NotíciasPCPlayStationXbox

Electronic Arts celebra 5 anos de tecnologias de acessibilidade e patentes abertas

A Electronic Arts anunciou nesta quarta-feira, 3, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que está expandindo seu compromisso de patentes de acessibilidade ao adicionar oito novas tecnologias ao catálogo aberto que pode ser utilizado gratuitamente por toda a indústria de jogos. Entre elas está a patente da Assistência de Luta Agarrada, usada em EA SPORTS UFC, além de avanços significativos em geração e processamento de fala.

Electronic Arts acessibilidade
Imagem: Divulgação

O quinto ano de iniciativas reforça o compromisso da Electronic Arts com acessibilidade

A Electronic Arts destacou que, desde 2021, seu objetivo tem sido reduzir barreiras e permitir que mais pessoas possam jogar, independentemente de limitações físicas, motoras, sensoriais ou cognitivas. Com as novas adições, o total de patentes disponibilizadas gratuitamente chega a 46.

Segundo Kerry Hopkins, vice-presidente sênior de Assuntos Globais, tornar essas patentes acessíveis a toda a indústria amplia o impacto das tecnologias e pode beneficiar milhões de jogadores ao redor do mundo.

As novas patentes também marcam o aprimoramento do Fonttik, ferramenta interna da EA que agora inclui filtros de simulação de daltonismo, complementando sua já existente análise de tamanho e contraste de texto.

Assistência de Luta Agarrada é destaque entre as novas patentes

Uma das tecnologias anunciadas é o sistema de Modelos Baseados em Intenção para Seleção de Ações, conhecido pelos jogadores de EA SPORTS UFC como Assistência de Luta Agarrada.

A técnica simplifica transições e movimentos em combates agarrados ao identificar automaticamente a melhor ação a partir de um único comando, reduzindo a necessidade de inputs complexos. A solução ajuda jogadores com limitações motoras ou dificuldades de coordenação fina, além de tornar a jogabilidade mais fluida para todos.

Tecnologias de fala ampliam acessibilidade e interação nos jogos

A Electronic Arts também comprometeu três novas patentes ligadas à geração e modelagem de fala:

  • Geração de Áudio de Fala Expressiva
  • Geração de Áudio de Fala Robusta
  • Previsão de Prosódia de Fala

Essas técnicas permitem criar vozes mais naturais, contextuais e expressivas. Para pessoas com distúrbios de fala ou que utilizam ferramentas de comunicação assistiva, as novas soluções oferecem maior clareza e personalização.

Nos jogos, os avanços podem possibilitar narrativas mais acessíveis, feedback sonoro mais compreensível e a inclusão de fala em experiências que originalmente não a teriam.

Cinco anos de avanços contínuos em acessibilidade

Desde o lançamento do compromisso de patentes em 2021, a Electronic Arts implementou diversas tecnologias voltadas para acessibilidade, incluindo:

  • O Sistema de Marcação do Apex Legends, que permite comunicação contextualizada por meio de comandos simples.
  • Códigos e ferramentas para correção de brilho, contraste e suporte a daltonismo.
  • A expansão da Fonttik, garantindo maior legibilidade em textos dentro dos jogos.
  • A IRIS, ferramenta capaz de detectar riscos de fotossensibilidade ainda nas fases iniciais de desenvolvimento — atualmente disponível também como plugin para Unreal Engine 5.

As novas patentes reforçam a estratégia da Electronic Arts de inspirar mais pessoas a jogar e criar experiências inclusivas desde o início do ciclo de desenvolvimento.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.