Os 5 melhores jogos de plataforma atuais
O estilo plataforma é um clássico que nunca sai de moda, mesmo que o mudo dos games siga evoluindo em diversas formas. Com uma jogabilidade simples, esse estilo também consegue ter diversos segredos e, ao longo do tempo, conta com aprimoramentos que o tornam ainda mais incrível. Desta vez, apresentamos uma lista com os cinco melhores jogos de plataforma atuais, ou seja, para isso, levamos em consideração os jogos com no máximo três anos de publicação.
Katana ZERO
Iniciando nossa lista dos cinco melhores jogos de plataforma atuais, Katana ZERO é um jogo de plataforma e ação, desenvolvido pela Askiisoft e publicado pela Devolver Digital para PC, macOS e Nintendo Switch em 2019.
O jogo é frenético e possui excelentes elementos de ação e estratégia. O personagem principal é um assassino conhecido como Dragão, que se veste como um e empunha uma espada katana. A história é fabulosa e muitas vezes o jogador não tem certeza se o que está acontecendo é real ou se é algo da cabeça do protagonista e a maneira como é contada, te faz querer chegar logo ao final. É como ler um bom livro, onde a leitura flui tão bem que, quando você menos espera, já terminou.
Além disso, o gameplay é impecável, com ZL o tempo é desacelerado e ZR o personagem rola (o que o torna invencível). Além de sua katana, Dragão conta com itens como coquetéis molotov, bustos de estátuas, garrafas e detonadores para ceifar a vida de seus inimigos. A cada missão o personagem recebe um dossiê com o nome e dados do alvo a ser eliminado. Depois disso, as frenéticas fases pintadas em rubro se desenrolam. A duração é um ponto negativo, a história e jogabilidade são tão boas, que o jogo se torna pequeno, deixando aquela sensação de “quero mais!”.
Por fim, Katana ZERO é uma grande aquisição para o acervo de qualquer jogador e sem dúvidas uma agradável surpresa pixelada.
Monster Boy and the Cursed Kingdom
Desenvolvido pela Game Atelier e publicado para Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One em dezembro de 2018 pela FDG Entertainment. Monster Boy and the Cursed Kingdom é uma deliciosa surpresa aos amantes de uma boa aventura.
O jogo coloca o jogador no controle de um jovem que descobre que seu tio, usando magia para espalhar o caos em todo reino, transformou a todos em animais.
Durante a jornada o protagonista acaba se transformando em porco. Contudo, aprende com o mago Mysticat uma forma de todos voltarem às suas formas originais. Assim, a missão do protagonista para recuperar cinco orbs ao redor de todo o reino se inicia.
Monster Boy and the Cursed Kingdom é um jogo sensacional e segue a mesma linha de Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, jogo lançado na década de 90. O personagem principal possui seis formas diferentes que podem ser alteradas durante o jogo, onde cada uma possui uma habilidade diferente.
Monster Boy And The Cursed Kingdom é uma incrível e nostálgica aventura. Seu belíssimo visual parece desenhado à mão, aliado à excelente e responsiva jogabilidade, fazem dele um jogo obrigatório a quem gosta de uma boa aventura.
The Messenger
The Messenger é outro incrível jogo de plataforma desenvolvido pela Sabotage Studio e publicado pela Devolver Digital para Nintendo Switch e PC em 2018 e PlayStation 4 em 2019.
Tudo começa em uma vila ninja que é subitamente atacada pelo rei demônio. Em meio à bagunça, o “Herói do Oeste” aparece para ajudar e incumbir nosso protagonista de levar um pergaminho até o topo do Cume Nevado. Logo, nosso protagonista se torna “O Mensageiro”, o responsável por levar o pergaminho até os três sábios por um mundo amaldiçoado.
Quanto à jogabilidade, logo no início, o mestre ninja ensina o que pode ser uma das técnicas mais importantes, o Passoleve, que consiste em pular, bater e pular, e garante um pulo extra ao nosso mensageiro e acesso a praticamente todas as áreas do jogo. Além disso, durante a progressão, nosso herói aprende diversas outras habilidades como escalar paredes, flutuar no ar e lançar shurikens.
The Messenger está traduzido para o português e possui muitas sátiras e ironias. Sem contar, a maravilhosa trilha sonora e belíssimos gráficos pixelados, que combinam durante a aventura e cada detalhe se complementa formando essa mistura gostosa e agradável, se alternando entre gráficos de 8-bits e 16-bits.
Até certo ponto, o jogo progride por fases, onde o mensageiro basicamente vai da esquerda para a direita, até passar para a próxima área e cumprir sua missão. Todavia, a sua jogabilidade passa ao estilo metroidvania, onde o herói pode revisitar todas as áreas livremente para coletar itens deixados para trás para progredir em sua missão.
Sendo assim, The Messenger é uma incrível e deliciosa aventura através das eras com gráficos e músicas convincentes e um nível de desafio no ponto. Além de possuir um enredo sensacional com diversos diálogos engraçados e muito bem localizados.
Hollow Knight
Hollow Knight é fruto de uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo no Kickstarter no final de 2014. Um jogo indie ao estilo metroidvania, desenvolvido e publicado pela Team Cherry em 2018 para PC, Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One.
O jogo gira em torno de um inseto cavaleiro cuja missão é descobrir os segredos do reino dos insetos chamado Hallownest, cujas profundezas obscuras atraem corajosos aventureiros com promessas de tesouros e respostas a mistérios antigos. Sendo assim, durante a aventura, nosso herói enfrenta diversos inimigos e aprende muitas habilidades para prosseguir por caminhos antes impossíveis de serem acessados.
Porém, nem todos são inimigos. Ou seja, você fará amizades bem intrigantes durante a jornada para solucionar os mistérios escondidos no reino. Amizades que fornecem informações sobre a trama, oferecem ajuda, mapeiam as regiões ou vendem itens ao herói. O ataque principal é feito com uma espada que pode ser aprimorada ao longo do jogo para causar mais dano aos inimigos.
Além de habilidades de combate e magia, amuletos podem ser equipados para melhorar a movimentação, a coleta de itens ou aumentar a vida do personagem. Enfim, Hollow Knight possui um visual sombrio e extremamente belo. Além disso, é possível notar diversos detalhes do mundo construído durante a aventura e a forma com que a história de Hollownest nos é contada é fabulosa.
Aggelos
Essa foi uma deliciosa surpresa que tive. Agellos conta com uma combinação de gráficos simples com jogabilidade deliciosa que me cativou até o fim. Sendo assim, esse jogão da Storybird Games é mais do que necessário nesta lista com os cinco melhores jogos de plataforma atuais.
A história do jogo é simples. Nosso protagonista fica encarregado de salvar o reino de um terrível vilão e seus subordinados. Porém, para isso, deve coletar vários poderes elementares para finalmente superar o cataclismo iminente e salvar todo o reino. A mecânica é simples e típica do gênero. Os inimigos ressurgem todas as vezes que o personagem entra e volta de uma vila. Assim, isso garante ao jogador a possibilidade de conseguir dinheiro e experiência extra.
E por falar em experiência, o personagem vai evoluindo de nível, o que o deixa mais forte e preparado para aventura. Além disso, contamos com equipamentos como armas, armaduras, novas habilidades e magias adquiridas ao longo da aventura.
Quanto ao sistema de magias, toda a vez que uma masmorra elemental for concluída, o poder elemental é dado ao personagem. Contudo, as magias geralmente têm mais de uma função no jogo. Além de terra transformar esferas de luz em plataformas, serve também como magia, que ao matar um inimigo o transforma em plataforma.
Por fim, Aggelos é um jogo que possui uma excelente jogabilidade, maravilhosa trilha sonora e simples porém belos gráficos 16-bits. Uma impressionante e verdadeira carta de amor aos fãs da era dourada dos videogames.
Ficou faltando algum título na nossa lista dos 5 melhores jogos de plataforma atuais? Conte pra gente nos comentários!