Nobunaga’s Ambition: Awakening ganha novos detalhes

KOEI TECMO America revelou nesta sexta-feira, 21, novos detalhes sobre Nobunaga’s Ambition: Awakening, o 16º jogo da franquia de simulação histórica de Kou Shibusawa, que será lançado no dia 20 de julho para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, via Steam.

Nobunaga's Ambition: Awakening
Imagem: Divulgação

Nobunaga’s Ambition: Awakening permite que os jogadores experimentem o período tumultuado dos Estados Guerreiros do Japão do século XVI através da vida virtual de um daimyō, líder japonês poderoso, proprietário de terras e senhor feudal. Liderar suas tropas na batalha pode ser complicado, pois o daimyō deve avaliar rapidamente cada situação em um campo de batalha em constante mudança para assumir o controle do mapa com sucesso. A primeira ordem de negócios é a marcha. Olhe através da terra e escolha cuidadosamente a rota de marcha, pois certas rotas podem ter obstáculos, incluindo estradas estreitas para grandes movimentos de tropas ou até mesmo uma fortaleza inimiga! Escolhendo a rota errada, pode-se levar o exército a uma situação devastadora.

Mas esse não é o único perigo que os jogadores enfrentarão. Se houver pequenas batalhas acontecendo próximas a unidade do daimyō, então uma grande batalha pode ser lançada para resolver a disputa. Aliados e inimigos próximos se reunirão em um único campo de batalha para determinar o futuro do clã e os resultados podem ter um impacto significativo nos clãs vizinhos, testando verdadeiramente a habilidade do daimyō como líder militar e negociador político.

Em Nobunaga’s Ambition: Awakening, a chave para conquistar o mapa é a capacidade de dominar a arte militar do cerco. Um cerco ocorre quando se ataca a base principal ou posição defensiva do inimigo. Cada castelo terá um campo de batalha totalmente diferente, enquanto os domínios e proprietários de terras ao redor também estarão envolvidos nesses conflitos em larga escala. O lado atacante precisará romper o equipamento de defesa para atacar a cidadela enquanto luta em uma variedade de terrenos, incluindo castelos nas montanhas e planícies. Para alcançar a vitória, o daimyō precisará considerar como atacar ou defender com base no terreno de cada castelo.

Os locais históricos e terrenos capturados no jogo incluem Nagashima, um reduto da Santa Rebelião na boca dos três rios de Kiso que tinha muitas filiais e bloqueou o exército do clã Oda; Kasugayama, o castelo de Kenshin Uesugi que domina o rio Sekigawa e o Mar do Japão; Tsukui, um castelo na entrada da Prefeitura de Yamanashi na planície de Kantō; e Kameyama, um castelo em Mie Prefecture, localizado entre as montanhas Suzuka

Sobre Nobunaga’s Ambition: Awakening

Em Nobunaga’s Ambition: Awakening, os jogadores terão a oportunidade de experimentar a vida de um daimyō, um líder japonês poderoso, no turbulento período da Guerra Civil Japonesa do século XVI. Como líder do seu próprio clã, os jogadores terão que tomar as melhores decisões em áreas-chave, como a economia, diplomacia e poder militar, na esperança de eventualmente unificar o país. Para isso, eles contarão com a ajuda de seus assessores, oficiais de inteligência artificial que pensam e agem com seu próprio julgamento. Os assessores fornecerão sugestões aos jogadores para ajudá-los a planejar sua estratégia de batalha.

Os jogadores emitirão políticas que afetarão todo o clã e nomearão proprietários de terras que desenvolverão seus domínios sozinhos. Além disso, eles também poderão nomear conservadores, que podem mudar a tendência geral do clã, bem como conselheiros para guiá-los ao emitir políticas. Os jogadores até podem ter conversas diretas com seus assessores para fortalecer sua lealdade e impedi-los de desertar, e essas conversas diretas têm o potencial de abrir novas estratégias à medida que os jogadores aprofundam seus laços com seus assessores.

Uma das características mais populares de Nobunaga’s Ambition, o cerco, também retorna em Nobunaga’s Ambition: Awakening, mas de uma forma inédita. Pela primeira vez na série, os cercos ocorrerão em um único mapa com diferentes tipos de terreno e castelos ou cidades castelos totalmente variados, permitindo que os jogadores desfrutem de cercos dinâmicos e um novo nível de estratégia. Ao atacar, os jogadores precisarão decidir onde romper e qual caminho seguir, enquanto, ao defender, precisarão decidir onde implantar equipamentos de defesa e como interceptar a força atacante.

Além disso, Nobunaga’s Ambition: Awakening promete incluir várias características que se adequam ao 40º aniversário da série, incluindo marcos e conquistas que afetarão a estratégia. Os jogadores também desfrutarão de uma grande variedade de cenários, eventos, políticas e muito mais, além de elementos dos títulos anteriores, como uma função de edição que permitirá que eles mudem o status do oficial, música de fundo e cenários ou criem novos clãs.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.