AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

Sociable Soccer 24 | Review

Toda vez que sai um jogo de futebol, fico na esperança de uma alternativa ao domínio da Electronic Arts. No entanto, com Sociable Soccer 24, jogo da Tower Studios disponível para Nintendo SwitchPC, via SteamApple Arcade, com previsão de chegar no futuro para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e Xbox One, logo de cara foi possível perceber que se tratava de uma proposta totalmente diferente. Aqui, pelo menos, é nítida a ideia de se criar um jogo arcade, sem invenção de firulas, querendo se vender como um “simulador”. Particularmente, acho isso bem interessante, embora um arcade em excesso também não seja lá o que busco em um jogo de futebol.

Desta forma, falaremos a seguir um pouco mais sobre este jogo de arcade futebolístico focado em uma experiência mais multiplayer, sendo o sucessor do clássico Sensible Soccer, franquia dos anos 90 criada por Jon Hare. Portanto, se você gosta de jogar uma bola descompromissadamente, confira esta análise do Pizza Fria!

Direto ao assunto… jogabilidade!

Ao entrarmos em Sociable Soccer 24, somos prontamente apresentados a menus simples e muito intuitivos, explicando alguns detalhes de como o jogo funciona, algo meio que no estilo “Master League”, aonde você vai construindo seu próprio elenco. Neste ponto, o jogo não apresenta grandes novidades. Vale ressaltar também que, embora o jogo conte com o licenciamento de cerca de 13.000 jogadores da FIFPRO, os times são genéricos. Ou seja, você jogará com equipes com nomes fictícios, mas com as escalações oficiais. Dito isto, Sociable Soccer 24 não tem nada de realmente inovador.

No quesito controle dos jogadores, em Sociable Soccer 24 é perceptível que a bola fica praticamente colada aos pés dos jogadores, dando uma sensação de domínio um tanto exagerada. Além disso, os jogadores correm de maneira lenta e limitada, mesmo com o botão de corrida ativado. Aliás, a corrida conta com uma barra de energia que acaba rapidamente, servindo mais como um “pique” do que uma “arrancada”. Isso não é necessariamente ruim, mas é diferente de alguns outros jogos de futebol, em que os jogadores parecem verdadeiros foguetes, correndo totalmente sem freio a caminho do gol.

sociable soccer 24
Um bom destaque são os jogadores licenciados. (Imagem: Divulgação)

Porém, uma coisa é inegável: Sociable Soccer 24 é um jogo simples, feito justamente para ser acessível a jogadores de todos os níveis. Assim, é correto dizer que o jogo foi feito para todos e todas, dos especialistas aos curiosos. Isso fica claro ao acessarmos os menus, em que podemos adaptar o jogo a nossas preferências, sendo possível alterar os níveis de dificuldade e os controles, gerando uma experiência mais leve para todos os jogadores e jogadoras.

Câmeras, modos de jogo e… pouca ação

Sociable Soccer 24 oferece para nós cinco opções de câmera, incluindo uma que imita a perspectiva vertical do antigo Sensible Soccer. Com isso, os chutes curvos são facilitados, mas nada que mude radicalmente o jogo, sendo algo mais nostálgico para os fãs antigos de Sensible Soccer. No restante, temos câmeras laterais e outras que já são conhecidas do gênero, embora aqui elas soem diferente, sobretudo pelo fato do jogo não se preocupar ou ter pretensão alguma de ser realista, algo que gostamos muito.

Contudo, já nos modos de jogo, o game não tem lá grandes distinções, seguindo um pouco aquela pegada de gacha/cartinhas/loot box, algo meio complexo. O primeiro deles, o modo Carreira, mistura construção e gerenciamento de equipe com elementos gacha, em que vamos gradativamente desbloqueando novos jogadores para compor o elenco. E a progressão é meio lenta. Assim, não espere um mercado de transferências, pois você se decepcionará. Particularmente, achei isso menos atrativo para Sociable Soccer 24.

sociable soccer 24
Nitidamenten ão temos nada de muito novo. (Imagem: Divulgação)

Mas, no modo Mundo, temos uma série de torneios e ligas com nomes fictícios, mas baseados em eventos reais, que nos permitem escolher entre 237 equipes internacionais e 1.195 clubes ao redor do mundo. E sim, temos alguns times do Brasil. Porém, vale ressaltar que este modo de jogo é totalmente offline, ao contrário do modo Carreira, que requer uma conexão com a internet, muito provavelmente para você conseguir jogar com elencos de outros jogadores… mas controlados pela máquina.

Gráficos e outros detalhes

Convenhamos que é perceptível na ideia de Sociable Soccer 24 que os gráficos não são o foco, não é mesmo? Assim, apresentando um visual retrô agradável, o título entrega personagens mais caricatos, embora a maioria deles receba a foto real em sua respectiva cartinha. Ou seja, nada de novo, mais uma vez. Desta forma, quando analisamos os gráficos, devemos pensar para além da estética, mas também na proposta, algo que Sociable Soccer 24 até consegue atender. Mas a impressão que fica (não que isso seja ruim), é que o jogo foi feito para mobile e portado para outras plataformas, algo perceptível por meio de todas as suas limitações.

E no aspecto sonoro, Sociable Soccer 24 traz essa mesma pegada. Não há narração, sendo a ação toda contínua entre reações dos treinadores que ambos os jogadores escolhem antes de montar suas equipes. E é isso. Não tem chat. São só emojis, balões de diálogos predefinidos e nada mais. Observando esses aspectos, é perceptível a ideia dos desenvolvedores de um jogo para sentar e jogar. Mas sei lá, fico com aquela sensação de que falta algo, mesmo que eu perceba essa característica como algo positivo e dinâmico.

sociable soccer 24
Esse é um dos menus do game. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena jogar Sociable Soccer 24?

Sociable Soccer 24 é um jogo meio água com açúcar, sendo um passatempo razoável, mas nada que te fará falta na vida. A impressão que acabei ficando é de que o jogo poderia ser mais, mas se limitou a um espírito nostálgico de seu antecessor, mas com gráficos razoavelmente melhores. Ele é divertido por ser um arcade, fugindo da “seriedade” de jogos como o EA Sports FC 24 ou o eFootball, que se vendem como algo mais próximo da realidade, tanto em níveis de detalhamento, quanto em jogabilidade (embora eu ache ambos mais voltados para um estilo “simcade” do que qualquer outra coisa. Enfim, propostas diferentes, anseios diferentes.

De uma forma geral, Sociable Soccer 24 não me encheu os olhos, embora seja um jogo gostosinho para se jogar no Nintendo Switch, sobretudo por ser leve e tranquilo para ser rodado, não apresentando lag ou problemas de desempenho. É um jogo limitado a poucas coisas, não existem muitas firulas e é isso. Para quem quer dar uma distraída, pode até ser uma boa ideia. Mas não é daqueles títulos que “não podem faltar na sua biblioteca de jogos”. Enfim, não é aquele jogo com gráficos perfeitos e jogabilidade extremamente diferenciada, sendo mais uma continuidade de Sensible Soccer, mas com uma repaginada. Felizmente, o título está legendado em português, o que merece ser ressaltado.

Por fim, vale ressaltar que este jogo está custando “apenas” R$ 140,00, um valor meio exagerado para o que ele se propõe a entregar e, bem, acredito que vocês leram tudo o que eu disse acima, não é mesmo? Enfim… como dizem por aí, Sociable Soccer 24 é, certamente, “um dos jogos já feitos”.

*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela Tower Studios.

Sociable Soccer 24

R$ 140,00
7

Jogabilidade

7.4/10

Gráficos e sons

7.1/10

Licenças, jogadores e imersão

7.5/10

Extras

6.0/10

Prós

  • Legendado em português brasileiro
  • Feito para jogadores que querem partidas rápidas
  • Cerca de 13.000 jogadores licenciados

Contras

  • Jogo muito caro para o que se propõe
  • Características de gacha, algo que pode ser ruim para alguns
  • Parece uma versão atualizada de Sensible Soccer

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.