NotíciasNintendoPeriféricos e Hardware

ADATA anuncia cartão microSDXC otimizado para Switch 2

A ADATA Technology revelou nesta quarta-feira, 4, seu novo cartão de memória Premier Extreme microSDXC SD Express 7.1, projetado para atender às exigências de armazenamento do Nintendo Switch 2, que chega ao mercado nesta quinta-feira, 5. O novo console da Nintendo marca o início de uma nova geração, com melhorias significativas em desempenho gráfico e processamento, que resultam também em arquivos de jogos maiores e demandas mais intensas de leitura e gravação.

ADATA Premier Extreme microSDXC SD Express 7.1
Imagem: Divulgação

Com velocidades de leitura de até 800 MB/s e gravação de até 700 MB/s, o cartão da ADATA utiliza o padrão SD Express 7.1, baseado na interface PCIe Gen3 x1 e protocolo NVMe, oferecendo desempenho até 2,7 vezes superior ao dos cartões microSD UHS-II. Com capacidade de 512 GB, o Premier Extreme promete reduzir significativamente o tempo de download, instalação e atualização de jogos, além de agilizar a gravação de dados e vídeos em alta definição.

O cartão da ADATA incorpora o controlador SM2708 e foi validado com sucesso nos testes de compatibilidade com o Nintendo Switch 2. A proposta é garantir uma experiência fluida para os jogadores que explorarão títulos com requisitos técnicos mais exigentes, beneficiando-se da velocidade para otimizar todo o processo de instalação e execução dos jogos.

A chegada do Nintendo Switch 2 representa uma nova etapa no desenvolvimento de games portáteis, permitindo experiências mais ricas em conteúdo e visualmente mais complexas. Com isso, o armazenamento interno do console pode não ser suficiente para suportar os novos padrões, abrindo espaço para soluções de memória externas como o cartão SD Express da ADATA.

Crescimento da demanda com o modelo “Game-Key Card”

Além do aumento natural no tamanho dos jogos, a Nintendo está promovendo mudanças na forma de distribuição física com a introdução dos chamados “Game-Key Cards”. Diferente dos cartões físicos tradicionais, esses novos cartões funcionam como chaves de ativação e exigem o download quase completo do jogo a partir da internet.

Isso faz com que até jogadores que optam por versões físicas dependam fortemente do armazenamento interno ou de cartões de memória adicionais. Jogos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, por exemplo, requerem 16,3 GB de espaço, enquanto títulos como Cyberpunk 2077: Ultimate Edition demandam cerca de 59,4 GB.

Nesse cenário, a capacidade e velocidade oferecidas pelos cartões microSDXC SD Express 7.1 se tornam essenciais para garantir uma experiência de jogo fluida, com carregamentos rápidos, menor latência e agilidade no acesso a mundos abertos e conteúdos adicionais.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.