irem Collection anuncia seu primeiro volume para consoles

A Tozai Games e a ININ anunciaram nesta terça-feira, 2, a o primeiro volume da irem Collection, que conta com uma série de jogos arcade clássicos, que estarão disponíveis para Nintendo Switch e PlayStation 4 e PlayStation 5. Com títulos de ação icônicos como R-TYPE, Air Duel ou Hammerin’ Harry, a irem Collection traz parte da história da indústria de jogos desde a década de 1980 em que era uma das líderes no universo dos fliperamas. Com pouquíssimas exceções, muitos desses títulos nunca foram trazidos para plataformas de console modernas ou permaneceram exclusivos do Japão.

A excelente qualidade desses jogos, muitas vezes usados como referência para outros do gênero, tornam os próximos lançamentos uma experiência emocionante tanto para os entusiastas retro (modernos) quanto para os jogadores casuais que procuram novas – ou até agora desconhecidas – aventuras de jogos em todo o mundo. Com a excelente história da irem como estúdio e seus jogos icônicos moldando toda uma indústria, a coleção é particularmente interessante para colecionadores de videogames e jogadores interessados na história e na cultura dos videogames. Para processar a rica história dos jogos irem, a Strictly Limited Games publicará várias edições limitadas e de colecionador para os próximos volumes da coleção irem.

O primeiro volume da irem Collection

O primeiro volume da coleção irem é uma homenagem atualizada à série exclusiva japonesa ‘Arcade Gears’ (lançada na década de 1990 para Sega Saturn e Sony PlayStation) e compreende três jogos de tiro lendários Image Fight, Image Fight II e X-Multiply. Confira um resumo dos três títulos do primeiro volume da irem Collection abaixo!

  • Image Fight apareceu pela primeira vez em 1988 como um Shoot ‘em Up de rolagem vertical. Tornou-se um dos jogos de arcade de mesa de maior sucesso na época no Japão e ainda é considerado por muitos fãs como um dos melhores shmups já feitos. Além desta versão arcade, o próximo volume também incluirá a versão PC Engine/TurboGrafx, bem como a versão NES de 1990. O jogo se passa no ano 20XX, a lua desmorona após uma explosão causada por alienígenas que continuam sua ofensiva. contra a humanidade. Para resolver a situação, o jogador deve passar por um processo de treinamento homônimo chamado “Image Fight”, antes de poder entrar no combate para afastar os invasores e ganhar a glória eterna.
  • Image Fight II foi lançado no Japão em 1992, após o sucesso da primeira parte. Infelizmente, o jogo nunca chegou ao ocidente (exceto para o lançamento do Wii Virtual Console). É ambientado no ano de 2051, as forças alienígenas tentam mais uma vez exterminar a humanidade. O jogador deve assumir o papel do piloto Sho, personagem principal da história, passando para uma nova geração de naves. A história é realmente marcante neste jogo, a introdução de cenas visuais que lembram animes especialmente projetadas para a versão PC-Engine SUPER CD-ROM fortalecem a história e adicionam profundidade e uma segunda dimensão a este jogo, transformando Sho em um verdadeiro herói em esta abordagem inigualável para construir um enredo SHMUP.
  • X-Multiply é um jogo de tiro com rolagem lateral originalmente lançado em 1989 para fliperama (M72). A combinação de ficção científica e elementos biológicos torna o X-Multiply extraordinário, embora tenha passado despercebido por muitos jogadores: o jogador está controlando uma nave miniaturizada sendo ‘injetada’ em um corpo evidentemente humanoide e está usando tentáculos presos a sua nave para lutar parasitas alienígenas matando humanos em estágios projetados detalhados como sinistros localizados dentro desse cadáver.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.