Sony revela design e detalhes do novo controle VR para PS5

A Sony anunciou nesta quinta-feira, 18, detalhes sobre o novo PlayStation VR, que será lançado para o PlayStation 5. Desta vez, a empresa apresentou o controle VR, que terá um papel essencial na experiência dos jogadores. A ideia da Sony é que ele atenda à missão de alcançar um senso de presença muito mais profundo e com uma maior sensação de imersão nas experiências de realidade virtual, se baseando na inovação que foi o DualSense. Com isso, ele chega em um novo formato, de orbe, permitindo um maior grau de liberdade ao jogador. Veja!

PlayStation VR
PlayStation VR
PlayStation VR
PlayStation VR

O novo design, de acordo com a Sony, permitirá aos jogadores segurar o controle VR de uma forma natural, jogando com mais liberdade. Assim, não há restrições em como movimentar as mãos, e os desenvolvedores poderão criar experiências exclusivas de jogabilidade. A ergonomia também garante que ele será confortável para ambas as mãos, com dados coletados a partir de testes feitos com usuários. “O resultado é um design icônico que mudará a maneira como os jogos de realidade virtual são jogados”, diz o comunicado da empresa.

Aliado à nova aparência, os jogadores também ganharão novos recursos. Entre os destaques estão os gatilhos adaptáveis em ambos os controles e a resposta tátil, que já fazem parte do DualSense. Além disso, ele chega com um sistema que detecta os dedos do jogador, sem a necessidade de pressionar, bastando encostar. Funcionará para o polegar, o indicador ou o dedo médio e vai permitir que o jogador faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.

A movimentação in-game também será definida através do novo controle VR. O controle esquerdo virá com um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. Já o controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo. Ambos terão um anel, que servirá para acompanhar o movimento dos jogadores.

Lançado em outubro de 2016 para PlayStation 4, o último modelo do PlayStation VR conta com uma biblioteca com alguns títulos populares, como Astro Bot: Rescue MissionTetris EffectBlood & TruthMossBeat Saber e Resident Evil 7: Biohazard. O acessório foi lançado no Brasil no fim de 2017, custando R$ 2999,00.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.