Battlefield 2042 anuncia atualizações de Classe e outras mudanças programadas
A Electronic Arts e a DICE compartilharam nesta quinta-feira, 21, alguns insights sobre seu trabalho na implementação de Classes em Battlefield 2042. No post no blog, a equipe detalha como eles trabalharam o feedback dos jogadores e jogadoras em seus planos. Confira um resumo do conteúdo abaixo!
Identidade de classe
Em um momento anterior, compartilhamos as formas com que visualizamos cada Especialista em uma determinada categoria de Classe para o retorno da jogabilidade de Classe. Desde então, temos feito mais mudanças de acordo com os comentários recebidos e com o que aprendemos nos testes de jogo. Hoje falaremos sobre nosso design mais recente, mostrando como cada Especialista se categoriza de acordo com a Classe e como esperamos que seja seu desempenho em Battlefield.
- ENGENHARIA: sabotagem de veículos e suporte – A Classe Engenharia gira em torno do apoio e combate a veículos.
- Boris, Crawford, Lis.
- RECONHECIMENTO: avistamento e detecção – A Classe Reconhecimento confere informações para si e para colegas de equipe a respeito de posições inimigas e alvos designados.
- Casper, Paik, Rao.
- SUPORTE: cura/reanimação/fornecimento de munição – A Classe Suporte fornece saúde, reanimações e munições para que colegas de equipe continuem ativamente na luta.
- Angel, Irish, Falck.
- ASSALTO: combate anti-infantaria de linha de frente – A Classe Assalto se especializa na luta contra a infantaria e brilha nas linhas de frente do combate.
- Dozer, Mackay, Sundance.
Os jogadores da comunidade alegaram, baseados nos designs iniciais, que a categorização por Classes dos Especialistas ainda pode ser aprimorada. Com essas opiniões, mais testes de jogo feitos com a participação do público, e a equipe fez várias alterações importantes em Crawford e Irish.
Crawford
No caso de Crawford, foi percebido que havia um conflito de jogabilidade entre usar ofensivamente sua Vulcan Montada e ser enviado para reanimar demais pessoas. No momento, isso quer dizer que Crawford não consegue se dedicar totalmente ao seu papel de Suporte. De maneira semelhante a Boris, que também segue uma abordagem ofensiva com a Torreta SG-36, mudamos a Classe do Crawford para que ele tenha uma finalidade mais clara em Battlefield.
Foi observado que os jogadores e jogadoras fizeram comentários parecidos sobre qual seria o melhor papel para ele, e com mais alguns testes foi decidido que seria melhor colocar Crawford no papel de Engenharia e, assim, obter um fluxo de jogabilidade mais suave permitindo que ele dê enfoque ao suporte ofensivo.
Irish
No caso do Irish, foi reconhecido que o design de sua Sentinela Defensiva APS-36 e da Cobertura Posicionável DCS dão mais benefícios para apoio à infantaria em vez da assistência e combate de veículos. Irish foi transferido então ao papel de Suporte, que é onde ele pode dar enfoque à assistência e proteção de colegas de equipe em vez da eliminação de veículos inimigos. Com essa mudança, Irish protege sua equipe com sua Sentinela Defensiva, ao mesmo tempo lançando a Cobertura e reanimando aliados caídos.
De maneira geral, nos casos de Crawford e Irish, essas alterações significam que:
- Estão sendo trocadas suas respectivas Classes; Crawford se vai para a Engenharia e Irish se torna Suporte;
- Crawford ganha a Ferramenta de Reparo e Irish ganha o Desfibrilador como equipamentos de Classe;
- Irish recebe o Atributo “Ponto de Caixa” de Crawford, já que Crawford não consegue mais reanimar colegas;
- Crawford receberá um novo Atributo que ainda está sendo formulado.
Rao
Outro ponto comentado é o potencial de Rao na Engenharia, já que na jogabilidade atual ele vem sendo usado principalmente para derrubar veículos. Rao foi colocado em Reconhecimento para que atuasse em um papel disruptivo e como designador de alvos para que sua equipe pudesse eliminar alvos em sequência. Atualmente nem sempre fica claro para a equipe quem está sendo alvo de Rao, por isso a equipe de desenvolvimento está explorando formas de aprimorar suas oportunidades de trabalho em equipe.
Assim, Rao seguirá na Classe de Reconhecimento. E embora ele ainda possa ser eficaz contra veículos com seu acesso a C5, algumas mudanças serão feitas para reforçar suas capacidades de avistamento e detecção. Essas mudanças não terão impacto direto nas habilidades do Rao, mas sim na forma com que elas são comunicadas para sua equipe quando ele as usa. Por exemplo, quando Rao hackeia um alvo, colegas de equipe verão um grande indicador de interface mostrando que um alvo designado está sendo hackeado e pronto para ser derrubado.
Equipamentos de Classe
A estrutura dos Dispositivos de Classe e Equipamento ainda conta com alguns pequenos pontos de aprimoramento. As principais mudanças dizem respeito aos Dispositivos disponíveis. Por exemplo, com a nova estrutura de Classe estabelecida sabemos que haverá uma redução nos lança-foguetes disponíveis em Battlefield 2042 já que nem todo mundo vai querer jogar com alguém da Engenharia. Para evitar que os veículos se tornem dominantes, Battlefield 2042 seguirá com um fluxo equilibrado de jogabilidade com o ajuste dos Dispositivos disponíveis de antemão para garantir que contramedidas eficazes estejam ao alcance.
Essa é a nova visão geral da estrutura de Equipamentos de Classe:
- Equipamentos de Classe (sempre disponíveis);
- Assalto – Injeção Médica;
- Engenharia – Ferramenta de Reparo;
- Suporte – Desfibrilador;
- Reconhecimento – Sinalizador de Inserção;
- Dispositivos de Classe (você pode escolher 1);
- Assalto – Lança-granadas de Fumaça, Placa Blindada IBA, Explosivo C5, Claymore M18;
- Engenharia – Mina Antitanque, M5 Sem Recuo, Míssil Antiaéreo FXM-33, FGM-148 Javelin, Robô R.D.E.;
- Suporte – Caixa de Munição, Caixa Médica, Lança-granadas de Fumaça, Claymore M18;
- Reconhecimento – STTnT, Arma de Dardo Localizador, Claymore M18, Explosivo C5, Sensor de Proximidade, Designador SOFLAM;
- Arremessáveis (você pode escolher 1);
- Assalto – Granada de Fragmentação, Granada de Fumaça, Granada de Concussão, Granada Incendiária;
- Engenharia – Granada de Fragmentação, Granada de Fumaça, Granada EMP, Granada Incendiária;
- Suporte – Granada de Fragmentação, Granada de Fumaça, Granada EMP, Granada Incendiária;
- Reconhecimento – Granada de Fragmentação, Granada de Fumaça, Granada EMP, Granada Incendiária.
Restrições de arma
No momento, Especialistas têm acesso a todas as armas, sem restrições de escolha de arma no Equipamento. Porém, parte dos jogadores gostam de ter acesso a todas as armas, enquanto outros preferem ter armas fixas da Classe que estiver jogando para ajudar a reforçar a Identidade de Classe.
Apesar da equipe estar focada em estruturar melhor a jogabilidade com uma reformulação das Classes, ela acredita que adicionar restrições de arma não seja a alteração a ser feita em sua forma atual de jogar Battlefield 2042 e na jogabilidade de Especialistas. Contudo, os desenvolvedores concordam que usar uma arma que pertença à Classe precise ser algo mais significativo. Por isso, será adicionado um novo sistema que, por enquanto, é chamado de Proficiências de Classe de Arma. Abaixo segue um exemplo desse sistema e das opções exploradas pela equipe de Battlefield 2042:
- A Classe Reconhecimento é conhecida por usar fuzis de precisão em Battlefield 2042. Sua proficiência nesse tipo de arma é melhor que a de Especialistas de Assalto, que são competentes no uso de fuzis de assalto. Embora a Classe Reconhecimento ainda tenha acesso a todas as armas desse novo sistema, agora ela se beneficia do manuseio de fuzis de precisão segurando o fôlego automaticamente por muito mais tempo ao mirar.
- A proposta para o design desse novo sistema é ajudar a reforçar seu papel em Battlefield 2042 fazendo também com que ele fique mais fácil de ser compreendido pelos demais pessoas. Isso levará a melhor balanceamento e mais trabalho em equipe, mantendo a liberdade de escolha atual de que grande parte gosta e com a qual já têm o costume. Sentimos que essa é a melhor forma de dar maior sentido às armas específicas das Classes.
Sobre Battlefield 2042
No mundo de Battlefield 2042, o mundo está à beira do caos. A escassez de alimentos, energia e água limpa levou a dezenas de nações à falência, criando a maior crise de refugiados da história da humanidade. Entre esses Apátridas estão famílias, fazendeiros, engenheiros – e até soldados. Em meio a essa crise, os Estados Unidos e a Rússia levam o mundo a uma guerra total. Especialistas sem pátria se unem aos dois lados da guerra, não lutando por uma bandeira, mas pelo futuro do seu próprio povo.
Por fim, o game também inclui eventos em tempo real que remodelam o campo de batalha e o combate tático, como furacões. Armas, veículos e dispositivos totalmente novos dão aos jogadores a liberdade de serem estratégicos e criarem de cair o queixo.
Confira nossa review de Battlefield 2042!
Battlefield 2042 chega com sete mapas no lançamento, que permitirão que até 128 jogadores joguem juntos nos consoles da nova geração e no PC. Assim como a franquia já oferece, será possível personalizar armas, dispositivos e veículos ainda em batalha. A chegada do novo sistema Especialista permitirá que os jogadores escolham seu papel no campo de batalha e formem esquadrões manualmente. Isso significa que, baseado nas quatro classes de Battlefield 2042, os Especialistas têm uma especialidade e característica únicas, mas todo o loadout é totalmente personalizável. Assim, ao escolher e equipar seu especialista, os jogadores poderão criar sinergias dentro de seu esquadrão e se capacitar para enfrentar qualquer situação de batalha.
Por fim, o game conta três edições para compra: Standard, Gold e Ultimate, que já estão disponíveis para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, via Steam, Epic Games Store e Origin.