BioWare confirma Mass Effect Legendary Edition no Dia N7

Mass Effect Legendary Edition foi finalmente revelado por Casey Hudson, diretor da trilogia original pela BioWare e quem confirmou a existência dos jogos remasterizados neste sábado, 7 de novembro. Ainda sem data oficial e preço definidos, Mass Effect Legendary Edition incluirá todo o conteúdo lançado para Mass Effect, Mass Effect 2 e Mass Effect 3, além de armas promocionais, armaduras e pacotes. Esta versão estará otimizada para 4K Ultra HD e chegará em para Xbox One, PlayStation 4 e PC, com compatibilidade futura e aprimoramentos direcionados para Xbox Series X|S e PlayStation 5. A EA e a BioWare prometem mais informações até o ano novo.

Mass Effect Legendary Edition

O anúncio da existência de Mass Effect Legendary Edition foi feito por Casey Hudson, um dos diretores da BioWare e diretor da trilogia Mass Effect, e acontece em uma data simbólica para os fãs da série, já que em 7 de novembro se celebra o Dia N7 – a patente mais alta alcançada por Comandante Shepard – e costuma estar acompanhada de anúncios e novidades.

Segundo a publicação no site da EA, a equipe do estúdio BioWare trabalhou muito no último ano com atualização de texturas, shaders, modelos de personagens, efeitos e recursos técnicos nos três jogos. A intenção não era reimaginar os jogos, mas sim modernizar a experiência para fãs e para novos jogadores.

Mass Effect Legendary Edition reviverá as lendárias aventuras de Comandante Shepard em resolução supernítida, mais quadros por segundo e melhorias visuais. O trailer não mostra gameplay, apenas alguns modelos do principal time no primeiro Mass Effect – se o produto final tiver essa qualidade, talvez estejamos falando um pouco além do que uma mera remasterização.

A publicação original (em inglês) pode ser conferida no blog da BioWare.

Novos modelos e melhorias visuais fazem parte de Mass Effect Legendary Edition. (Imagem: Divulgação)
Novos modelos e melhorias visuais fazem parte de Mass Effect Legendary Edition. (Imagem: Divulgação)

O que você precisa saber sobre Mass Effect Legendary Edition

  • Trilogia Mass Effect remasterizada (Mass Effect, Mass Effect 2, Mass Effect 3)
  • Otimizada para 4K Ultra HD, mais quadros por segundo, novos modelos de personagens e motor gráfico atualizado
  • Prevista para 2021
  • PC, Xbox One e PlayStation 4
  • Futuramente, atualização com melhorias para Xbox Series X|S e PlayStation 5
  • Contém todo o conteúdo lançado originalmente, assim como armas promocionais, armaduras e pacotes

Mais sobre a trilogia Mass Effect

A série começou com Mass Effect em 2007, lançado para PC com Windows, Xbox 360 e PlayStation 3. Este primeiro capítulo foi desenvolvido pela BioWare e publicado pela Miscrosoft. Sua concepção surgiu da vontade do time de expandir ideias cortadas de Star Wars: Knights of the Old Republic – também desenvolvido pela BioWare – e em busca de explorar com mais liberdade uma nova saga espacial.

A mecânica traz elementos de RPG de ação misturados com escolhas morais e muitos diálogos que mudam o rumo da aventura – tudo em uma enorme galáxia a ser explorada, com diferentes raças e conflitos.

Após uma excelente recepção crítica e de público, a BioWare foi adquirida pela Electronic Arts, que publicaria os jogos seguintes – Mass Effect 2, para Windows e Xbox 360 em 2010 e para PlayStation 3 em 2011, e Mass Effect 3, em 2012, para as mesmas plataformas e também para Nintendo Wii U.

Mass Effect 2 alcançou notas ainda mais altas e é tido como o favorito por boa parte de seus fãs, enquanto Mass Effect 3 teve um final controverso e exigiu ação rápida dos criadores com uma versão expandida gratuita.

Em 2017, outro título na série principal chegou aos PC e consoles: Mass Effect: Andromeda. Divisivo, muitos lamentaram o pouco polimento dado ao produto final, relegando-o à um status mais baixo que seus predecessores.

Agora, resta saber quais mudanças os jogos originais terão abaixo da pele visual. A BioWare e a EA prometem novidades antes de 2021.

Mass Effect Legendary Edition está prometido para 2021 no Xbox One e PlayStation 4, além de uma versão futura com aprimoramentos para Xbox Series X|S e PlayStation 5. (Imagem: Divulgação)
Mass Effect Legendary Edition está prometido para 2021 no Xbox One e PlayStation 4, além de uma versão futura com aprimoramentos para Xbox Series X|S e PlayStation 5. (Imagem: Divulgação)

Carlos Maestre

Jornalista que passou a pesquisar acessibilidade digital pela constante necessidade de inverter o eixo Y - desde GoldenEye 007. Cresceu com a Nintendo e fã da (atual) Microsoft, quer a velha Rare de volta. Além de achar divertido caçar conquistas, sofrerá uma intervenção a qualquer instante por culpa de Stardew Valley.