Marathon: saiba mais sobre o novo jogo da Bungie

A Bungie apresentou, na última quarta-feira, 24, durante o PlayStation Showcase, Marathon, seu primeiro projeto inteiramente novo em mais de uma década. O jogo, um shooter de extração com foco em PvP (player versus player), foi recebido com entusiasmo pela comunidade, com expectadores ávidos se unindo para analisar e compartilhar pistas contraditórias, decifrando uma rede de segredos inspirados na narrativa. Para incentivar os fãs a descobrirem um pouco mais, a empresa revelou um video documentário, confira!

Além disso, através de um blog post em seu site oficial, Marathon também ganhou mais detalhes. Scott Taylor e Christopher Barrett, dois desenvolvedores do projeto, falaram sobre os desafios de manter o projeto em segredo por tanto tempo. “É emocionante finalmente compartilhar com o mundo aquilo em que estivemos trabalhando”, comentou Taylor. Apesar de o nome do jogo evocar o clássico de 1994, Barrett afirmou que Marathon é uma nova experiência.

Embora faça referência à lore do universo do jogo original, o novo Marathon não é uma sequência direta, mas um título que pertence ao mesmo universo e se mantém fiel ao estilo Bungie. Barrett destaca que um dos principais focos para a equipe é o storytelling centrado no jogador. “O objetivo é permitir que os jogadores influenciem a história do mundo através de suas escolhas e ações”, explicou.

Marathon não terá uma campanha para um único jogador, focando na experiência PvP, o que permite aos jogadores criar suas próprias histórias que estão integradas à narrativa geral do jogo. A equipe está criando um mundo com zonas persistentes e em constante evolução, onde cada jogada cria um novo percurso para o jogador.

Em relação ao gameplay, Barrett enfatiza que Marathon é um jogo voltado para o PvP, algo inédito para a Bungie. A equipe se empenha para criar momentos de tensão, além de garantir a integridade competitiva e a segurança, priorizando medidas rigorosas contra trapaças e servidores dedicados.

Sobre os desafios associados ao gênero “shooter de extração”, onde a morte do jogador pode levar à perda de equipamentos e a um investimento significativo de tempo para recuperar o que foi perdido, Barrett acredita que a chave é tornar a sobrevivência e a extração claras, divertidas e fáceis de entender. E promete que existem muitas maneiras de vencer em Marathon, algumas das quais nem exigem que o jogador saia vivo.

Ainda em desenvolvimento, Marathon está sendo construído para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, com suporte para cross-play e cross-save entre diferentes plataformas.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.