Pokémon Presents traz detalhes sobre Pokémon Scarlet e Violet

A The Pokémon Company International revelou nesta quarta-feira, 3, durante a Pokémon Presents, mais detalhes sobre os jogos Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, que será lançado no dia 18 de novembro de 2022, exclusivamente para Nintendo Switch. Além disso, também foram anunciadas novas informações sobre o Campeonato Mundial Pokémon 2022, novos eventos de jogo para Pokémon GOPokémon UNITE e Pokémon Café ReMix. Confira os detalhes sobre todos os anúncios abaixo!

Pokémon Scarlet e Pokémon Violet

Boas-vindas a Paldea!

Os jogadores começarão suas aventuras na região de Paldea, uma terra vasta repleta de lagos, picos imponentes, regiões inabitadas e cadeias montanhosas. Os jogadores encontrarão muitas pessoas e Pokémon vivendo junto em vários locais diferentes, desde um vilarejo agrícola com colheitas abundantes até uma cidade portuária com um comércio movimentado. Há também Pokémon vivendo no topo das árvores, rios e outros locais na natureza.

No parte central de Paldea fica a maior cidade da região: Mesagoza. É aqui que os jogadores encontrarão Naranja Academy ou Uva Academy. Em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, o nome da escola, seu emblema e uniforme, além de outros detalhes, serão diferentes dependendo de qual versão do jogo é jogada.

O Pokédex será carregado no Rotom Phone como um aplicativo. Os jogadores poderão ver um mapa de toda a região de Paldea no aplicativo de mapa, que mostrará sua localização atual. Além disso, os jogadores também verão todos os tipos de informações, como cidades, Pokémon Centers e Pokémon selvagens por perto.

Fenômeno Terastal

Este fenômeno é encontrado apenas na região de Paldea e faz os Pokémon brilharem e reluzirem como pedras preciosas. Quando um Pokémon está sob o fenômeno Terastal, uma Tera Jewel aparece acima da cabeça do Pokémon como uma coroa, e o corpo deste Pokémon reluz como uma pedra preciosa lapidada.

Todos os Pokémon em Paldea podem passar pelo fenômeno Terastal para obter poderes especiais. Com isso, os jogadores poderão melhorar suas estratégias de batalha aumentando o poder de quaisquer movimentos que tiverem o mesmo tipo que o Tera Type do Pokémon. Existem 18 tipos, o que significa que há incontáveis combinações de Pokémon e Tera Types.   

Os jogadores podem usar o fenômeno Terastal em um Pokémon apenas uma vez por batalha e a transformação durará até que a batalha termine. Para que o fenômeno seja usado em um Pokémon, os jogadores precisarão de uma Tera Orb, a qual precisará ser recarregada após cada uso. Os jogadores podem carregar suas Tera Orb tocando cristais que transbordam energia Terastal ou indo até um Pokémon Center.

Tera Raid Battles

As Tera Raid Battles ocorrem em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet quando três outros jogadores se juntam para enfrentar um Pokémon selvagem Terastal. Os Treinadores podem encontrar outros jogadores para participarem de uma Tera Raid Battle por meio da opção “Tera Raid Battle” e, em seguida, escolherem recrutar aliados ou se juntarem à Reide de outra pessoa. Para batalhar ao lado de amigos que um jogador já conhece, é preciso definir um Link Code. Este sistema de batalha tem um limite de tempo e permite que jogadores continuem a atacar naturalmente sem terem que esperar para que outros Treinadores escolham suas ações.

Poké Portal e o Union Circle

Em Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, os jogadores podem fazer trocas e batalhar com Treinadores de todo o mundo usando um recurso chamado Poké Portal.

  • Trocar: No Poké Portal, o Link Trade permite que os jogadores façam trocas com uma pessoa específica. Usando a Surprise Trade, após escolherem um Pokémon para trocar, os jogadores poderão fazer a troca com um Treinador aleatório em algum lugar no mundo.
  • Batalhar: Na opção Link Battle, no Poké Portal, os jogadores poderão participar de batalhas de Pokémon com outros Treinadores de Pokémon.

Além disso, com o novo recurso Union Circle adicionado ao Poké Portal, um jogador e até três amigos podem se aventurar juntos.

O povo da região de Paldea

  • Clavell: É o diretor do instituto e irá ensinar aos jogadores muitas coisas sobre a escola.
  • Jacq: Mr. Jacq conhece bastante a biologia dos Pokémon e é o desenvolvedor do aplicativo Pokédex para o Rotom Phone. Ele também será o professor de sala de aula do jogador.
  • Arven: Arven é um veterano no instituto. Ele cozinha muito bem e está pesquisando receitas saudáveis que podem ajudar os Pokémon a se sentirem melhores.
  • Penny: Sua personalidade é um pouco tímida e, por alguma razão, ela não vai ao instituto com muita frequência.
  • Grusha, o Líder do Ginásio de Glaseado: Grusha costumava ser um snowboarder profissional, mas agora ele é o Líder do Ginásio de Glaseado em tempo integral. Ele é um especialista em Pokémon de tipo Gelo e Cetitan é seu parceiro Pokémon.

Mais Pokémon revelados

Espécies diferentes de Pokémon aparecerão dependendo do jogo que o jogador comprar. Por exemplo: Larvitar e Stonjourner aparecerão em Pokémon Scarlet, enquanto Bagon e Eiscue aparecerão em Pokémon Violet.

Fidough

A pele úmida e lisa de Fidough tem qualidades elásticas, sendo firme e macia ao mesmo tempo. Quando este Pokémon fica empolgado, intimida seus oponentes inflando seu corpo para parecer maior. Fidough fermenta as coisas ao seu redor usando o fermento de sua respiração. O fermento é útil para cozinhar, então este Pokémon tem sido protegido pela população há muito tempo.

  • CategoriaPuppy 
  • TipoFairy
  • Altura: 0,3 m
  • Peso: 10,9 kg
  • Habilidade: Own Tempo

Paldean Wooper

Nos tempos antigos, Wooper viviam debaixo d’água na região de Paldea. Após perderem uma disputa por território, parece que começaram a viver em pântanos na superfície. Para evitar que ressecassem enquanto estavam na superfície, começaram a cobrir seus corpos com uma membrana venenosa. Por viverem em terra firme por tanto tempo, suas brânquias acabaram ficando mais endurecidas. Seus corpos são pesados e eles se movem lentamente, mas conseguem proteger a si mesmos ao dispararem um líquido venenoso poderoso de suas brânquias.

  • CategoriaPoison Fish 
  • Tipo: Poison/Ground
  • Altura: 0,4 m
  • Peso: 11,0 kg​
  • HabilidadePoison Point/Water Absorb

Cetitan

Cetitan precisam ter muito músculo para poderem sustentar seus corpos imensos, e os ataques físicos usando seus corpos têm um poder incrível. Costumam também migrar pelas regiões nevadas, protegidos por uma camada espessa de gordura.

  • CategoriaTerra Whale 
  • TipoIce
  • Altura: 4,5 m
  • Peso: 700,0 kg
  • HabilidadeThick Fat/Slush Rush

Novas formas descobertas dos Pokémon Lendários Koraidon e Miraidon

Os jogadores encontrarão um Pokémon Lendário, Koraidon ou Miraidon, e se juntarão a um deles em suas jornadas. Koraidon e Miraidon são repletos de mistérios e dizem ter um poder que supera em muito o de outros Pokémon. Esses Pokémon podem mudar suas formas para melhor se adequarem ao que estão fazendo ou ao terreno em que estão viajando.

  • Sprinting Build/Drive Mode: Os jogadores poderão pegar carona em Sprinting Build Koraidon ou Drive Mode Miraidon, e atravessar a ampla região de Paldea mais livremente e com muito mais facilidade.
  • Swimming Build Aquatic Mode: Os jogadores poderão pular nos rios, lagos e oceanos vibrantes para se aproximarem de Pokémon que habitam esses locais ou cruzar águas perigosas em curto tempo montando em Swimming Build Koraidon ou Aquatic Mode Miraidon.
  • Gliding Build/Glide Mode: Os jogadores poderão saltar de montanhas, grandes penhascos ou edifícios altíssimos e planar em direção ao seu destino.

Bônus de compra anunciados

Pikachu especial

Ao comprarem Pokémon Scarlet ou Pokémon Violet com antecedência, os jogadores receberão um Pikachu especial do jogo de presente. Este Pikachu tem duas características únicas:

  • Sabe o movimento Fly, que normalmente este Pokémon não pode aprender.
  • Seu Tera Type será Flying.

Os jogadores podem recebê-lo ao escolherem Get via Internet na função Mystery Gift no jogo até terça-feira, dia 28 de fevereiro de 2023.

Adventure Set

Se os jogadores fizerem download da versão digital de Scarlet ou Violet pela Nintendo eShop até terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, receberão um código de série para o Adventure Set.

  • Potion × 10;
  • Full Heal × 3;
  • Revive × 3;
  • Ether × 3;
  • Rare Candy × 1;
  • Nugget × 1.

Bônus de pacote duplo

Como um bônus especial pela compra do pacote duplo de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, os Treinadores receberão dois códigos (um por jogo) que os recompensarão com 100 Poké Balls.

Para mais informações sobre Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, visite o site oficial.

Campeonato Mundial Pokémon 2022

De volta após três anos, o Campeonato Mundial Pokémon 2022 dá boas-vindas ao Pokémon GO e ao Pokémon UNITE na competição que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, em Londres. Também foi revelado o design completamente novo do troféu do Campeonato Mundial Pokémon 2022, que destacará Pikachu.

Para ficar em dia com as últimas novidades do Campeonato Mundial Pokémon 2022 e outros eventos de Play! Pokémon, confira todas as informações aqui (em inglês). 

Próximos eventos de jogo

  • Seres vivos misteriosos, conhecidos como Ultracriaturas, apareceram nos eventos do Festival de Pokémon GO 2022 deste ano, e parece que todas as quatro Ultracriaturas se juntarão para o evento de encerramento do Festival de Pokémon GO 2022, no dia 27 de agosto. O encerramento será um evento global online e os Treinadores poderão se divertir onde quer que estejam no mundo.
  • Pokémon UNITE celebra seu 1º aniversário com a chegada de Buzzwole às Batalhas Unite, bem como com um novo tipo de batalha rápida, Festa Pikachu, que começa hoje, dia 3 de agosto, às 21h (horário de Brasília).
  • No jogo Pokémon Café ReMix, os jogadores poderão ter uma outra chance de recrutar Mewtwo para se juntar aos seus staff. A partir de hoje, também haverá uma campanha especial para os jogadores conseguirem Latias em seus staff.
  • Pokémon Masters EX está se aproximando de seu aniversário de 3 anos. Os jogadores podem se preparar para comemorar com a próxima estreia do Trainer Lodge.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.