Enshrouded ganha vídeo explicando mecânicas de sobrevivência

Keen Games revelou nesta quarta-feira, 16, um vídeo de gameplay do RPG de ação de sobrevivência e construção co-op, Enshrouded. O vídeo destaca elementos de sobrevivência e exploração dentro do místico mundo do game, onde jogadores serão desafiados por fauna selvagem, inimigos variados e elementos naturais conforme atravessam diferentes territórios e biomas. Entre os perigos está o “Shroud”, uma névoa mortal que assola as terras. Veja!

Em Enshrouded, o ditado popular “a sobrevivência do mais apto” é levado ao pé da letra. Mesmo sendo descrito como um jogo de sobrevivência que não pune excessivamente o jogador, o desafio é constante, exigindo atenção e preparo diante dos perigos que se apresentam nas terras arruinadas de civilizações passadas. Os jogadores começam praticamente do zero, progredindo até construir seu primeiro Altar Flame, um refúgio vital contra os elementos hostis.

A proteção contra inimigos e animais selvagens é fundamental. Armas, vestimentas e defesas podem ser criadas para auxiliar nas missões dos jogadores. À medida que avançam, artesãos lendários, como ferreiros, podem ser recrutados para aprimorar equipamentos e fortalecer o personagem do jogador.

Entretanto, contra os caprichos da natureza, armas não são suficientes. Os jogadores devem construir abrigos que proporcionem benefícios como conforto, calor e mais opções de criação. Em casa, terão acesso a uma variedade maior de receitas de alimentos do que nas perigosas estradas de Embervale. Assim, é crucial cultivar, coletar e cozinhar alimentos para se abastecer. E conforme evoluem suas construções, jogadores podem recrutar outros guerreiros (NPCs) para auxiliar na jornada.

Viajar por Embervale, seja a pé ou de planador, exige astúcia. Em algum momento, o jogador encontrará o “Shroud”. Dentro dessa névoa venenosa, será preciso pensar e agir rapidamente para não sucumbir. Mas, para os mais corajosos, recompensas lendárias podem estar à espera, assim como perigosos chefões.

Sobre Enshrouded

Enshrouded se passa em um mundo decrépito de magia e beleza, arruinado por uma peste liberada das profundezas da terra. Os remanescentes mutantes de seu povo percorrem e devastam a terra, enlouquecidos e controlados pela neblina. Porém, acima das névoas e escondidos em templos antigos, guerreiros de uma era esquecida dormem, sem sonhos e impervios ao tempo.

Em Enshrouded, os jogadores despertam como “Flameborn”, a última esperança de uma civilização antiga. Guiados por nada além de um poder arcano latente em suas veias, eles devem caçar, coletar e criar para desencadear seu poder e desvendar os segredos de um reino arruinado de beleza épica. Para desbloquear verdades, tesouros e sabedoria, o jogador deve se aventurar nas florestas exuberantes, desertos implacáveis, fendas profundas e masmorras perdidas da terra.

Porém, contra eles está a Shroud, uma praga que se espalha e muta toda a vida que encontra. Para afastar a Shroud, o Flameborn deve ascender em uma árvore de habilidades para dominar armas poderosas, feitiços e armaduras – desenvolvendo seu próprio estilo de jogo único para resistir às facções inimigas e conquistar chefes implacáveis em combate de tirar o fôlego.

Para se protegerem da neblina e trazer vida de volta ao reino, os jogadores podem moldar o terreno do mundo e liberar sua criatividade para construir bases e casas épicas, personalizadas em detalhes com uma vasta gama de materiais e móveis. Além de exibir tesouros, NPCs poderosos podem ser despertados, desbloqueando oficinas avançadas e a habilidade de criar itens exclusivos e armas míticas.

Com recursos de sobrevivência, exploração, combate ARPG, batalhas de chefes, criação de bases e personalização de personagens, Enshrouded promete ser uma experiência emocionante e envolvente para os jogadores que desejam explorar um mundo decadente e desvendar seus segredos. O título tem o lançamento previsto para PC, via Steam Early Access, em 2023.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.