Xbox Game Pass é o serviço de assinatura de jogos mais popular no Brasil, aponta PGB 2024
A Pesquisa Games Brasil (PGB) de 2024 revelou que o Xbox Game Pass é o serviço de jogos por assinatura mais popular entre os brasileiros, com 39% dos jogadores do país optando por sua assinatura. Os dados foram apresentados durante uma mesa redonda online que reuniu representantes da Xbox, PGB e Samsung, abordando a transformação do comportamento dos jogadores no Brasil, impulsionada pela diversificação de dispositivos para acesso aos jogos.
Segundo Carlos Silva, da Go Gamers, empresa responsável pela pesquisa, os serviços como o Xbox Game Pass Ultimate estão em forte expansão no mercado, moldando o futuro dos jogos no país ao facilitar o acesso a diversas plataformas. O plano Ultimate é a escolha preferida dos assinantes brasileiros, oferecendo a possibilidade de jogar em consoles, PCs, smartphones, tablets e TVs Samsung, graças ao Xbox Cloud Gaming.
“O acesso à nuvem permite que os jogadores iniciem um jogo no console ou PC e o continuem em dispositivos como smartphones ou TVs, sem perder o progresso. Nossa missão é oferecer opções para que as pessoas joguem o que quiserem, onde quiserem e com quem quiserem”, afirmou Iñigo Asiain Sancho, diretor de Xbox.
A mudança no perfil dos jogadores brasileiros
Os dados da PGB também destacaram a preferência por jogar em dispositivos móveis, com quase metade dos entrevistados optando por celulares. Em seguida, aparecem os computadores (22,6%) e os consoles (21,7%). Essa diversidade de plataformas reflete a flexibilidade proporcionada pelo Xbox Game Pass Ultimate, que abrange todas essas opções em seu catálogo.
Além disso, a pesquisa apontou que a Samsung é a marca de TV mais escolhida para jogos no Brasil, com 51% de preferência dos consumidores. Desde 2020, o aplicativo Xbox Game Pass está disponível com exclusividade nos modelos de TVs da marca, reforçando a parceria entre Xbox e Samsung para melhorar a experiência dos jogadores. A Samsung também lidera em smartphones, sendo considerada a marca que oferece a melhor experiência de jogo por 34,7% dos entrevistados.
Thiago César, diretor de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil, ressaltou o compromisso da empresa em atender às necessidades dos jogadores. “Temos soluções para todos os perfis, desde quem prefere jogar na TV, smartphone ou notebook. Nosso objetivo é garantir a melhor performance com nossos produtos”, explicou.
Dados disponíveis gratuitamente
Os interessados podem conferir mais informações sobre a transformação do mercado de jogos no Brasil no levantamento completo da PGB 2024, disponível gratuitamente aqui.