veículos.

À medida que o território avança em tempo real, a posição onde líderes de esquadrão e comandantes podem instalar pontos de surgimento também muda, sendo removidos caso fiquem atrás das linhas inimigas. As equipes começam com um número fixo de tickets de respawn, com papéis como Squad Leaders e Commanders consumindo mais tickets. Quando uma equipe esgota seus tickets, não pode mais retornar ao combate.

As partidas iniciam com um conjunto equilibrado de objetivos neutros que devem ser conquistados em sequência. Alguns deles podem se ramificar, permitindo cercos e rotas alternativas. O modo possui tempo limitado, e condições de desempate determinam o vencedor caso nenhuma equipe complete sua cadeia de objetivos.

Detalhes do modo Assault

Assault apresenta uma disputa assimétrica em que uma equipe avança em direção a uma série de objetivos enquanto a outra os defende, seguindo um fluxo linear. Diferentemente de Frontlines, o território não retrocede; após a captura de um ponto, ele é bloqueado até o fim da rodada e o próximo é ativado.

A vitória pode ocorrer de duas formas: eliminando completamente a equipe adversária após o esgotamento dos tickets de respawn, ou — no caso dos defensores — resistindo até o fim do tempo. Caso o objetivo final esteja em disputa quando o tempo se esgota, a partida entra em prorrogação. O modo ocorre em duas rodadas, com as equipes alternando papéis, e um tiebreaker é acionado se cada time vencer uma rodada.

Sobre ‘83

‘83 é desenvolvido com foco em “realismo acessível”, mantendo fidelidade histórica até o ponto em que não compromete o ritmo da partida. As partidas duram em média entre 30 e 40 minutos, com penalidades curtas de morte que ainda podem impactar o andamento da batalha. O game inclui armas e equipamentos da época, com comportamentos realistas, como superaquecimento de canos e supressores, necessidade de apoio para metralhadoras e gerenciamento físico de munição ao recarregar carregadores parcialmente usados.

O título se passa em um cenário alternativo onde a Guerra Fria evoluiu para um conflito aberto, oferecendo confrontos de grande escala com forte ênfase em coordenação entre jogadores.

‘83 teve o lançamento em Acesso Antecipado adiado para o início de 2026 para PC via Steam.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.