Ubisoft e Riot anunciam projeto para combater comportamentos nocivos
A Ubisoft e a Riot Games anunciaram nesta quarta-feira, 16, o projeto de pesquisa Zero Harm in Comms (Comunicação sem Danos, em tradução livre), uma parceria tecnológica que vai aprimorar o alcance de soluções de inteligência artificial para evitar interações prejudicais entre jogadores. A iniciativa tem como objetivo criar uma base de dados compartilhada pela indústria e dividir os ecossistemas que recolhem dados de jogos, treinando melhor as ferramentas de moderação preventiva com inteligência artificial para detectar e mitigar comportamentos prejudiciais. Confira todos os detalhes abaixo!
A união da Ubisoft e da Riot Games para criar o Zero Harm in Comms
Participantes ativas da Fair Play Alliance, ambas as empresas acreditam fielmente que a criação de experiências online seguras e significativas nos jogos só será possível por meio de ações coletivas e do compartilhamento de conhecimento. Sendo assim, essa iniciativa é uma continuação da grande jornada dessas duas empresas para construir estruturas de jogo que promovam experiências sociais mais gratificantes e evitem interações impróprias.
“Comportamentos prejudiciais são um problema sério para nós, mas essa também é uma questão difícil de ser resolvida. Na Ubisoft, temos trabalhado em medidas concretas para garantir experiências seguras e divertidas, mas acreditamos que com uma união da indústria de jogos seremos mais capazes de abordar esse problema. Pela parceria tecnológica com a Riot Games, exploraremos medidas melhores para evitar a toxicidade nos jogos, já que somos os desenvolvedores desses ambientes com uma ligação direta com nossas comunidades.”
Yves Jacquier, Diretor Executivo da Ubisoft La Forge.
Por meio do projeto Zero Harm in Comms, as empresas estão explorando maneiras de sedimentar as bases tecnológicas para futuras colaborações da indústria, além de criar uma rede que garante a ética e a privacidade dessa iniciativa. Graças aos jogos altamente competitivos da Riot e ao portfólio diversificado da Ubisoft, a base de dados criada pela colaboração deve abranger todo tipo de jogador e de comportamento para melhor treinar as inteligências artificiais das empresas.
“O comportamento inadequado não é um problema exclusivo dos jogos. Toda empresa com uma plataforma social online está trabalhando para lidar com esse espaço tão desafiador. É por isso que estamos comprometidos em trabalhar com parceiros da indústria, como a Ubisoft, que acreditam ser possível criar comunidades seguras e incentivar experiências positivas em espaços virtuais. Esse projeto é apenas um exemplo do nosso comprometimento e de um trabalho maior que estamos realizando para desenvolver sistemas na Riot que criem interações mais saudáveis, seguras e inclusivas em nossos jogos.”
Wesley Kerr, Líder de Pesquisa Tecnológica da Riot Games.
Ainda em fase inicial, o Zero Harm in Comms é o primeiro passo de um ambicioso projeto interprofissional que futuramente visa beneficiar toda a comunidade de jogadores. Como parte da primeira exploração da pesquisa, as empresas envolvidas no projeto estão comprometidas a compartilhar em 2023 os aprendizados da fase inicial desse experimento com toda a indústria, independentemente do resultado obtido.
Mais informações sobre o Zero Harm in Comms podem ser encontradas nos sites da Riot e da Ubisoft.