F1 Manager 2024 | Review
Fãs de Fórmula 1, F1 Manager 2024 está de volta! A Frontier Developments lançou a mais nova edição do game de gerenciamento oficialmente licenciada da Formula 1, que já está disponível para Nintendo Switch, PC, via Steam e Epic Games Store, PlayStation 5, Xbox Series X|S, PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, a edição desta temporada foi lançada para Nintendo Switch, sendo uma excelente opção para os fãs de automobilismo que queiram administrar sua equipe em um console portátil.
A terceira edição do jogo promete melhorar ainda mais o que foi observado nos últimos anos. Mas será que teremos grandes novidades? A jogabilidade mudou? O que podemos esperar do game? Enfim, essas e outras questões serão respondidas nesta review. Confira!
Novidades interessantes dentro e fora das pistas
Se tem uma coisa que F1 Manager 2024 consegue manter de maneira primorosa, é toda a gestão de equipe. A ideia, inédita para esse tipo de corrida, segue sendo muito bem executada pela Frontier, que vai fazendo um ajuste aqui, outro ali, mas sempre deixando claro em tutoriais as principais novidades adotadas. Em grande parte, de fato, F1 Manager 2024 segue muito parecido com os anos anteriores, algo que deixa tudo um pouco mais familiar. No entanto, adições interessantes também foram trazidas para o grid neste ano.
O “Hub Mentalidade”, por exemplo, traz uma camada a mais de profundidade na gestão dos pilotos e da própria equipe, criando uma espécie de “moral” de cada membro, algo que pode influenciar no conjunto da obra, dando um toque mais humano que faltava nas edições anteriores. A propósito, F1 Manager 2024 agora nos permite criar uma equipe totalmente do zero, em que podemos escolher logotipos, cores e todo o staff. Particularmente, essa era uma das coisas que eu mais senti falta nos anos anteriores. Porém, para os fãs mais apaixonados, todas as escuderias estão disponíveis e totalmente licenciadas, com nome dos pilotos e de todos os funcionários.
Melhorias de jogabilidade
Uma coisa que notei de imediato em F1 Manager 2024 foi o aprimoramento da jogabilidade. As corridas e todas as condições estão ainda mais dinâmicas e imprevisíveis, dando aquele toque especial de estratégia que estamos acostumados a assistir em alguns circuitos. Desde questões climáticas, como chuvas repentinas, a problemas mecânicos, o jogo aprimorou esses aspectos mais “realistas”, deixando cada uma das corridas ainda mais emocionantes. Agora, se o carro sofre alguma avaria, você poderá tomar alguma medida, ao invés de simplesmente abandonar a pista. Contudo, isso exigirá um altíssimo nível de estratégia, assim como na questão da troca dos pneus, por exemplo.
Desta forma, é possível dizer que F1 Manager 2024 conseguiu manter o alto padrão do ano passado, e ainda aprimorou com alguns toques que foram essenciais para trazer o nível certo de desafio para os fãs de automobilismo. Aliás, poder acompanhar os pilotos em cada treino, na qualificação, sprint e corridas, é algo interessante demais, que acaba ensinando muitas das coisas que não conseguimos ver na TV. Por exemplo, a gestão interna da equipe, como criação de novas peças, recepção de VIPs no padoque, e por aí vai. São muitas coisas a serem analisadas, e F1 Manager 2024 nos dá uma imersão total no mundo da Fórmula 1!
Porém, já adianto aos jogadores e jogadoras que todo esse gerenciamento não é nada fácil. Afinal de contas, você terá de lidar com muitas informações. No entanto, o jogo traz tutoriais e menus explicativos muito interessantes para conseguirmos entender cada um dos aspectos disponíveis. Desta forma, dominar todos os recursos disponíveis é apenas uma questão de tempo. Agora, se você quiser pegar desafios em separado, o modo Replay de Corrida, que nos permite revisitar disputas do passado, podendo reescrever grandes momentos de temporadas anteriores.
Assim, F1 Manager 2024 traz uma variedade de melhorias interessantes, além de investir em pontos que deram certo nas edições anteriores, sendo uma experiência já bem familiar para quem jogou as edições anteriores. Para muitos, isso pode ser um problema. Todavia, acho muito útil quando certos aspectos se mantém em um jogo. Afinal, é um saco quando, por exemplo, um jogo de futebol muda radicalmente o modo de bater faltas e pênaltis, ou um título de automobilismo muda os comandos do controle, não é mesmo!?
Aspectos mais técnicos
Se na edição anterior o jogo tinha feito alguns ajustes interessantes, agora, F1 Manager 2024 está “redondinho”. Os gráficos e as diferentes câmeras proporcionadas pelo jogo contam com uma beleza realista bem interessante e condizente com a ideia do gerenciador. Além disso, os rádios são todos baseados em diálogos originais entre pilotos e engenheiros, o que aprofunda ainda mais essa aura de realidade trazida pela Frontier. Não bastasse isso, F1 Manager 2024 também segue sendo totalmente localizado para o português brasileiro, embora a narração nitidamente não seja feita por narradores de fato, mas dubladores. Nesse ponto, algumas linhas de diálogo são repetitivas, mas nada que atrapalhe.
F1 Manager 2024 também teve um considerável aprimoramento na IA, que deixa toda a experiência ainda mais desafiadora. Desta forma, não espere corridas fáceis, nem mesmo com Max Verstappen no volante. A impressão que fiquei foi a de que o quesito estratégia está ainda mais aprofundado e fazendo mais diferença do que nos anos anteriores. Somado a isso, percebemos também o desenvolvimento das equipes desde a última edição, que estão mais “encostadas” no grid, sem uma diferença muito gritante.
Concluindo, a transmissão segue impecável, trazendo toda a emoção das corridas, mas por uma perspectiva bem distinta dos jogos que estamos habituados a ver. Poder mudar a câmera, assistir diferentes pontos e detalhes, mudar estratégias e só esperar os resultados é algo bem diferente, é verdade, mas traz uma camada de profundidade maravilhosa para o maior campeonato de automobilismo do mundo. Contudo, o meu único incômodo ainda segue sendo os acidentes ocorridos ao longo das corridas, que soam extremamente artificiais. Uma batida ou uma travada nos pneus, as animações em ambos os casos são meio robóticas. É claro, é um detalhe, mas isso tira um bocadinho da imersão proposta.
Vale a pena jogar F1 Manager 2024?
Neste ponto, acabo mantendo um bocado da minha opinião do ano anterior, mas apresentando alguns pontos a mais. F1 Manager 2024 é um ótimo jogo de gerenciamento, mas sabemos que ele é nichado para fãs de corridas. No entanto, até para curiosos, a experiência pode ser divertida, devido ao tamanho do desafio de gerir uma escuderia. De uma maneira geral, o jogo manteve-se fiel à edição anterior, tendo inclusive o mesmo menu de jogabilidade ao longo das corridas, algo que facilita o processo. Porém, também trouxe coisas novas, como a mentalidade nas equipes e a possibilidade de construir sua própria escuderia.
Dentro das pistas, as corridas ganharam um pouco mais de detalhamento, deixando a desejar mesmo apenas na questão dos acidentes e erros dos pilotos. Esse é um detalhe dentre tantas qualidades, claro, mas não deve deixar de ser mencionado. Afinal, é um jogo repleto de variáveis e desafios, que isso acaba passando meio batido (até a hora que acontecer com um dos seus pilotos).
Sendo assim, se você é um grande fã de corridas ou é curioso para entender mais sobre elas, F1 Manager 2024 é uma excelente pedida, trazendo muitos detalhes, desafios e aspectos que as transmissões acabam não mostrando. Por fim, se você quiser ainda mais dificuldade, crie uma equipe do zero e veja a magia acontecer… Ou não.
*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForte RTX, com código fornecido pela Frontier.
F1 Manager 2024
R$ 86,69+Prós
- Totalmente localizado para o português brasileiro
- Riqueza gráfica agrega ao realismo do jogo
- Franquia segue oferecendo menus simples e interativos, essenciais para controlar todos os detalhes das equipes
- Imersão da transmissão segue sendo destaque, com locutores e vozes reais dos pilotos
- Finalmente podemos criar nossa própria equipe
Contras
- Acidentes ainda são meio artificiais
- Fora um detalhe ou outro, o jogo não acrescentou lá muita coisa