Acessibilidade: Microsoft lança controle adaptável Xbox no Brasil

O controle adaptável Xbox foi oficialmente lançado no mercado brasileiro graças à parceria entre a Microsoft Brasil, uma importadora e varejistas nesta terça-feira (20). Vendido no Brasil pelo preço inicial de R$ 999,00, o controle adaptável Xbox foi projetado com pessoas com deficiência em mente na tentativa de transformar videogames mais acessíveis e, consequentemente, mais inclusivos. O acessório é compatível com consoles Xbox One, Xbox Series X|S e com o sistema operacional Windows 10.

A página oficial do produto explica mais a seu respeito, contudo destacamos as principais características do controle adaptável Xbox nesta notícia.

Trailer de lançamento do controle adaptável Xbox em 2018, dublado e legendado em português do Brasil. (Vídeo: Divulgação/Microsoft)

Mas quais fatores foram responsáveis para trazer o controle adaptável ao Brasil? Em primeiro lugar e de acordo com o anúncio da própria Microsoft, o lançamento faz parte do compromisso da empresa em promover diversidade e inclusão por meio da tecnologia.

Além disso, desde 2020, o braço no país conta com o plano Microsoft Mais Brasil, cujos objetivos – entre outros – são contribuir com uma maior inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto de apoio à retomada econômica do país e com programas de sustentabilidade. 

Parcerias para trazer o controle adaptável Xbox ao Brasil

Desta maneira, o plano Microsoft Mais Brasil seria o ponto de partida para que os interesses da Microsoft Brasil convergissem com a Allied Distribuidora e varejistas como Amazon, B2W (responsável pelas lojas Americanas, Submarino, Shoptime) e Kabum. A parceria trouxe o controle adaptável Xbox ao Brasil por R$ 999,00 em 20 de abril de 2021.

Mais sobre controle adaptável Xbox e como funciona

Lançado originalmente em setembro de 2018 por US$ 99,99, o controle adaptável Xbox é resultado de um projeto iniciado pela Microsoft em 2015. A intenção era ajudar a melhorar a acessibilidade em entradas de comandos nos jogos eletrônicos.

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Durante eventos hackathon, o protótipo foi aperfeiçoado utilizando componentes e acessórios de outras marcas já conhecidos de jogadores com deficiência. Para a versão final do produto, a Microsoft envolveu jogadores com deficiência no desenvolvimento, assim como marcas fabricantes de acessórios para acessibilidade e grupos sem fins lucrativos e de pesquisa no campo da acessibilidade, entre eles SpecialEffect, Warfighter Engaged e The AbleGamers Foundation.

A fundação AbleGamers, aliás, tem uma conta brasileira no Twitter e Christian Bernauer é o seu representante por aqui. No vídeo abaixo ele ressalta como a embalagem do controle adaptável Xbox traz o conceito da acessibilidade por não ter partes presas e ser aberta com facilidade.

Como Bernauer explica, o controle adaptável Xbox é um controle de base e tem funções limitadas, porém a ideia geral é de que ele substitua todas as 16 operações de entrada de um controle convencional. Mas como?

O segredo está no painel traseiro: uma série de saídas P2 (aquelas iguais às de fone de ouvido) e portas USB mapeadas para todos os botões de um controle Xbox, permitindo que usuários conectem botões, joysticks, interruptores e diversos outros acessórios personalizados para terem um controle moldado que atenda às necessidades.

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Assim, jogadores com deficiência farão uso do Xbox Accessories nos consoles Xbox ou no Windows 10 – um aplicativo para remapear todas as funções do controle adaptável que permite, além de salvar vários perfis diferentes, a alternância instantânea entre três deles.

O controle adaptável Xbox também é conhecido como controle adaptativo Xbox ou, em inglês, Xbox Adaptive Controller. Para saber mais, visite a página oficial.

Finalmente e como uma curiosidade, o controle adaptável Xbox entrou para a exibição permanente do museu britânico V&A, o principal em arte, design e desempenho no mundo sobre objetos contemporâneos responsáveis por refletir momentos históricos no campo do design e da tecnologia. Não só isso, mas a revista estadunidense Time nomeou o controle adaptável Xbox como uma das melhores invenções de 2018.

Carlos Maestre

Jornalista que passou a pesquisar acessibilidade digital pela constante necessidade de inverter o eixo Y - desde GoldenEye 007. Cresceu com a Nintendo e fã da (atual) Microsoft, quer a velha Rare de volta. Além de achar divertido caçar conquistas, sofrerá uma intervenção a qualquer instante por culpa de Stardew Valley.