Enshrouded lança segunda atualização: Melodies of the Mire

Keen Games revelou nesta quarta-feira, 5, o lançamento da segunda atualização de conteúdo para Enshrouded, intitulada Melodies of the Mire. O novo update introduz instrumentos musicais e o novo sub-biocoma de árvores gigantes, The Blackmire. Entre as novidades, estão novas funcionalidades, vida selvagem, materiais de construção, ativos, uma facção inimiga expandida e melhorias na qualidade de vida, influenciadas pela plataforma Feature Upvote da comunidade de Enshrouded.

Veja nossa preview de Enshrouded!

The Blackmire é uma expansão da área Revelwoods, Deep Forest, que apresenta árvores gigantes, raízes sinuosas e casas escondidas entre os galhos. A nova área foca ainda mais na verticalidade no mundo de Enshrouded, com algumas áreas acessíveis através de novas plataformas de salto. Escondidos entre as árvores, estão os Vukah, uma facção de habitantes da floresta que parecem amigáveis, mas são bastante ferozes quando necessário. Outras novas feras selvagens habitam sob o colossal dossel, nos pântanos e áreas subterrâneas. Tenha cuidado ao explorar, pois a lama profunda pode retardar seus movimentos.

Já os instrumentos musicais foram uma funcionalidade altamente solicitada e agora estão incluídos para permitir que os jogadores vivam suas fantasias de bardos. Os jogadores podem pegar instrumentos como alaúde, harpa, tambores ou flauta e se juntar aos amigos em uma música de fogueira que concede um buff para prolongar as aventuras na estrada. Mais instrumentos serão adicionados em futuras atualizações.

As árvores gigantes no novo sub-biocoma não apenas permitem novas explorações, mas também oferecem novos materiais, decorações, adereços e móveis que dão aos construtores novas possibilidades que não eram possíveis anteriormente. Novos terrenos e estilos de construção, junto com novos conjuntos de adereços e móveis, oferecem ainda mais liberdade para criar casas nas árvores dos sonhos ou pântanos de pesadelos.

A atualização também inclui a funcionalidade mais solicitada na Feature Upvote: progressão de jogadores e mundo! Agora, os jogadores podem completar missões já concluídas por administradores de outros servidores em seu próprio tempo. Outra funcionalidade desejada foi a nomeação personalizada para Altares de Chamas e bases, bem como a exibição dos nomes dos personagens, em vez dos nomes das contas Steam, durante o jogo e em lápides. Além disso, agora é possível personalizar os nomes para refletir seu Flameborne, proporcionando uma experiência ainda mais imersiva.

Por fim, para os jogadores de Steam Deck, Enshrouded agora roda mais suavemente no sistema portátil, com ambas as atualizações de conteúdo prontas para serem jogadas em movimento. O update também traz melhorias na qualidade de vida para todos os jogadores, como rebalanceamento de combate de classes e a adição de adagas de empunhadura dupla. Melhorias no equilíbrio e progressão do jogador, mais opções de sistema de vaidade, configurações de servidor e a possibilidade de manter o conteúdo dos baús seguro prometem uma melhor experiência de jogo.

Sobre Enshrouded 

Enshrouded se passa em um mundo decrépito de magia e beleza, arruinado por uma peste liberada das profundezas da terra. Os remanescentes mutantes de seu povo percorrem e devastam a terra, enlouquecidos e controlados pela neblina. Porém, acima das névoas e escondidos em templos antigos, guerreiros de uma era esquecida dormem, sem sonhos e impérvios ao tempo.

Em Enshrouded, os jogadores despertam como “Flameborn”, a última esperança de uma civilização antiga. Guiados por nada além de um poder arcano latente em suas veias, eles devem caçar, coletar e criar para desencadear seu poder e desvendar os segredos de um reino arruinado de beleza épica. Para desbloquear verdades, tesouros e sabedoria, o jogador deve se aventurar nas florestas exuberantes, desertos implacáveis, fendas profundas e masmorras perdidas da terra.

Porém, contra eles está a Shroud, uma praga que se espalha e muta toda a vida que encontra. Para afastar a névoa, o Flameborn deve ascender em uma árvore de habilidades para dominar armas poderosas, feitiços e armaduras – desenvolvendo seu próprio estilo de jogo único para resistir às facções inimigas e conquistar chefes implacáveis em combate de tirar o fôlego.

Para se protegerem da neblina e trazer vida de volta ao reino, os jogadores podem moldar o terreno do mundo e liberar sua criatividade para construir bases e casas épicas, personalizadas em detalhes com uma vasta gama de materiais e móveis. Além de exibir tesouros, NPCs poderosos podem ser despertados, desbloqueando oficinas avançadas e a habilidade de criar itens exclusivos e armas míticas.

Com recursos de sobrevivência, exploração, combate ARPG, batalhas de chefes, criação de bases e personalização de personagens, Enshrouded promete ser uma experiência emocionante e envolvente para os jogadores que desejam explorar um mundo decadente e desvendar seus segredos.

Enshrouded foi lançado em acesso antecipado para PC, via Steam, em 24 de janeiro de 2024, com lançamentos completos 1.0 e console planejados para 2025. O jogo alcançou 2 milhões de jogadores nas semanas seguintes ao lançamento e desfruta atualmente de uma recepção muito positiva no Steam.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.