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Dead by Daylight lança oficialmente colab com Five Nights at Freddy’s

Behaviour Interactive lançou nesta terça-feira, 17, o novo capítulo de Dead by Daylight, desta vez em colaboração com Five Nights at Freddy’s, uma das franquias de terror mais populares dos últimos anos. Intitulado Dead by Daylight: Five Nights at Freddy’s, o conteúdo já está disponível para todas as plataformas compatíveis e marca a chegada de um dos vilões mais aguardados pelos fãs: Springtrap.

Dead by Daylight x Five Nights at Freddy’s
Imagem: Divulgação

Springtrap entra no Reino da Entidade

O novo capítulo adiciona Springtrap como o mais novo Assassino jogável. Desde o anúncio da colaboração, a comunidade demonstrou grande expectativa, que aumentou ainda mais com a disponibilização da versão de testes (PTB), na qual os jogadores puderam experimentar em primeira mão a jogabilidade baseada em sustos e perseguições.

Segundo Jay Guzzo, designer responsável por Springtrap, o principal desafio foi adaptar a essência de Five Nights at Freddy’s — marcada por tensão estática e gerenciamento de recursos — ao estilo de ação contínua de Dead by Daylight. A solução veio por meio de mecânicas que misturam os dois estilos, oferecendo novas possibilidades tanto para sobreviventes quanto para assassinos.

Mecânica de Câmeras e Portas de Segurança

Um dos destaques do capítulo é a introdução das Security Doors, ou Portas de Segurança, que surgem no início da partida com sete unidades espalhadas pelo mapa, cada uma equipada com câmeras de vigilância. Essas câmeras podem ser acessadas pelos sobreviventes para monitorar áreas do mapa, enquanto tanto assassino quanto sobreviventes podem utilizar as portas para se teleportar, alterando a dinâmica tradicional do jogo.

Essa mecânica visa representar elementos centrais da franquia Five Nights at Freddy’s, como o monitoramento por câmeras e o uso estratégico de portas, mas adaptados a um ambiente mais dinâmico e interativo.

Novo mapa: Freddy Fazbear’s Pizza

O capítulo também apresenta um novo mapa: Freddy Fazbear’s Pizza, uma recriação fiel do local fictício dos jogos originais. Com corredores estreitos, dutos de ventilação e salas mecânicas, o cenário foi desenhado para favorecer perseguições tensas e jogabilidade estratégica. A ambientação foi pensada para unir nostalgia com funcionalidade, de acordo com o diretor de arte associado Chase Toole.

Novas vantagens do Assassino de Dead by Daylight

Springtrap chega acompanhado de três vantagens exclusivas (Perks), que ampliam as possibilidades de jogabilidade:

  • Help Wanted: Ao danificar um gerador, ele se torna comprometido. Quando esse gerador for reparado, os ataques básicos do assassino terão tempo de recarga reduzido por um período limitado.
  • Phantom Fear: Sobreviventes dentro do raio de terror que olharem diretamente para o assassino gritarão e terão sua aura revelada temporariamente.
  • Haywire: Portões de saída começam a regredir lentamente, com as luzes piscando aleatoriamente enquanto isso ocorre.

Coleção especial e visual inspirado no cinema

Junto ao lançamento do capítulo, a Behaviour Interactive revelou a Five Nights at Freddy’s Collection, com visuais alternativos para Springtrap inspirados em diferentes momentos da franquia. O destaque é o traje lendário Yellow Rabbit Outfit, baseado no filme de Five Nights at Freddy’s, que traz a voz e aparência do ator Matthew Lillard.

Sobre Dead by Daylight

Dead by Daylight é um jogo de horror multijogadores (4×1) em que um dos jogadores assume o papel do Assassino enquanto os outros quatro jogam como Sobreviventes, tentando fugir do Assassino para não serem pegos, torturados e assassinados. Os sobreviventes jogam em terceira pessoa e têm como vantagem uma melhor percepção da situação. O Assassino joga em primeira pessoa e fica mais concentrado na presa. A cada encontro, o objetivo dos Sobreviventes é fugir do Território de Abate sem ser pego pelo Assassino. O game está disponível para AndroidiOSPlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|SNintendo Switch e PC, via Steam.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.