Talystro é anunciado como novo roguelite deckbuilder com combates baseados em matemática
A desenvolvedora independente norueguesa Filiokus anunciou nesta quinta-feira, 18, que Talystro está em desenvolvimento para PC, via Steam. O título é um roguelite deckbuilder que propõe uma abordagem diferente para o gênero ao transformar conceitos matemáticos no centro do sistema de combate.
Em Talystro, os confrontos não giram em torno da redução gradual de pontos de vida dos inimigos. Para derrotá-los, o jogador precisa alcançar exatamente o valor numérico correspondente a cada adversário. As cartas apresentam cálculos incompletos, variáveis e modificadores, enquanto rolagens de dados influenciam dinamicamente as possibilidades a cada turno. O progresso depende da compreensão da ordem das operações, da adaptação às probabilidades e de decisões estratégicas ao longo das batalhas.
O jogo combina mecânicas de cartas e dados com sistemas de progressão típicos de roguelites. Ao longo das partidas, é possível aprimorar e encantar cartas e dados, desbloquear conteúdos por meio de progressão meta e ajustar o baralho inicial. A estrutura inclui três atos distintos, cada um finalizado por um confronto contra um chefe específico.
Visualmente, Talystro adota um estilo inspirado em ilustrações e animações da década de 1920, com animações desenhadas à mão quadro a quadro. Segundo o estúdio, o projeto também prioriza acessibilidade, oferecendo jogabilidade sem pressão de tempo e com câmera estática durante as partidas, permitindo uma experiência mais controlada e reflexiva.
De acordo com a Filiokus, o jogo parte da premissa de que a matemática é um elemento criativo por natureza e busca destacar essa relação por meio de sistemas baseados em probabilidade e aritmética estratégica. O jogador assume o papel do Math Mouse, que precisa impedir o ritual proibido do Necrodicer e enfrentar inimigos representados por números corrompidos.


