Deep Beyond | Review
Eu já disse em outras oportunidades: sou um tremendo fã de jogos narrativos. Acho que histórias bem contadas sempre têm um lugar à mesa e agregam valor em diferentes tipos de mídia, e os games não seria diferente. Quando vi as primeiras informações de Deep Beyond, o título logo me interessou pela premissa. O título prometia uma jornada por naufrágios antigos, resolvendo quebra-cabeças complexos, enquanto descobríamos mais sobre os segredos do passado da protagonista, Lilly.
Agora, com o jogo em mãos, tenho algumas coisas a pontuar sobre o game. Infelizmente, não são muitas coisas, pois Deep Beyond é um título curto – terminei sua história e obtive todas as conquistas da Steam com menos de uma hora e meia. Os detalhes dessa aventura eu conto agora, em mais uma review antecipada do Pizza Fria!
Uma aventura subaquática?
Deep Beyond nos apresenta Lilly, uma jovem exploradora e mergulhadora em busca de um tesouro mítico. Junto ao seu pai de criação Howard, nossa história começa ao nos prepararmos para ir ao fundo do oceano em busca desse tesouro, algumas coisas acontecem, saem do controle e a história se desenrola a partir daí. Sem muita originalidade, é verdade.
Com um foco sendo sua narrativa, confesso que Deep Beyond me decepcionou um pouco. Ok, gosto é uma coisa extremamente pessoal, mas eu não me senti compelido pela história apresentada pelo jogo. Pouco atrativa, seja pelo gameplay pouco envolvente – falarei mais abaixo – ou pela própria evolução do conto, o game não me fisgou.
Isso se deu, principalmente, pela gameplay pouco empolgante de Deep Beyond. O game é um walk simulator com resolução de quebra-cabeças. A questão é que todos os puzzles são fáceis, os objetos de interação são sinalizados em laranja, uma cor que diferente dos demais ambientes do título, e não há um sistema de escolha com consequências, popular em jogos narrativos.
A única escolha que fazemos no game é no último ato, onde temos três opções. Independente de qual você escolhe, Deep Beyond muda apenas a fala de Lilly, apresenta os créditos, em seguida uma cena animada relacionada à escolha que você fez. Ao menos, o título permite voltar facilmente para o ponto final para ver as consequências das outras opções.
Uma experiência audiovisual
Eu achei que Deep Beyond é quase um ensaio artístico, uma experiência audiovisual para testar o público sobre o estilo apresentado no jogo. Mais uma vez, na minha mais modesta opinião, não achei nada incrível. Ok, o visual poderia até ser bonito, mas a paleta de cores é confusa, com poucas opções e chega a ser até meio bisonho. Estranho que os personagens não têm olhos, o que me deixou com uma estranheza enorme.
Para completar, as mudança nos visuais do game para os momentos em que estamos submersos chegam a ser surpreendentes. A escuridão do mar é representada por visuais mais densos, de uma forma quadriculado, como mostra a imagem abaixo. Tirando a lanterna da personagem e a narrativa, que indica que estamos debaixo d´água, não há nenhum indicativo ou mudança no gameplay que indique que a cena se passa em um ambiente submerso.
Por outro lado, os ambientes externos, ao menos na luz do dia, são mais iluminados. No entanto, a paleta de cores é a mesma de ambientes internos. A diferenciação gráfica existe, claro, pelos traços da arte in-game, mas fica o registro de que foi algo que me incomodou bastante durante minha jogatina. No entanto, independente do modo escolhido, o jogo se comportou bem em gráficos com 4K, e manteve uma taxa de quadros estáveis em 120 FPS em meu PC.
Por fim, Deep Beyond trouxe legendas em português do Brasil, mas ela estranhamente falharam no capítulo 5 do jogo, onde precisei alterar o idioma para o inglês. No sexto e último capítulo, funcionaram normalmente. Os personagens do jogo são todos dublados, e a dublagem é até boa. Senti falta de um lip sync, mas sei que os recursos de um estúdio independente são mais escassos para uma “futilidade” como essa.
Vale a pena comprar Deep Beyond?
Indicar ou não a compra de Deep Beyond é complexa, pois o jogo não recebeu preço no Brasil no momento em que essa análise é escrita. O que temos no momento é que é uma experiência extremamente curta, que pode ser terminada facilmente em menos de uma hora e meia, um estilo audiovisual experimental, mas que achei um tanto confuso, e uma narrativa que, na minha opinião, não foi empolgante, muito por conta da obviedade do gameplay e seu sistema de puzzles.
Deep Beyond chega nesta quarta-feira, 15 de maio, exclusivamente para PC, via Steam.
*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Avix Games.