Screamer ganha documentário com detalhes do processo de desenvolvimento
A Milestone divulgou nesta terça-feira, 11, que lançou “Road to Screamer”, um documentário de 15 minutos que apresenta detalhes sobre a produção de Screamer, novo jogo de corrida e combate em estilo anime que marca o retorno da clássica série dos anos 90. O vídeo reúne entrevistas com desenvolvedores e parceiros envolvidos no projeto, incluindo os dubladores Troy Baker e Aleks Le.
O conteúdo mostra como a equipe reinterpretou o legado do título original, combinando narrativa inspirada em anime com elementos modernos de jogabilidade. Michele Caletti, Diretor de Desenvolvimento e Criatividade, e Andrea Basilio, Produtor Executivo e Diretor Criativo Associado, comentam sobre os pilares da série e sobre a proposta de atualizá-la para o público atual. Já o Diretor do Jogo, Federico Cardini, explica o sistema de dirigibilidade twin-stick e o Echo System, recurso que integra ação nas pistas com elementos narrativos, além das habilidades únicas atribuídas a cada personagem.
Na parte narrativa, a Designer de História Kerry Kazmierowicztrimm descreve o universo de Screamer, ambientado em um futuro distópico onde cinco equipes e quinze pilotos protagonizam tramas envolvendo vingança, luto e redenção. Segundo o Diretor de Arte Federico Mattioli, essa abordagem influenciou diretamente o design visual dos personagens, cenários e veículos. Annis Naeem, Diretor do estúdio Plumehead, detalha o processo de criação dos carros presentes no game.
O documentário também aborda a produção das cutscenes animadas, supervisionadas por Daisuke Shimamura, da Polygon Pictures, que buscou fortalecer o envolvimento emocional dos personagens. Além disso, os atores Troy Baker e Aleks Le relatam sua experiência interpretando Mr. A e Hiroshi, destacando os desafios de transmitir a complexidade dramática da história.
Sobre Screamer
Situado em Neo Rey, cidade inspirada em universos de anime, Screamer apresenta confrontos entre pilotos conhecidos como Screamers, que disputam corridas brutais movidas por motivações que variam entre glória, poder e vingança. As disputas ganham um novo patamar com a introdução do sistema ECHO, uma tecnologia misteriosa que transforma cada corrida em uma verdadeira batalha.
Um dos principais destaques do gameplay é o esquema de controle dinâmico do tipo Twin Stick: o analógico esquerdo é responsável pela direção do veículo, enquanto o direito comanda as manobras de drift. Essa configuração permite aos jogadores maior precisão nas curvas e oferece vantagens estratégicas durante as disputas.
Além da tradicional aceleração com Boost, os veículos em Screamer contam com ataques especiais chamados Strikes, que podem ser acionados para nocautear oponentes em momentos decisivos. Quando o modo Overdrive é ativado, as corridas ganham intensidade máxima, com confrontos caóticos pelas ruas de Neo Rey.
Combinando ação de corrida, combate veicular e elementos narrativos, Screamer busca oferecer uma experiência arcade diferenciada, com foco tanto na técnica quanto na estratégia em pista.
Com lançamento previsto para 2026, Screamer estará disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Epic Games Store.


