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Ghost of Yōtei detalha do processo de escolha de Hokkaido como cenário

Sony e a Sucker Punch Productions compartilharam nesta quinta-feira, 15, novos detalhes sobre a escolha de Hokkaido como cenário de Ghost of Yōtei, novo título do estúdio responsável por Ghost of Tsushima. Em um artigo assinado por Nate Fox, diretor do jogo, foram reveladas informações sobre as viagens de pesquisa realizadas no Japão e o impacto dessas experiências na construção do mundo do game.

Ghost of Yōtei
Imagem: Divulgação

Segundo Fox, o contato direto com o Japão foi fundamental para a equipe da Sucker Punch capturar a atmosfera necessária para ambientar Ghost of Yōtei. O estúdio organizou duas viagens específicas para diferentes regiões de Hokkaido, com o objetivo de coletar referências visuais, culturais e naturais. Durante essas expedições, os desenvolvedores visitaram locais como o Parque Nacional de Shiretoko, onde a interação entre a beleza das paisagens e o perigo representado pela fauna local serviu como inspiração direta para a sensação de mistério e ameaça que o jogo pretende transmitir.

Uma das principais referências visuais e simbólicas do novo título é o Monte Yōtei, conhecido entre o povo indígena ainu como a “montanha-mulher”. A escolha do monte como elemento central da narrativa surgiu a partir da conexão entre a imponência da montanha e a história da protagonista Atsu, uma guerreira cuja busca por vingança a transforma, aos olhos da população local, em uma possível onryō — espírito vingativo da tradição japonesa.

O período histórico retratado também foi decisivo na seleção da ilha de Hokkaido. Em 1603, a região, então chamada de Ezo, representava a fronteira do império japonês. Poucos japoneses se aventuravam a viver nas terras frias e desafiadoras do norte, o que proporcionou um contexto ideal para uma narrativa marcada pelo isolamento e pelo confronto com a natureza.

Fox enfatizou que, assim como em Ghost of Tsushima, a abordagem da equipe para Ghost of Yōtei busca criar uma versão fictícia e respeitosa do cenário real. Para isso, além das viagens, a Sucker Punch recorreu à colaboração com consultores culturais e especialistas locais.

Sobre Ghost of Yōtei

Ambientado na fictícia região de Yōtei, o enredo de Ghost of Yōtei acompanha Atsu, uma jovem sobrevivente de um massacre brutal promovido por uma gangue chamada os Seis de Yōtei. Há dezesseis anos, sua família foi assassinada e ela própria foi deixada para morrer, pregada a uma árvore ginkgo em chamas. Contra todas as probabilidades, Atsu sobreviveu.

Durante anos, ela vagou pelo mundo, aprendendo a arte da guerra, do silêncio e da vingança. Agora, retornando às suas origens, ela carrega consigo uma lista com os nomes de seus algozes: A Cobra, O Oni, A Raposa, A Aranha, O Dragão e o temido Lorde Saito. Cada um deles representa não apenas um capítulo de sua dor, mas um obstáculo a ser superado com sangue e aço. A katana usada para marcá-la naquela noite fatídica se torna, agora, o símbolo de sua justiça pessoal.

Contudo, Ghost of Yōtei promete ir além de uma simples história de vingança. Segundo a sinopse oficial, à medida que Atsu enfrenta seus inimigos, ela também será confrontada por dilemas morais, alianças inesperadas e escolhas que podem transformar sua sede de vingança em um novo propósito. A jornada, inicialmente guiada pela fúria, revela-se também um caminho de autoconhecimento e reconstrução.

Ghost of Yōtei, exclusivo para PlayStation 5, estará disponível no dia 2 de outubro.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.