Tecnologias NVIDIA RTX já estão em mais de 130 jogos e aplicativos

A NVIDIA anunciou nesta terça-feira, 1º de junho, que mais de 130 jogos e aplicativos já possuem suporte a tecnologias NVIDIA RTX, incluindo Ray Tracing acelerado por Tensor Cores, Deep Learning Super Sampling (DLSS) e recursos de Inteligência Artificial acelerados por Tensor Cores. Além disso, a tecnologia de redução de latência NVIDIA Reflex também é compatível com 12 dos 15 principais FPS competitivos.

Desde o lançamento da série de GPUs NVIDIA GeForce RTX, ocorrido há dois anos, a NVIDIA tem trabalhado em estreita colaboração com desenvolvedores de jogos, fabricantes de aplicativos criativos e órgãos de padrões da indústria para tirar o máximo de proveito dessas inovações e criar o novo padrão para jogos de PC e aplicativos de criação de conteúdo.

“O RTX estabeleceu o novo patamar, com Ray Tracing e o DLSS levando a qualidade de imagem e o desempenho a níveis que antes eram inimagináveis. Os desenvolvedores que buscam oferecer a melhor experiência possível em jogos de PC contam com as tecnologias NVIDIA para atingir esse objetivo.”

Matt Wuebbling, vice-presidente de marketing global de GeForce da NVIDIA.

A lista de motores gráficos, franquias de jogos, desenvolvedores de jogos, editores e fabricantes de hardware/periféricos usando tecnologias pioneiras da NVIDIA é extensa: até o momento, mais de 60 jogos RTX suportam Ray Tracing ou DLSS, enquanto outros 20 adotaram o NVIDIA Reflex.

Por sua vez, a tecnologia DLSS aumenta o desempenho em até 2x enquanto mantém uma qualidade de imagem nítida e clara. Isso levou os especialistas da indústria a apelidar a tecnologia de “magia”, por superar a compensação entre desempenho e qualidade de imagem que os fabricantes de GPU tradicionalmente enfrentam.

E a adoção dessa tecnologia foi consideravelmente rápida, com suporte para Unreal Engine, Unity Engine, vários outros motores gráficos e mais de 50 títulos de jogos. A lista de franquias que usam DLSS para atingir um novo nível de gráficos inclui BattlefieldCall of DutyControlCrysisCyberpunkDeath StrandingDOOM, Final FantasyFortniteMarvel AvengersMetroMinecraftMonster Hunter , OutridersRed Dead RedemptionRainbow SixTomb RaiderWar ThunderWatch DogsWolfenstein e muito mais.

Como parte do ecossistema NVIDIA Studio, cerca de 70 aplicativos de criação e design de conteúdo suportam Ray Tracing acelerado por RTX, DLSS ou recursos de IA, como Super Resolução no Adobe Photoshop, Máscara mágica no Blackmagic Design DaVinci Resolve e Remoção de ruído de áudio no OBS .

COMPUTEX 2021 revela ainda mais jogos com RTX

A COMPUTEX desta semana traz uma enxurrada de anúncios de novos jogos que aumentam a contagem de títulos RTX. Os jogos apresentados durante a apresentação da NVIDIA ou no evento que receberão Ray Tracing e DLSS incluem The AscentDOOM EternalDYING: 1983IcarusLEGO Builder’s Journey e The Persistence. Além disso, novos jogos terão suporte a tecnologia DLSS, sendo os destaques Red Dead Redemption 2 e Rainbow Six Siege.

NVIDIA Reflex compatível com 12 dos 15 melhores jogos de tiro competitivos

A tecnologia NVIDIA Reflex traz uma série de recursos que medem e otimizam a latência do sistema em jogos competitivos e melhoram a capacidade de resposta do PC, tornando mais fácil para os jogadores mirar nos oponentes e acertar seus tiros. Foi anunciado que o Reflex está chegando em CrossFire HDEscape from TarkovNaraka: Bladepoint e War Thunder.

Sendo assim, apenas nove meses após seu lançamento, 12 dos 15 melhores jogos de tiro competitivos agora suportam a novidade da NVIDIA, incluindo Apex LegendsCall of Duty: Black Ops Cold WarCall of Duty: WarzoneDestiny 2EnlistedFortniteOverwatchRainbow SIx SiegeRust e Valorant.

“Em Rainbow Six Siege, reações em frações de segundo podem ser a diferença entre ganhar e perder. A tecnologia DLSS garante que você tenha o máximo de desempenho e qualidade de imagem para que você sempre tenha a vitória em vista.”

” – Anthony De Rochefort, programador 3D da Ubisoft, criadores de Rainbow Six Siege

Veja como o ray tracing, o DLSS e o Reflex estão tornando os jogos mais rápidos, mais bonitos e mais responsivos do que nunca, assistindo a um replay da palestra ocorrida na COMPUTEX abaixo:

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.