NotíciasPC

Desenvolvedor de ARMA anuncia Bayaya, jogo inspirado em conto de fadas tcheco

Ondrej Spanel, conhecido por seu trabalho como programador-chefe em títulos como Operation Flashpoint, ARMA e ARMA 2, anunciou nesta terça-feira, 24, seu mais novo projeto: Bayaya. Após cerca de dez anos de desenvolvimento, o game marca o retorno do veterano da indústria com um título autoral, baseado em um conto de fadas tradicional da República Tcheca.

Bayaya
Imagem: Divulgação

Bayaya narra a história de um príncipe que, cansado da vida na corte, parte em uma jornada ao lado de seu cavalo mágico. Em sua viagem, ele decide esconder sua identidade real e limita sua fala a uma única palavra: “Bayaya”. Ao chegar a um novo reino, o protagonista encontra um território ameaçado, onde será necessário um herói para enfrentar o perigo iminente.

Bayaya: jogabilidade acessível e voltada para todas as idades

Desenvolvido pelo estúdio Orbis Fabula, o jogo busca oferecer uma experiência que possa ser aproveitada tanto por crianças quanto por adultos. Com um ritmo relaxado, a proposta combina elementos de simulação — como tarefas cotidianas — com um modo história mais elaborado. Além disso, o título contará com mecânicas de combate com espadas, inspiradas na escola alemã de esgrima.

Com uma direção de arte que remete a brinquedos de madeira pintados e aos primeiros gráficos em 3D, Bayaya aposta em um estilo visual único. Todos os modelos do jogo são criados com ferramentas proprietárias desenvolvidas pelo próprio time, que também serão disponibilizadas ao público. A engine do jogo foi projetada para ser de fácil utilização, com foco na acessibilidade para a criação de mods.

Além das possibilidades de personalização, o game promete alta rejogabilidade, com mundos gerados proceduralmente para incentivar a exploração.

Bayaya será lançado inicialmente em acesso antecipado para PC, via Steam, com data a ser anunciada futuramente. A versão inicial incluirá o modo sandbox, uma parte significativa do enredo principal e as ferramentas de modding para os jogadores criarem e expandirem o universo do jogo.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.