Marathon: saiba mais sobre o novo jogo da Bungie
A Bungie apresentou, na última quarta-feira, 24, durante o PlayStation Showcase, Marathon, seu primeiro projeto inteiramente novo em mais de uma década. O jogo, um shooter de extração com foco em PvP (player versus player), foi recebido com entusiasmo pela comunidade, com expectadores ávidos se unindo para analisar e compartilhar pistas contraditórias, decifrando uma rede de segredos inspirados na narrativa. Para incentivar os fãs a descobrirem um pouco mais, a empresa revelou um video documentário, confira!
Além disso, através de um blog post em seu site oficial, Marathon também ganhou mais detalhes. Scott Taylor e Christopher Barrett, dois desenvolvedores do projeto, falaram sobre os desafios de manter o projeto em segredo por tanto tempo. “É emocionante finalmente compartilhar com o mundo aquilo em que estivemos trabalhando”, comentou Taylor. Apesar de o nome do jogo evocar o clássico de 1994, Barrett afirmou que Marathon é uma nova experiência.
Embora faça referência à lore do universo do jogo original, o novo Marathon não é uma sequência direta, mas um título que pertence ao mesmo universo e se mantém fiel ao estilo Bungie. Barrett destaca que um dos principais focos para a equipe é o storytelling centrado no jogador. “O objetivo é permitir que os jogadores influenciem a história do mundo através de suas escolhas e ações”, explicou.
Marathon não terá uma campanha para um único jogador, focando na experiência PvP, o que permite aos jogadores criar suas próprias histórias que estão integradas à narrativa geral do jogo. A equipe está criando um mundo com zonas persistentes e em constante evolução, onde cada jogada cria um novo percurso para o jogador.
Em relação ao gameplay, Barrett enfatiza que Marathon é um jogo voltado para o PvP, algo inédito para a Bungie. A equipe se empenha para criar momentos de tensão, além de garantir a integridade competitiva e a segurança, priorizando medidas rigorosas contra trapaças e servidores dedicados.
Sobre os desafios associados ao gênero “shooter de extração”, onde a morte do jogador pode levar à perda de equipamentos e a um investimento significativo de tempo para recuperar o que foi perdido, Barrett acredita que a chave é tornar a sobrevivência e a extração claras, divertidas e fáceis de entender. E promete que existem muitas maneiras de vencer em Marathon, algumas das quais nem exigem que o jogador saia vivo.
Ainda em desenvolvimento, Marathon está sendo construído para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, com suporte para cross-play e cross-save entre diferentes plataformas.