NotíciasPC

VILE: Exhumed é lançado gratuitamente após banimento na Steam

A desenvolvedora solo Cara Cadaver e a DreadXP anunciaram nesta terça-feira, 5, o lançamento de VILE: Exhumed como título shareware gratuito. A decisão acontece após o game ser banido da Steam no fim de julho, levando a criadora e a publicadora DreadXP a optarem por uma distribuição independente através do site oficial. Confira o trailer!

Segundo a DreadXP, o jogo pode ser baixado gratuitamente, mas inclui opção de doações voluntárias. Metade de todos os lucros obtidos será destinada ao Red Door Family Shelter, instituição canadense que apoia famílias, refugiados e mulheres que buscam escapar de situações de violência.

De acordo com a desenvolvedora, o título não foi proibido por seu conteúdo violento ou temáticas intensas, mas por suposta “presença de conteúdo sexual com representações de pessoas reais”, conforme apontado pela Valve. O jogo aborda temas como perseguição e violência contra mulheres por meio de imagens em FMV e efeitos práticos que utilizam a própria criadora como personagem. Não há, porém, nudez explícita ou atos sexuais no material.

Em comunicado, Cara Cadaver classificou a decisão como um ato de censura:

“Esta censura do meu trabalho é um ataque direto à expressão criativa e à liberdade artística. Esta é a nossa resposta, e a rejeição da ideia de que o horror pode ser definido como aceitável ou não”, afirmou a desenvolvedora.

Sobre VILE: Exhumed:

Originalmente prototipado em 2024, VILE: Exhumed explora a obsessão digital e a violência derivada de comportamentos abusivos. O jogador investiga arquivos corrompidos, fóruns abandonados e e-mails em um antigo computador para reconstruir a história de um homem obcecado pela atriz fictícia Candy Corpse.

Características principais de VILE: Exhumed:

  • Investigação em um computador antigo, explorando arquivos digitais e resquícios eletrônicos
  • Análise de fotos, mensagens e e-mails para reconstruir uma história perturbadora
  • Exploração de uma narrativa que gira em torno da obsessão de um homem por uma atriz de filmes adultos
  • Experiência de horror narrativo com elementos psicológicos e conteúdo impactante

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.