PlayStation anuncia Project Leonardo, kit de controle para PCD

A Sony anunciou durante a CES 2023 o Project Leonardo, um kit de controle altamente personalizável para PlayStation 5 desenvolvido para que portadores de deficiência possam jogar com mais conforto, facilidade e por longos períodos. De acordo com a empresa, “o controle foi criado para que usuários com limitações possam lidar com desafios comuns, como segurar um controle por longos períodos, pressionar com precisão pequenos grupos de botões ou gatilhos ou posicionar os dedos da mesma forma que em um controle padrão”. O novo controle funcionará em conjunto com acessórios de acessibilidade e se integra ao console do PS5, revelando novas maneiras de jogar. Ainda não há data de lançamento.

Para desenvolver o projeto, a PlayStation conversou com especialistas em acessibilidade de importantes organizações como AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up. Confira algumas funcionalidades do novo controle:

Personalizações de hardware

O Project Leonardo para PS5 é uma tela para os jogadores criarem sua própria experiência de jogo. Há uma variedade de botões e capas de controle analógico em diferentes formas e tamanhos que possibilitam a criação de ampla variedade de layouts de controle. A distância da capa do controle analógico também pode ser ajustada de acordo com a preferência do usuário e possibilita que ele encontre uma configuração ideal para sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas específicas. 

Personalizações de software

Os jogadores podem escolher e armazenar seus perfis preferidos de configurações do controle e deixar até três salvos, alternando facilmente entre eles na hora de jogar. Os botões do controle podem ser programados para qualquer função compatível e vários botões podem ser mapeados para a mesma função. 

Integração com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade

O Project Leonardo pode ser usado como um controle independente ou emparelhado com controles sem fio adicionais DualSense. Até dois controles do Project Leonardo e um controle sem fio DualSense podem ser usados juntos como um único controle virtual, permitindo que os jogadores misturem e combinem dispositivos para atender às suas necessidades específicas ou para jogar em colaboração com outros jogadores. Os controles podem ser ativados ou desativados de forma dinâmica e usados em qualquer combinação. O Project Leonardo é expansível por meio de quatro portas AUX de 3,5 mm e oferece suporte a uma variedade de interruptores externos, possibilitando a integração com outros acessórios de acessibilidade.  

Design 

O design é um diferencial. Simétrico e dividido, possibilita que os controles analógicos sejam posicionados na distância que desejaram, não exigindo que o usuário o mantenha entre as mãos – é possível colocá-lo em uma mesa ou bandeja para cadeira de rodas, por exemplo, além de poder ser fixado em suportes ou tripés e orientado a 360º. De acordo com a equipe que projetou o designe do acessório, “foram testados mais de uma dúzia de projetos com especialistas em acessibilidade, buscando diferentes alternativas que ajudassem os jogadores a enfrentar os principais desafios para o uso eficaz do controle. Não há uma forma ‘certa’ de personalização. A intenção é capacitar os usuários para criar suas próprias configurações”.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.