Football Heroes League | Preview
No Brasil, o futebol já é uma paixão nacional. E Football Heroes League surge em meio a isso, mas misturando superpoderes, arenas fechadas, partidas frenéticas e personagens com habilidades dignas do Tsubasa! Sim, é isso mesmo. O jogo da Run Games, disponível gratuitamente para PC via Steam e Epic Games Store, chega misturando tudo isso com muita pancadaria e disputas acirradas em partidas 2v2 intensas e caóticas, dando indícios de ser um Rocket League misturado com MOBA e o bom e velho esporte bretão. Durante a gamescom latam 2025, o Pizza Fria teve a oportunidade de testar e conversar com os desenvolvedores, que explicaram todos os detalhes. Mas chega de papo e confira nossas impressões!
Um arcade caótico e divertido de se jogar
Na primeira vez em que joguei Football Heroes League, o modo principal era o clássico 2v2 em arenas fechadas, sendo a ideia bem interessante, mesmo com poucos jogadores. Como um bom arcade, a primeira sensação foi a de um controle de bola muito mais leve e descompromissado, quase flutuante, com aqueles pulos e carrinhos extremamente exagerados (o que amei, diga-se de passagem), juntamente com aqueles chutes de animes que explodem como se tivessem saído de um jogo de luta. Cada herói no game tem sua própria habilidade insana, tal como nos MOBAS, e isso dá ao jogo uma camada tática que surpreende.
Cada um deles é único e executa tarefas voltadas para ataque, meio de campo e defesa. Portanto, entender como funcionam as habilidades de cada um deles é um ponto essencial para dominar os campos virtuais. Não faz muito sentido ter vários defensores no time, por exemplo. Pior ainda, é ter um amigo defensor que quer dar uma de Lúcio ou Aldair (referências de zagueiros malucos dos anos 2000), querendo entrar no gol adversário com a bola e tudo. Sendo assim, entender como combinar as habilidades do seu parceiro com as suas é um diferencial relevante. Afinal, futebol é um esporte coletivo!

O jogo é arcade e tal, beleza… Mas o sistema de chute baseado em barra de energia não é mole de se dominar. Para conseguir dar um tiro decente, você precisa acertar o tempo. Caso isso não role e você passe do ponto, o chute sai todo torto. Então, o que posso citar é que obviamente, a proposta de Football Heroes League é a de ser um arcade em sua essência, mas nem por isso ele não exige uma certa habilidade.
Além dos cinco heróis já disponíveis no acesso antecipado, Kenzo, Frostine, Beckers, Bun-E e Leo, os desenvolvedores já deixaram confirmadíssimo que chegarão mais personagens com o tempo, o que pode aumentar ainda mais a camada estratégica. Contudo, provavelmente algumas coisas serão pagas. Mas, enquanto isso, o jogo é free-to-play e segue sem loot boxes. A ideia da desenvolvedora é a de que as monetizações sejam feitas de maneira transparente, com pacotes de heróis, visuais e emotes, mas nada de roleta viciada. Afinal de contas, já estamos por aqui de polêmicas com isso, certo!?

Tudo na jogabilidade é muito SUPER!
Football Heroes League claramente não tenta ser um simulador. Afinal de contas, ninguém dá um mortal soltando coelhinhos em partidas reais, tampouco congela o adversário por alguns segundos (talvez no EA FC…). Mas, pelo contrário: ele abraça totalmente o lado arcade da Força sem medo algum. Ainda bem! O objetivo de jogo é tão claro quanto a regra: partidas rápidas, intensas, e com espaço para improviso. As arenas são pequenas, o placar sobe rápido, e qualquer erro pode virar um golaço do adversário em dois segundos. É pá pum!
Assim, ao jogar algumas boas (e divertidas) partidas, deu para sentir o potencial competitivo de Football Heroes League a longo prazo. A variedade de heróis prometida, combinada com modos como 3v3 e 5v5, vai abrir espaço para estilos de jogo bem diferentes, sendo cada vez mais essencial o trabalho em equipe. Assim, será possível jogar na retranca, controlando o gol com Bun-E ou sair na correria com Kenzo e sua voadora giratória. Tudo dependerá do coletivo!

Por fim, o matchmaking continua sendo rápido e funcional, algo essencial para manter o ritmo de quem quer “só uma partidinha antes de voltar ao trabalho” (algo que faço muito). Ou seja, na jogabilidade, não há nada incrível em Football Heroes League, mas é divertido e funcional. Gostei.
Aspectos audiovisuais
Na parte gráfica, não dava para esperar algo muito diferente de um MOBA misturado com futebol. O estilo adotado em Football Heroes League é bem leve, colorido e estilizado. E tudo conta com uma identidade própria interessante, parecendo uma mistura de quadrinhos com animações, sem nunca parecer puramente infantil ou bobinho demais. Há um meio-termo aqui que vai agradar a todos.
Além disso, a trilha sonora é leve e empolga, os efeitos sonoros são exagerados de um jeito bem condizente com a proposta, e, com isso, cada partida vira praticamente um mini show pirotécnico com fogos e piruetas para todos os lados. Nesse ponto, não imaginaria o jogo de outra maneira. Está polido e em questão de desempenho, também não deve nada. Tudo certo até então!

O que esperar de Football Heroes League?
Com uma proposta bem divertida, fugindo do estresse exagerado de outros jogos de futebol dito simuladores, Football Heroes League traz uma jogabilidade acessível e muita personalidade. Com isso, mostra que tem sim um bom potencial para se firmar como um bom multiplayer arcade. No entanto, precisa logo investir em novidades, modos e acertar um ou outro detalhe da jogabilidade, mas coisa mínima mesmo. De qualquer forma, o jogo consegue ser simples sem ser simplista, sobretudo para quem só quer entrar, rir e jogar. Mas, ao mesmo tempo, tem seu lado mais profundo para quem busca estratégias e combinações perfeitas entre heróis em um jogo mais… competitivo.
Se você gosta de futebol, gosta de caos, ou só quer uma nova arena para passar o tempo jogando com ou contra amigos, acho que Football Heroes League é aquele tipo de jogo que pode te pegar de surpresa. Sendo um pouco mais otimista, talvez ele te fazer voltar para fila da partida de novo e de novo, como aconteceu comigo. Porém, reforço novamente que jogar com amigos é infinitamente melhor do que com outras pessoas. A risada assim é ainda mais certa! Agora, é esperar pela versão final e ver como a Run Games lidará com os feedbacks da comunidade sobre o que ela espera em Football Heroes League.


