NotíciasPC

MIMESIS chega em acesso antecipado no Steam

ReLU Games, estúdio da KRAFTON, anunciou nesta terça-feira, 28, o lançamento global em Acesso Antecipado de MIMESIS, seu novo jogo de terror psicológico cooperativo para quatro jogadores. O título já está disponível no Steam, acompanhado de um trailer cinematográfico e de uma grande atualização de conteúdo com novos mapas, monstros e itens de coleta.

Em MIMESIS, os jogadores devem sobreviver a entidades de inteligência artificial que imitam vozes e comportamentos humanos. O game se passa em um mundo afetado por uma chuva misteriosa que transforma pessoas em seres chamados “Mimesis”, capazes de replicar ações e falas. A jogabilidade é centrada em um sistema de bondes, nos quais os jogadores precisam coletar recursos e manter o transporte em funcionamento, enquanto tentam descobrir se algum companheiro já foi substituído por uma dessas criaturas.

Para celebrar o lançamento, a ReLU Games promove um evento de desconto de 20% no Steam até 9 de novembro, às 3h59 (horário de Brasília). Além disso, o estúdio firmou parceria com a KRAFTON Creator Network (KCN) para o desafio “MIMESIS × KCN Creator Challenge”, que permitirá que criadores de conteúdo compartilhem seus códigos de criador e recebam 20% da receita das compras realizadas por meio deles.

Desenvolvimento e uso de IA

De acordo com a ReLU Games, o projeto começou com a premissa “e se uma IA pudesse imitar perfeitamente um humano?”. A equipe desenvolveu internamente o modelo de deep learning responsável pelo comportamento dos NPCs Mimesis, utilizando dados reais de jogadores para ensinar a IA a agir de forma natural. O sistema processa informações em tempo real e toma decisões próprias dentro do jogo, representando uma das poucas implementações de IA neural em tempo real da indústria.

A equipe também buscou equilibrar a tensão psicológica com momentos de leveza, adotando uma direção de arte descrita como “absurdo refinado”, que combina humor e seriedade para manter a imersão e o suspense.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.