Nintendo anuncia Game Builder Garage para Switch

Você já imaginou como seria criar seu próprio jogo eletrônico? Game Builder Garage é o título exclusivo de Nintendo Switch que pode transformar sua ideia em realidade a partir de 11 de junho. Desenvolvido e publicado pela própria Nintendo, o “jogo” é um aplicativo com instruções bem didáticas de programação, utilizando o conceito de criaturinhas coloridas chamadas Nodon, e permitirá criar e compartilhar suas invenções. Prometida para a Loja Nintendo, a ferramenta de criação ainda não consta na vitrine brasileira. Contudo, Game Builder Garage está na pré-venda por US$ 29,99 na Nintendo eShop – para contas estadunidenses.

Game Builder Garage

Exclusivo para Nintendo Switch10.5 GB
Desenvolvido por NintendoCriação, educativo, aprendizado
Publicado por Nintendoaté 8 jogadores
🇧🇷 nãoLivre (nos EUA; a confirmar no Brasil)

A Nintendo anunciou Game Builder Garage publicando o vídeo acima em seu canal de maneira discreta nesta quarta-feira (5).

A proposta de Game Builder Garage é bem simples: ser uma ferramenta criativa e didática para ensinar as básicas de programação de jogos eletrônicos. Para isso, Game Builder Garage trará dúzias de criaturas chamadas Nodon, cada uma com funções específicas.

Você pode criar seu próprio jogo com Game Builder Garage. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Você pode criar seu próprio jogo com Game Builder Garage. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Seus jogos serão resultado da conexão entre os diferentes Nodons, proporcionando a possibilidade de editar e de conectar objetos pelos cenários, como eles interagem entre si, inserir limites de tempo, música de fundo… Enfim, uma lista com todos os recursos básicos para explorar sua criatividade e colocar o conceito de um jogo em funcionamento!

Por exemplo: você será capaz de criar e movimentar um personagem humanoide com a alavanca analógica ao simplesmente conectar um Nodon Alavanca com um Nodon Pessoa. Aos poucos, Game Builder Garage dará as lições básicas de programação de jogos de forma divertida e intuitiva.

Usando os Nodon, explore sua criatividade em diferentes gêneros de jogos. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Usando os Nodon, explore sua criatividade em diferentes gêneros de jogos. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Pelas imagens, dá pra perceber que as possibilidades são enormes, para não dizer infinitas, já que são mostrados jogos de plataforma, de corrida e de tiro espacial.

Além do modo Lição, com ênfase no aprendizado passo a passo, Game Builder Garage terá o modo de Programação Livre, cuja missão é tornar suas ideias e habilidades em um jogo de verdade. Os modos porão ser alternados com um único toque de botão.

Game Builder Garage também contará com comunicação pela internet e pela rede local entre consoles. Este será um jeito de buscar inspiração, baixar jogos de amigos e familiares e compartilhar os seus jogos com o mundo. Para acessar o conteúdo pela internet, será necessário ter uma assinatura Nintendo Switch Online.

A ideia de Game Builder Garage é ensinar programação de jogos para todas as idades por meio de lições simples. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
A ideia de Game Builder Garage é ensinar programação de jogos para todas as idades por meio de lições simples. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Finalmente, Game Builder Garage terá ampla gama de controles: jogadores podem usar a tela sensível ao toque, Joy-Cons, Pro Controller e até por um mouse compatível plugado na porta USB da doca de seu Nintendo Switch, algo que pode facilitar a navegação pela ferramenta.

Game Builder Garage chega 11 de junho somente para Nintendo Switch e em formato digital com o preço inicial de US$ 29,99. Por enquanto, o jogo não terá tradução ao português. Clique aqui para vê-lo na eShop e adicioná-lo à sua lista de desejos.

Corrida, puzzles, naves, plataformas... Compartilhe seus jogos com a comunidade online ou inspire-se. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Corrida, puzzles, naves, plataformas… Compartilhe seus jogos com a comunidade online ou inspire-se. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Carlos Maestre

Jornalista que passou a pesquisar acessibilidade digital pela constante necessidade de inverter o eixo Y - desde GoldenEye 007. Cresceu com a Nintendo e fã da (atual) Microsoft, quer a velha Rare de volta. Além de achar divertido caçar conquistas, sofrerá uma intervenção a qualquer instante por culpa de Stardew Valley.