NotíciasNintendoPlayStationXbox

Pré-venda de jogos em mídia física não pode mais ser feita em marketplaces

A Solutions 2 GO anunciou nesta terça-feira, 2, que a pré-venda de jogos em mídia física não poderá mais ser realizada por meio de marketplaces como Mercado Livre e Shopee. A decisão afeta diretamente colecionadores e consumidores brasileiros que utilizam essas plataformas para adquirir títulos antecipadamente. As informações são do site Critical Hits.

jogos em mídia física marketplaces
Imagem: Divulgação

Segundo a distribuidora, que é responsável pela chegada da maior parte dos jogos em mídia física ao Brasil, o motivo da medida não foi detalhado. Entretanto, consumidores especulam que a decisão busca evitar o uso frequente de cupons de desconto oferecidos por marketplaces abertos como Mercado Livre e Shopee.

A restrição impacta empresas como Nintendo, PlayStation e Xbox, que possuem distribuição física oficial no país. Apesar de a justificativa estar relacionada à natureza de marketplace dessas plataformas, a determinação não atinge grandes varejistas como Amazon e Kabum, que também funcionam sob esse modelo.

Uma alternativa para lojas menores seria importar mídias físicas de outros países, deixando de depender da distribuição nacional. No entanto, essa solução pode gerar desvantagens, como a ausência de capas nacionais, a falta de tradução oficial para o português em alguns casos e possíveis restrições de consoles com trava de região.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.