Nintendo revela Metroid Dread na E3 2021, continuação de Metroid Fusion

Metroid Dread é real e será lançado exclusivamente para Switch no dia 8 de outubro deste ano. A Nintendo confirmou a existência do jogo, que circulava como boato para o portátil 3DS por anos, durante a transmissão Nintendo Direct E3 2021, nesta terça-feira, 15.

O jogo, uma continuação de Metroid Fusion, está em desenvolvimento pela Mercury Steam, a mesma do remake Metroid: Samus Returns para 3DS, e já está na pré-venda em formato digital pela Loja Nintendo por R$ 299,00. Metroid Dread também será lançado em cópias físicas, com direito a edição especial e amiibos (veja mais, abaixo).

Antes da revelação, a confirmação de que o desenvolvimento de Metroid Prime 4 segue conforme o planejado. Confira o trailer!

Metroid Dread marca o primeiro jogo da série em 2D com uma história original após 19 anos do lançamento de Metroid Fusion para Game Boy Advance. A linha de jogos em duas dimensões seguem um arco narrativo específico e, por isso, vemos “Metroid 5” no começo do vídeo.

  1. Metroid (1986, Nintendinho) e seu remake Metroid: Zero Mission (2004, Game Boy Advance)
  2. Metroid 2: Return of Samus (Game Boy) e seu remake Metroid: Samus Returns (2017, Nintendo 3DS)
  3. Super Metroid (1993, Super Nintendo)
  4. Metroid Fusion (2002, Game Boy Advance)
Metroid Dread, da mesma desenvolvedora do remake Samus Returns, será lançado em outubro. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Metroid Dread, da mesma desenvolvedora do remake Samus Returns, será lançado em outubro. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

“Dread”, em inglês, significa temor, medo. Segundo confirmaram os desenvolvedores, o jogo será uma sequência direta de Metroid Fusion, como fica claro no prólogo do jogo, e encerrará a saga de cinco partes com foco nos destinos estranhos e interconectados de Samus, a caçadora de recompensas, e as criaturas parasitas conhecidas como metroids.

Neste jogo, Samus segue sozinha para um misterioso e desconhecido planeta remoto, caçada por uma perigosa nova ameaça mecânica, o robô E.M.M.I. Com a perspectiva lateral, o jogo parece uma evolução do remake Samus Returns e, por falar na heroína, ela deve evitar o robô antagonista.

[masterslider id=”44″]

Como forte marca da série clássica, a exploração em busca de novas habilidades para retornar a áreas já exploradas e encontrar segredos antes inalcançáveis, incluindo atualizações de equipamentos. Esse estilo definiu até o nome de um subgênero, o famoso Metroidvania.

O jogador deverá explorar um grandioso mapa, evitar E.M.M.I e superar o medo que assola o planeta.

Metroid Dread terá uma edição física especial com capa de aço e livro com 190 páginas. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Metroid Dread terá uma edição física especial com capa de aço e livro com 190 páginas. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

The Metroid Dread: Special Edition e amiibos

Uma edição especial será lançada no mesmo dia, incluindo jogo, livro de aço, artbook da franquia 2D com 190 páginas e cinco cartas com a arte da caixa dos jogos que compõem os episódios da saga.

Além disso, dois novos amiibos serão feitos: Samus com a roupa de Metroid Dread e a figura de E.M.M.I., também para o dia 8 de outubro.

amiibo com nova armadura de Samus estará no lançamento. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
amiibo com nova armadura de Samus estará no lançamento. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
O robô antagonista de Dread também ganhará um amiibo. (Imagem: Divulgação/Nintendo)
O robô antagonista de Dread também ganhará um amiibo. (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Curtiu o anúncio? Fique atento em novidades pelo Pizza Fria! Eu empolguei! Só se for muito! Já que Metroid Prime e Super Metroid são meus jogos favoritos. Outubro nem tá longe, ainda mais agora que sei o que esperar!

Carlos Maestre

Jornalista que passou a pesquisar acessibilidade digital pela constante necessidade de inverter o eixo Y - desde GoldenEye 007. Cresceu com a Nintendo e fã da (atual) Microsoft, quer a velha Rare de volta. Além de achar divertido caçar conquistas, sofrerá uma intervenção a qualquer instante por culpa de Stardew Valley.