Slipstream recebe expansão gratuita “blue hour”

O desenvolvedor brasileiro ansdor e a BlitWorks anunciaram nesta terça-feira, 20, o lançamento da expansão gratuita blue hour para Slipstream, feita em comemoração do 5º aniversário do arcade de corrida. Ela já está disponível para Nintendo Switch, PlayStation e Xbox. Além disso, o jogo receberá versões nativas para PlayStation 5 e Xbox Series S|X no dia 28 de junho. Esta expansão oferecerá 5 novas pistas com suas respectivas novas faixas musicais, 3 carros e 2 modos de jogo novos.

Todas as novas pistas são ambientadas em locais do mundo real, mais especificamente em locais exóticos ou inesperados da Europa: Marselha, Pompéia, Transilvânia, Granada e Edimburgo. As habilidades de Ansdor melhoraram muito desde 2018 e ele também adicionou muitos novos recursos à engine do Slipstream, e as novas pistas fazem uso intenso deles, como um sistema de neblina e um sistema de iluminação dinâmica que permite que os faróis dos carros iluminem a pista em tempo real tempo. A expansão parece um jogo antigo de 32 bits, enquanto o original era mais um jogo tardio de 16 bits. O desenvolvedor quis experimentar novas técnicas e fazer experiências artísticas que não eram possíveis no jogo original.

Quanto a música, o objetivo de Effoharkay era manter uma consistência da mesma trilha sonora de vapor sintético, mas sem depender de instrumentos de som de sintetizador. A maioria das músicas foi inspirada nas excêntricas melodias de corrida elétrica de Ridge Racer 4NFS e Wipeout. Ele queria que fosse pulsante, dinâmica e diversificada, sem se preocupar com a qualidade ou estrutura da produção original.

Sobre Slipstream

Slipstream já está disponível para PC, via Steam, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch. O jogo tem sido criado durante 5 anos pelo desenvolvedor solo brasileiro Sandro Luiz de Paula (ansdor), que construiu seu próprio motor personalizado que recria as técnicas gráficas de escalado de sprites usadas nos arcades de corrida dos anos 80 e 90 para obter uma experiência autêntica de estilo retrô no hardware moderno, e ao mesmo tempo aproveitar a potência adicional dos sistemas atuais para fornecer uma jogabilidade fluida e constante a 60 FPS.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.