FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles | Review
FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles é o mais novo remaster do Final Fantasy Tactics raiz, originalmente lançado em 1997, desenvolvido e publicado pela Square Enix. Nele, acompanhamos as aventuras e desventuras de Ramza, um camarada que vai contra tudo e todos, desse mundo e de outro, para lutar pela justiça que acredita e fazer o que é certo. Tudo isso enquanto derruba o status quo e muda o destino da história.
E aí, será que vale a pena reviver esse clássico? É o que veremos agora, em mais uma análise zodiacal do Pizza Fria!
Horóscopo nota 10
A vida é cheia de pequenas surpresas não é mesmo, leitores e leitoras deste que pode ser conhecido como o site mais galante e maravilhoso nomeado em homenagem a um tipo especifico de comida? Hoje, por exemplo, recebi um pequeno sinal das estrelas me dizendo que algo inusitado iria acontecer e que, inclusive, poderia tornar meu dia melhor de maneiras totalmente inesperadas. Curioso, não é mesmo?
Ainda que eu esperasse ganhar na loteria ou descobrir que sou herdeiro de alguma fortuna esquecida, ou que de repente ganhei o poder de voar, o que caiu em meu colo até que foi excepcional de todo modo. Se tratava, nada mais e nada menos, do relançamento de meu jogo favorito da franquia Final Fantasy e, chuto dizer, um dos melhores JRPGS de táticos da história? Nem um pouco emocionado, não é mesmo?
Mas quem jogou sabe, afinal. E para que ainda não conhece, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles é a maneira mais moderna e totalmente cool de conhecer um dos maiores clássicos do gênero. Contando com uma boa quantidade de melhorias de qualidade de vida, e sendo disponibilizado nos consoles mais modernos, o título está ainda mais fácil de ser aproveitado e admirado. Será que estou exagerando? É o que saberemos agora.

História
A trama de FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles se passa no reino de Ivalice, um local maravilhoso que, como diversos locais outrora maravilhosos também, se encontra devastado após o fim de uma guerra que durou cinquenta anos. Pobreza, fome, seca, soldados que retornam e se voltam ao crime para poder se manter, enfim. O reino está conturbado, e as maquinações dos nobres e das grandes casas contribuem para que a situação se torne ainda pior. E é nesse cenário horrível que surge Ramza, nosso protagonista que, embora seja filho bastardo de uma casa nobre, dedica sua vida para lutar contra a injustiça e o status quo.
O jogo lida com uma boa quantidade de temas complexos e reflexivos, como o custo da guerra para os mais pobres, o fato de que os mais ricos instigam conflitos dos quais não pertencem, a dificuldade ou impossibilidade de ascensão social em determinadas situações, o preço da vingança, do extremismo em prol de causas aparentemente nobres, enfim. O título não se envergonha diante disso, tecendo uma trama que nos envolve de ponta a ponta sem deixar um minuto de desinteresse, enquanto nos leva a refletir um bocado sobre diversos temas diferentes.
Além disso, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles coloca Ramza como um coringa em todo esse cenário geopolítico, seja por ser um nobre de mãe plebeia ou um homem que decidiu ir contra o que a sociedade e o destino impuseram para seguir o caminho que acreditava. Além disso, todo personagem que cruza nosso caminho é importante e profundo dentro do arco que participam, contribuindo para que essa seja uma trama atemporal e tão incrível hoje quanto há vinte anos atrás.
Devo dizer, leitores e leitoras de meus olhos, que a narrativa desse jogo figura entre um das melhores que já vi (e creio que verei, sinceramente) em minha vida. Os acontecimentos me impactam tanto hoje quanto das primeiras dez vezes que o terminei, e acredito que qualquer um de vocês que estiverem procurando algo envolvente não terão do que se arrepender aqui.

Jogabilidade
Em essência, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles é um JRPG tático de combate em turnos no qual colocamos nossas tropas em quadrinhos específicos dentro dos mapas e vamos, um de cada vez, trocando tapas e magias com nossos inimigos. Além disso, também contamos com um sistema muito bem elaborado de classes e habilidades que permitem uma boa quantidade de customização e opções para o jogador montar seu time perfeito. Ah, e isso sem contar os personagens especiais que contam com seus jobs únicos e, em sua maioria, bem apelões.
O combate do jogo se dá em mapas, de tamanho pequeno até médio, no qual colocamos nossos personagens para tretar intensamente. Nossos objetivos, geralmente, giram em torno de derrotar todos os inimigos mas, em raras ocasiões, também precisamos defender um ponto específico ou proteger um aliado da morte. Esse esquema funciona bem, ainda que seja simples, e o tamanho de cada fase garante que nossas unidades entrem em combate sem muita demora ou delongas, enquanto nos dá opções táticas por conta das elevações e perigos que encontramos em cada uma delas.
Cada unidade de FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles pode se tornar uma de várias classes diferentes, chamadas jobs, que possuem suas próprias habilidades passivas, ativas e reativas que podem ser combinadas entre si. Por exemplo, podemos criar um cavaleiro que, como conjunto de habilidades ativas secundárias, possui acesso ao kit do mago branco. Ou um invocador que consegue jogar itens para os aliados, e por aí vai. É um sistema simples, porém profundo e bem implementado, que continua sendo um clássico.
Além disso, Ramza se torna aliado de diversos personagens ao longo de sua jornada que possuem suas próprias classes específicas que apenas eles tem acesso, além de todas as outras que as unidade genéricas também tem. Esse, creio, é um dos maiores charmes e pontos fortes do jogo para mim. A imensa variedade de jobs garante que sempre tenhamos algo novo para testar, e treinar e evoluir nossos bonecos é uma belezura só.

Em se tratando de melhorias, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles nos permite jogar tanto a versão original de 1997, com traduções aprimoradas, ou a versão turbinada, que será meu foco maior aqui. De todo modo, acho legal termos essa opção, ainda que não possamos usar os gráficos antigos com as melhorias novas. Bom, ao menos não totalmente.
A maior parte das novidades foi focada na qualidade de vida do título, adicionando salvamento automático, melhorias de jogabilidade, rebalanceamento de classes e habilidades, narração em todas as falas, cenas animadas e uma série de outras coisas que deixaram o título bem mais confortável de se aproveitar. Por exemplo, mudanças feitas no tempo de carregamento de certas habilidades tornaram classes antes situacionais ou menos efetivas, como arqueiros, em verdadeiras máquinas de combate.
Contudo, assim como foi o caso em alguns remasters recentes da franquia, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles deixa de lado muitas das novidades e avanços vistos na versão War of the Lions, lançada para o glorioso PSP. Portanto, demos adeus para as participações de personagens clássicos como Luso e Balthier (o real protagonista) e classes quebradas como o Dark Knight, meu maior xodó e o motivo de muitas horas de grind intenso em minha época de ouro com um dos melhores consoles portáteis de todos os tempos.

Sons e Visuais
FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles continua sendo um mimo de se observar, tanto quanto na época de seu lançamento. Temos sprites muito bem desenhadas e animadas, cenários variados, personagens muito marcantes e um estilo que não se encontra mais por aí. E, para os que preferirem maior suavidade e resolução, temos novas opções também.
A trilha sonora segue perfeita, cheia de músicas muito bem compostas e marcantes que nunca teremos como esquecer. Afinal, creio eu, esse é um dos Final Fantasy que possui algumas das melhores trilhas da franquia. Somado a isso, também, ganhamos uma dublagem muito bem feita que deixa a história ainda mais impactante. Infelizmente, contudo, ficamos sem nossa legenda em português do Brasil.

Vale a pena jogar FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles?
FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles, leitores e leitoras, chega para permitir que todos nós possamos aproveitar um titã do gênero de maneira moderna, fácil e totalmente excelente. Não posso deixar de celebrar o título, e sua importância, nem de mostrar como ele é uma obra importante tanto para os RPGs quanto para o meio dos jogos como um todo. Acabada a emoção, vamos aos prós e contras.
Do lado feliz, temos um jogo com uma trama sensacional e cheia de reviravoltas, um sistema de combate tático em turnos muito bem feito e divertido de se jogar, mecânicas de classes que são tão acessíveis quanto completas e expansíveis, visuais muito bonitos e charmosos, uma trilha sonora chiquérrima e uma série de melhorias que facilitam nossa vida. Não fosse a falta das novidades da versão de PSP, e nossa legenda, diria que essa seria a versão definitiva desse clássico.
No fim das contas, gente bonita de meu coração, FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles segue sendo um clássico atemporal e pedida obrigatória para todos, sejam eles fãs do estilo ou apenas aqueles que procurem uma boa narrativa para se envolver e um mundo para mergulhar. Por isso, não deixe a falta do Dark Knight bolado te desanimar. Ivalice ainda vale cada minuto que passamos nela.
FINAL FANTASY TACTICS – The Ivalice Chronicles chegou no dia 30 de setembro para Nintendo Switch 2, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S e PC, via Steam e Steam Deck.
*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Square Enix.
FINAL FANTASY TACTICS - The Ivalice Chronicles
BRL 219,90Prós
- Uma trama fantástica de se acompanhar, cheia de simbolismos e reviravoltas
- Personagens cativantes e inesquecíveis
- Sistema de combate em turnos segue sendo um dos melhores do gênero
- Mecânica de classes é uma alegria de se aprender e dominar
- Melhorias dessa versão tornam o jogo ainda mais prático e confortável
Contras
- Perdemos os extras da versão de PSP
- Sem legenda em português


