Popularidade dos jogos de sorte cresce no Brasil: 38,2% dos jogadores já apostaram
A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2025, divulgada na noite da última quarta-feira, 25, revelou um dado inédito e relevante: 38,2% dos brasileiros que consomem jogos digitais afirmam jogar jogos de sorte, como apostas esportivas, cassinos online e títulos como o popular “Jogo do Tigrinho”. O levantamento indica que esse tipo de jogo está se consolidando como um segmento expressivo dentro do universo gamer brasileiro, impulsionado por fatores financeiros, emocionais e sociais.
Segundo a pesquisa, 39% dos apostadores jogam pelo menos uma vez por semana, e 14,2% jogam quatro vezes ou mais nesse mesmo período. A prática envolve gastos reais: quase 90% do público (89,9%) investe dinheiro nesses jogos, com 34,6% gastando entre R$51 e R$200 por mês, e 8,6% superando os R$500 mensais.
“Os cassinos e jogos de aposta online atraem um público engajado, disposto a gastar e motivado por fatores emocionais e financeiros”, explica Guilherme Camargo, CEO do SX Group e coordenador da pós-graduação da ESPM. “Aqui buscamos entender o que realmente motiva o consumidor que busca esse tipo de entretenimento, e o porquê de ele ver os jogos de sorte de forma similar aos jogos digitais.”

Ganhar dinheiro é a principal motivação
A pesquisa também investigou os motivos que levam as pessoas a apostarem. O principal fator é o financeiro: 43,9% jogam com o objetivo de ganhar dinheiro, enquanto 30,4% buscam a emoção da vitória e 29% encaram os jogos como forma de relaxamento. Além disso, 24,7% enxergam as apostas como uma forma de “investimento para melhorar a renda”.
Diferenças entre jogos de sorte e games tradicionais
Apesar da interseção entre os dois universos, os especialistas alertam para as diferenças entre jogos digitais tradicionais e os de sorte. Para Carlos Silva, CEO da Go Gamers, é importante não confundir as categorias.
“A única razão para estes jogos existirem é para que a pessoa aplique uma quantidade de dinheiro e espere receber mais do que gastou, com um viés de entretenimento. Jogos digitais não se resumem apenas a transações de dinheiro — existe algo muito maior neles em termos de construção narrativa, personagens e outros. As microtransações são partes da experiência, e as motivações que levam alguém a apostar ou a jogar são bem diferentes”, explica.
A pesquisa completa está disponível
A nova edição completa da Pesquisa Game Brasil pode ser acessada gratuitamente no site oficial. A pesquisa é referência no mercado de jogos e comportamento digital desde 2013 e analisa o público gamer tanto no Brasil quanto em países da América Latina.


